30/12/2011

[Resenha] Memórias de uma gueixa


Autor: Arthur Golden

Editora: Imago

Páginas: 460

Preço: 15,00 no Submarino

Leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 1997







Sinopse: "Memórias de uma Gueixa" é um romance fascinante, para ser lido de várias maneiras: como um mergulho na tradicional cultura japonesa, ou um romance sobre a sexualidade, e ainda, como uma descrição minuciosa da alma de uma mulher já apresentada por um homem. Seu relato tem início numa vila pobre de pescadores, em 1929, onde a menina de nove anos é tirada de casa e vendida como escrava. Pouco a pouco, vamos acompanhar sua transformação pelas artes da dança e da música, do vestuário e da maquilagem; e a educação para detalhes como a maneira de servir saquê revelando apenas um ponto do lado interno do pulso - armas e mais armas para as batalhas pela atenção dos homens. Mas a Segunda Guerra Mundial força o fechamento das casas de gueixas e Sayuri vê-se forçada a se reinventar em outros termos, em outras paisagens.


Quando pus este livro em minhas mãos pela primeira vez, já tinha muitas expectativas sobre ele, pois eu havia assistido o filme antes de sequer saber da existência do livro, como de costume. Ainda não sei responder se o livro foi uma decepção ou não a respeito do que eu imaginava, mas tenho de admitir que dei graças a Deus quando o terminei.

Durante os primeiros capítulos é contada a história de Chiyo, uma japonesinha que morava em uma pequena vila de pescadores chamada Yoroido com sua mãe, pai e sua irmã mais velha Satsu. O livro mantém desde o início uma leitura objetiva, porém com tudo o que precisávamos saber sobre as cenas e quem atuava nelas. Ou seja, não descreve nem de mais ou sequer, de menos.

Quando sua mãe adoece e acaba destinada à morte, Chiyo é levada ao okiya Nitta e lá ela conhece Hatsumomo, a única gueixa do okiya, que acaba marcando sua vida pelo fato de ser demasiado cruel e competitiva. A gueixa vê em Chiyo uma futura concorrente, visto que a japonesinha era dotada de lindos e incomuns olhos azuis, que davam a ela uma beleza notável. Enquanto criança, a pequena menina trabalhou como criada em tal estabelecimento, e havia acabado com suas chances de se tornar uma gueixa no futuro, pelo fato de durante a história ter realizado uma tentativa de fuga para poder enfim viver com sua irmã Satsu. Mas é claro que para completar sua desgraça, ela cai do telhado.

Em meio a tanta desilusão, a menininha acidentalmente se encontra com o Presidente Iwamura, e coincidentemente acaba se apaixonando por ele. É ai que a história realmente começa. Chiyo faz uma oferenda aos deuses e pede a eles que façam com que ela vire uma gueixa e se encontre novamente com o Presidente. A partir daí, sua sorte muda completamente, pois é levada ao encontro de Mameha, uma gueixa bastante reconhecida em Gion, e também rival de Hatsumomo. Mameha adota Chiyo como irmã mais nova para ajudá-la a se tornar uma gueixa, e quando a garotinha vira uma aprendiz de gueixa, é conhecida como Sayuri.

O que Arthur Golden escreveu é uma obra-prima. Um livro maravilhoso, que nos envolve do começo ao fim com a história de Sayuri/Chiyo e o Presidente. Porém, a história se torna um bocado maçante em seu fim. Acho que Arthur poderia ter terminado sua obra quando Sayuri e o Presidente finalmente se declaram um para o outro, pois a rotina de Sayuri após ter o Presidente como danna, em meu ponto de vista foi desnecessária.

Enfim, vale a pena ler se você tiver paciência de ficar com o livro até o fim, pois de vez em quando dá vontade de deixá-lo de lado e começar outra leitura mais divertida. Recomendo a quem está habituado com o tipo de leitura mais pesada.


9 comentários:

Comentários
9 Comentários
  1. Concordo com você em tudo. Esse livro é lindo, mas realmente o fim é um tanto chato.

    ResponderExcluir
  2. Olá Natalia,

    Eu li Memórias de uma Gueixa e me apaixonei pela história, devo dizer que é meu livro favorito.
    O final da história foi a parte que eu mais gostei, pois foi nele que se houve a percepção de como as gueixas são vistas pelo ponto de vista ocidental e de como elas atravessaram as fronteiras do Japão. Mas de qualquer forma, gosto não se discute. Parabéns pela resenha.

    Dê uma olhada no meu blog, também tem várias resenhas de diversos livros:

    http://asasliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Juan. Acho que não me expliquei direito, em meu ponto de vista, colocaria alguma referência quanto o que ela se tornou porém, com mais objetividade. Ficaram se não me engano por volta de umas vinte/trinta páginas sobre o assunto, realmente me entediou >< E vou passar no seu blog, pode deixar ^^

    Pois é Srta. Veríssimo, só achei o finalzinho meio chato, pois o resto... Nossa!

    ResponderExcluir
  4. já me falaram tão bem desse livro, que não vejo a hora de compra-lo e devorá-lo >< Adorei a resenha.
    Beeijos
    ananda-martins.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ele é bom mesmo, pode confiar! Obrigada, e visitarei seu blog :)

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da resenha!
    Já havia assistido ao filme e já comprei o livro.
    Espero lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada! O filme também é lindo, é o meu favorito, embora fuja de alguns conceitos do Japão.

    ResponderExcluir
  8. Oi Angélica! Muito obrigada mesmo, é um prazer ter você como seguidora! Vou olhar seu blog :D

    ResponderExcluir
  9. Natalia,
    Terminei a pouco tempo o livro "Memórias de uma Gueixa", e achei surpreendente e convicto, o autor expressou a fundo a cultura Japonesa, e eu tenho que discordar de você, pois o final do livro é como uma ultima salpicada de tempero, como se fosse um feliz para sempre, apesar da morte.
    Esta história é baseada em fatos verídicos, ou parte deles, então o autor busca aproximar a vida dos personagens e das pessoas reais.

    Agradeço pela resenha.
    Att,
    Zara

    ResponderExcluir