31/08/2012

[Entrevista] Maurício Gomyde


Olá pessoal!

Dando continuidade à Semana O Rosto que Precede o Sonho, que teve de ser interrompida por alguns afazeres inacabados, hoje trago para vocês uma entrevista com o autor do livro, Maurício Gomyde.

Natalia: O que te inspirou a escrever "O Rosto que Precede o Sonho"?

Maurício: Eu tinha escrito dois livros (O Mundo de Vidro e Ainda não te disse nada) e nenhum deles se passava em Brasília, que é minha cidade. Poucas pessoas conhecem tantas coisas legais que há aqui e nos arredores. A maioria só conhece aquela imagem do Congresso (e é uma imagem pouco "sedutora", confesso...rs). Mas a cidade é belíssima, tem um lago que é demais, e o céu, então, nem se fala. Então, contei a história de um compositor de trilhas para cinema e que mora em um veleiro ancorado. Eu passo todos os dias em frente ao cenário do livro, e a inspiração foi imediata.


Natalia: Como foi o processo de criação dos personagens?

Maurício: O Tomas, o compositor, tem a ver comigo, porque sou músico e compositor há muitos anos (há bem mais tempo que escritor), e gosto das mesmas coisas que ele gosta. Sou tranquilo como ele. Já a Aurora é a conjunção de coisas de mulheres que conheço, que imagino, que idealizo. Acho que ficou bem interessante o jeito dos dois.


Natalia: Você teve dificuldades em desenvolver a história?

Maurício: Engraçado, porque esta história acabou saindo muito mais rapidamente que as duas anteriores. Acho que como é um tema que eu conheço mais, as partes foram saindo sem muita dificuldade. O que demora, depois da "versão zero", é a quantidade de revisões, acréscimos, ideias novas. Aos poucos, a história foi ganhando corpo e consistência.


Natalia: Em algum momento, você se baseou em uma situação real?

Maurício: Sim, a todo instante. Os locais que eu cito são locais que frequento, por exemplo. As personagens secundárias são amigos, amigas. Acho que não conseguiria escrever sem citar situações reais, porque elas, naturalmente, acabam bem mais verossímeis.


Natalia: E se um dia, Ela (O Mundo de Vidro) se encontrasse com Marina (Ainda Não Te Disse Nada) e Aurora (O Rosto que Precede o Sonho), o que aconteceria?

Maurício: Nunca tinha pensado nisso. Acho que sairia uma conversa muito boa. Ambas são sonhadoras, viveram experiências únicas, conheceram caras diferentes e cheios de mistério. Como eu sempre deixo os finais no ar, até eu ficaria curioso pra saber o que conversaram e como foram suas vidas após o tempo do livro. :)


Natalia: Se você tivesse a oportunidade de viver um dos romances que criou, qual deles seria e por que?

Maurício: Pergunta super difícil de responder, porque eu me envolvo demais com meus livros. Durante a escrita de cada um deles eu realmente gostaria de estar ali. No "O Mundo de Vidro", eu adoraria ser Ele, o jeito meio sem noção de quem vai descobrindo as coisas boas da vida. No "Ainda não te disse nada", seria muito legal conhecer a Marina e as amigas, definitivamente. E no "O Rosto que Precede o Sonho", morar num veleiro e viver a história de amor que os dois viveram seria inesquecível. Enfim, gostaria de viver os três, se possível.


Natalia: Gostaria de deixar um recado em especial para os leitores?

Maurício: Gostaria de agradecer demais a todos os leitores que frequentam os blogs, que buscam novidades, que acompanham os novos escritores nacionais. Há muita gente fazendo trabalhos honestíssimos, bem feitos, com paixão e muita dedicação. Há que se dar um crédito de confiança e conhecer tantas histórias boas que têm sido contadas por aí. E pra quem quiser saber um pouco mais sobre mim, tenho um blog também, que é o www.mauriciogomyde.com. Obrigado, Natalia!


E aí pessoal, gostaram?

É só ter paciência, que em breve, mais posts da Semana O Rosto que Precede o Sonho aparecerão!


10 comentários:

Comentários
10 Comentários
  1. Oi, Nat!

    Adorei a entrevista, o Mauricio parece ser bem simpático. Não conhecia alguns fatos sobre ele e passei a conhecer depois desse post. Parabéns pela ideia!

    Beijos,
    Gabe
    http://desejosdesabado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabs!

      Pois é, essa era a proposta. Fico feliz que tenha dado certo!

      Obrigada :D

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Oi Nat, Parabéns pela entrevista e parabéns ao Maurício por mais um livro.

    Bjinho
    L&V
    http://anna-gabbyb.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Estou bem ansiosa pra ler o novo livro dele, amei os anteriores, acho que o Maurício é um dos melhores autores brasileiros da atualidade, o trabalho dele tem qualidade compatível com o de qualquer grande editora, admiro muito, além de tudo é super atencioso e simpático.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana!

      Concordo plenamente, cada livro é melhor do que o anterior!

      Beijos!

      Natalia Leal

      Excluir
  4. adoro autores que se entregam por completo ao livro que escreve, acho que é por isso que ele é tão bom!

    flor ajeita o link do blog em parceiros. que ta dando erro desculpe o incomodo.
    kelly-club.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly!

      Também adoro, todo esse carinho que eles mantém com os livros aumenta o prazer na hora da leitura.

      Vou ajeitar sim, e não é incômodo nenhum. É direito seu avisar!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  5. oi,
    adorei a entrevista! parabens.

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir