08/09/2012

[Resenha] Ladrão de Olhos



Autor: Jonathan Auxier

Editora: LeYa

Páginas: 424

Preço: 20,17 no Submarino

Leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2012











Sinopse:Peter Nimble é um jovem órfão e cego que aprendeu a sobreviver no mundo do crime. Tratado como um escravo pelo cruel sr. Seamus, todas as noites Peter é obrigado a roubar dos bons cidadãos da cidade e, durante o dia, permanece trancado em um porão, onde sonha com um futuro melhor. Até o dia em que ele rouba um objeto de um misterioso viajante - uma caixa que contém três pares de olhos mágicos. Ao experimentar o primeiro par, Peter é instantaneamente transportado para uma ilha secreta, onde ele terá uma missão especial: resgatar um povo em apuros no perigoso Reino Desaparecido! Peter Nimble, juntamente com seu fiel companheiro - um cavaleiro que foi transformado em uma estranha combinação de cavalo e gato - e com a ajuda dos olhos mágicos, embarcará em uma inesquecível aventura de capa e espada para descobrir seu verdadeiro destino. Para vocês que não conhecem nada sobre crianças cegas, saibam que dão os melhores ladrões. O que o destino reserva a uma criança cega e órfã, que usa seus dotes para roubar todo tipo de objeto de qualquer tipo de pessoa? Uma criança que dorme em um porão escuro e frio durante o dia e é obrigada a sair furtivamente à noite para cometer seus delitos e, assim, sobreviver? O que o destino reserva a um garoto de dez anos que já é considerado o maior ladrão que já nasceu? O destino, caro leitor, reserva a essa pobre criatura três olhos mágicos, que irão levá-lo a uma viagem inesquecível, na qual inimigos e estranhas criaturas estarão à espreita em lugares completamente deslumbrantes e magníficos! O destino lhe reserva um amigo que estará por perto sempre que precisar e aventuras que farão de Peter Nimble, o órfão, o cego, o pobre coitado, um dos maiores heróis que já existiu!


Esse foi mais um dos livros que obtive através da escolha de títulos mensal da LeYa, uma das editoras parceiras do blog. Me interessei bastante por ele se tratar de fantasia, um dos gêneros que mais me surpreende desde pequena. Novamente, a editora está de parabéns pela diagramação super diferente e bem trabalhada. As páginas do livro são bem escuras - o que de forma alguma impossibilitou a leitura - e o design da capa ficou muito bonito.

Logo de início me apaixonei por Peter. Ele é um personagem muito bem bolado e desenvolvido, sendo que a característica da cegueira só deixou tudo mais fantástico. Os outros personagens também se destacam bastante, tendo a sabedoria ou a coragem como um traço em especial, o que admirei bastante.

Falando em sabedoria e coragem, o livro nos passa muitas lições a respeito dessas duas qualidades, de um modo mais leve. Me vi aprendendo muito com o jovem ladrão, sobre sempre seguir em frente, preservar o amor pela família e identidade.

A trama de O Ladrão de Olhos é ambientada em diferentes universos, um mais atraente do que o outro. Adoro viajar por esses mundos diferentes durante a leitura, para fugir da monotonia. Como leitora achei digno pontuar aqui, que a obra de Jonathan Auxier me lembrou muito As Crônicas de Nárnia, e me fascinou tanto quanto.

Recomendadíssimo principalmente para crianças, que estão nessa fase de explorações e descobertas. É um ótimo livro para estimular a criatividade e abrir a mente dos pequenos. Eu, que cresci rodeada de livros de contos de fadas, teria adorado ler este livro durante a infância. Também recomendo a pessoas de todas as idades, garanto que vão se encantar por Peter e seus amigos tanto quanto eu.


8 comentários:

Comentários
8 Comentários
  1. Respostas
    1. Esse é um livro super fofinho, gostei muito³ dele. Me lembrou tanto os contos que iniciaram minha trajetória pela literatura...

      Leitura fundamental!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Oi, Nat!
    Pra começar: que capa linda! Já tinha esbarrado com esse livro numa livraria, mas nunca prestei atenção nele. Fiquei surpreso por você ter dado 5 estrelas e favorito, ele deve ser bom mesmo. Vai pro Skoob!

    Beijos, Gabe
    http://desejosdesabado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabs!

      Eu também fiquei muito surpresa, pois não esperava gostar tanto desse livro. Virou meu xodózinho, rs.

      Beijos!

      Natalia Leal

      Excluir
  3. So pela capa eu ja lia mas como não se deve julga o livro pela capa adorei a sinopse.

    http://kelly-club.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly!

      Atualmente, acho que não se deve julgar o livro pela capa, porque você vai ler o que está dentro. Mas acho errado deixar de considerá-la, porque quem a fez usou de muito carinho e trabalho para isso :)

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  4. oi,
    amei sua resenha! estou com esse livro aqui comigo, e agora fiquei mais empolgada para ler!!

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mih!

      Muito obrigada, fico feliz que tenha te incentivado a ler esse livro, que por sinal, é ótimo!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir