04/03/2012

[Resenha] Um amor, Um verão e o Milagre da Vida


Autor: Isa Colli

Editora: Baldon

Páginas: 231

Preço: 39,90 na Above Publicações

Leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2011









Sinopse: Verão, férias, sol, paixão, festas, lual, amores... Angra dos Reis...! Uma jovem bela e rica passa as férias na casa dos avôs em Angra na Praia de Provetá. Um jovem surfista morador da última aldeia de pescadores da região dá aulas de surf para as crianças. Um encontro, um romance num cenário maravilhoso com banhos de mar, passeios, e belas paisagens. De repente, uma dor de estômago e o jovem está com câncer. Médicos, enfermeiros, hospital especializado, doutores da alegria; todos envolvidos na luta contra essa enfermidade, numa atitude de solidariedade, amor, e, sobretudo, na busca da cura através do diagnóstico precoce. O livro é um romance na adolescência, no qual é abordado a Neoplasia (câncer), protagonizado pelos personagens João Carlos e Maria Paula, que juntos terão a vida marcada para sempre pelas férias daquele verão.

Não esperava receber esse livro, visto que já haviam passados vários dias desde que eu tinha mandado meu endereço para o e-mail da editora. Resumindo: foi uma deliciosa surpresa quando fui checar se tinha algo para mim na caixa de correio e achei um pacote embrulhado em um envelope pardo com a etiqueta da Baldon. Tinha algumas expectativas em relação a ele, já que eu conhecia o cenário onde a história se passava e sou a favor da publicação dos autores nacionais.

O começo do livro é bastante comum, os diálogos são interessantes e bem próximos da nossa realidade. A escrita de Isa é bastante fácil, o que torna a leitura mais rápida e compreensível. Uma coisa que me confundiu um pouco, porém ao mesmo tempo me deixou mais por dentro da história é o fato de que as narrativas são alternadas entre a família de Maria Paula e João Carlos, a cada capítulo.

Achei o romance um bocado previsível e superficial. É sim, o tipo de história bati-o-olho-naquele-garoto-lindo-ele-respondeu-meu-olhar-e-agora-estamos-apaixonados. Em meu ponto de vista, aconteceu muita coisa em pouco tempo. Isa jogou uma porção de detalhes de uma vez só, os acontecimentos poderiam ter ocorrido com um pouco mais de lentidão.

Alguns outros aspectos também deixaram a desejar, como a revisão gramatical (achei alguns erros durante a leitura) e a diagramação. A sinopse disponibilizada pela editora contém muito spoiler, o que me incomodou profundamente. Senti bastante a falta de uma contracapa mostrando uma breve sinopse, e de uma orelhinha com um trechinho do livro, como vejo normalmente. O sobre a autora ficou muito grande e cansativo, fora que os depoimentos na contracapa poderiam ter sido colocados em uma das primeiras páginas do livro. A gráfica dos capítulos ficou pesada demais, me senti lendo um manual de instruções, e não um romance. Em minha opinião, poderia ter sido algo mais singelo e gracioso.

Me simpatizei com o irmão de Maria Paula e com Bárbara. Os personagens possuem aquela alegria carioca e vivem um cotidiano bem próximo ao nosso, o que fez com que me identificasse mais fácil. Só o romance mesmo que era o foco, me deixou particularmente chocada. Como podem se amar assim, sem praticamente conhecer um ao outro? Achei o tempo de convivência entre os dois muito curta para tal. O final não foi nada impactante, pois só de ler a sinopse e o índice do livro, eu já sabia de cór e salteado tudo o que ia acontecer.

Enfim, é um livro que eu vou pegar pra ler quando estiver deprimida, pois adoro romances desse tipo quando entro nesse estado. Mas em questão de romance para me entreter, acho que ainda deixa bastante a desejar. A autora mostrou que pesquisou a fundo sobre o câncer, mas pesquisou mesmo, a ponto de deixar as falas do doutor meio robóticas. Minha reação ao fechá-lo foi indiferente. Não esperava nem mais, nem menos. Cumpri todas as expectativas para com ele, mas não as excedi. Recomendo à quem é fã de romances daqueles rápidos.

Nota: 60/100


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário