12/03/2012

[Resenha] Jogos Vorazes



Autor: Suzanne Collins

Editora: Rocco

Páginas: 400

Preço: 26,90 na Livraria da Folha

Leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2008









Sinopse: Katniss escuta os tiros de canhão enquanto raspa o sangue do garoto do distrito 9. Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos dos combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte?...
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!
Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Eu estava para ler esse livro havia bastante tempo. Bastante mesmo. Enrolava pra comprar porque ou não tinha dinheiro, ou eram muitos livros na minha lista de leitura, fora que estava com medo de me decepcionar, pois a primeira distopia que li (Feios) gerou uma opinião negativa. Mas, são autores diferentes, histórias diferentes, títulos que não tem muita coisa em comum. Então quando vi o livro na estante de minha tia, não hesitei em pedir emprestado. Yes, atitude corretíssima!

Logo no início essa obra já foi me conquistando. Conseguia sentir Katniss a cada movimento que ela descrevia. Era como se eu fosse Katniss, juro! Compreendia suas ações, sentimentos, tudo pelo que ela teve que passar para evitar a fome em sua casa e para manter a saúde de sua mãe e de Prim, sua irmã. Simpatizei um pouco com Gale, mas não foi aquela simpatia do tipo "OMG, ele é demais, adoooooooro!", apenas razoável (sim, ele vai ter uma boa importância na história, mais pra frente).

Quando a protagonista entra na arena é que as coisas começam a esquentar. Cada momento que ela passa lá dentro é uma agonia, você não sabe quem vai morrer e quando, tudo é possível. Chorei muito gente, MUITO mesmo durante uma das mortes, não aguentei. Era como se eu estivesse ali, no lugar dela, presenciando todo aquele desespero e aflição que a personagem principal era obrigada a suportar. Eu não teria nem metade de sua esperteza, vou admitir. É tudo tão envolvente, que você fica meio chocado quando para a leitura, sabem?

Então, conforme tudo ia acontecendo, eu devorava aquelas quatrocentas páginas cada vez mais rápido. Cheguei ao meu ápice e acabei lendo duzentas e oitenta delas em apenas um dia, meu recorde! Só para vocês terem uma ideia, minha mãe ficou louca comigo a ponto de perguntar porque eu estava lendo ao invés de estudar química, risos.

Bom, os personagens são bem marcantes, e Katniss se mostra a mais forte deles. Claro que eles não são perfeitos, cada um mostra o seu "quê" de realidade. E posso dizer? Me apaixonei por Peeta. Ô garoto ein! Mas ao mesmo tempo, ao final do livro fui entendendo como Kat se sentia a seu respeito, e foi como se eu realmente tivesse os mesmos pensamentos que ela. Fiquei tão dividida quanto.

No final, Jogos Vorazes não conseguiu me decepcionar de maneira alguma. Com certeza merece todas as estrelas do mundo. Me encontrei perguntando a mim mesma quem era J.K Rowling e Stephenie Meyer, juro a vocês! Sou a mais nova candidata a tributo gente, risos. Já estou garantindo meus ingressos para a pré-estréia/estréia do filme e espero que não seja tão decepcionante quanto os outros que se vêem por aí. Recomendo a todos os públicos, todos mesmo. Sem mais.

Nota: 100/100


4 comentários:

Comentários
4 Comentários
  1. Percebii que vc gosta mt de ler née!!?
    Estou seguindo, !! Pode me ajudar a chegar nos 120 seguidores?
    OBG!!
    http://sweet-flower-laura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Amo mesmo ler, hehe. Obrigada por acompanhar Laura, pode deixar que ajudo sim ^^

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Tinha uma ideia diferente sobre essa obra, mas depois que li sua resenha fiquei interessada mesmo em ler.
    Gostei muito do seu blog!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Leia! Leia, leia, leia, leia! Sou fã maníaca e apaixonada de Jogos Vorazes, pode apostar com tudo, você vai adorar, amar esse livro!

    Obrigada pelo elogio!

    Um beijo!

    Natalia Leal

    ResponderExcluir