24/03/2012

[Resenha] O Avarento


Autor: Moliere

Editora: FTD

Páginas: 40

Preço: 26,83 na Cia dos Livros

Leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2008









Sinopse:Uma comédia de 5 atos de Molière é mais um dos lançamentos da coleção Clássicos de Ouro de novembro. O genial dramaturgo francês permanece atualíssimo, e sua obra vale o interesse, quer seja pela composição dos personagens, quer pelo inusitado da história. A patética avareza de Harpagon funciona como ingrediente divertido nessa sátira sobre ambição humana.


Peguei esse livro por recomendação da escola (leia-se, a professora mandou e pronto) e no começo estava meio desanimada para ler, já que tinha acabado Jogos Vorazes e estava ainda em ritmo de YA, visando minhas leituras anteriores. E pra ser bem direta, um bando de adolescentes no seu ouvido dizendo que sua próxima leitura é um saco definitivamente não vai aumentar suas expectativas em relação ao livro. Como gosto de clássicos, suspeitei que Moliere pudesse me trazer bons resultados, e mais uma vez, eu não estava errada.

A história começa com uma narração fácil, visto que era um exemplar adaptado aos jovens leitores, descrevendo Harpagon como uma das últimas pessoas que um caloteiro desejaria encontrar em sua vida. Mão-de-vaca, imprestável, rabugento e teimoso são adjetivos que o caracterizam muito bem. Mas eu sempre o vi como um pobre mal-amado sem nada no coração a não ser a avareza, pois até seus filhos ele deixava de lado pelo dinheiro. Imaginei que a história se basearia em alguma trapalhada dele, mas não. O Avarento é uma comédia romântica. Esperem só.

Conheci personagens adoráveis e típicos dos clássicos, como Cleante e Elise, os filhos de Harpagon. Ambos fadados a viver na miséria, consequência da avareza de seu pai. Cleante é um jovem cheio de sonhos e com tanta esperança de se livrar do pai tanto. Ingênuo e apaixonado pela doce Mariane. Já Elise é uma jovem tanto madura quanto educada. Conhece o pai que tem e também tem consciência de que ele nunca aprovaria seu romance com o mordomo.

A história se torna divertida mesmo, quando os dois jovens revelam a paixão um ao outro e se unem para conversar com o pai sobre o assunto. Porém, Harpagon possui outros planos para ambos, e para si mesmo, o que torna a obra ainda mais esfuziante. Dei muitas risadas enquanto lia esse livro, durante a aula de português. Meus colegas de sala olhavam para mim com espanto, se perguntando o que teria de engraçado em um livro "chato, idiota e cliché" requerido pela escola. O Avarento só perde pontos comigo por questão de ser bastante previsível, pois de resto, o adorei.

Nota: 90/100


4 comentários:

Comentários
4 Comentários
  1. Nathalia obrigada por seguir o Mundo Teen ><
    Já estou seguindo aqui ok?
    Bjs
    Te espero lá no mundo teen!!!!
    http://flmundoteen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Por nada Fabi, fico feliz por seu acesso no blog! (:

    E já estou já, escutando alguns covers da Megan Nicole, rs

    Um beijo!

    Natalia Leal

    ResponderExcluir
  3. Queria que tivessem recomendado esse livro quando eu estudava. Mas só recomendaram 2 e olhe lá e só 1 era um clássico.
    Gostei da dica desse livro que não conhecia.

    ----Leituras & Fofuras----
    www.leiturasefofuras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha escola recomendava aqueles livros para-didáticos do tipo que eu leria para crianças de cinco anos de idade. Agora sim eles tomaram tenência na vida e passaram a recomendar pelo menos alguns clássicos. É uma pena mesmo eles subestimarem tanto os alunos no quesito leitura...

      Que bom que gostou, recomendo mesmo, é engraçadíssimo!

      Um beijo!

      Natalia Leal

      Excluir