26/09/2012

[Vamos falar sobre...] Isa Colli!


Olá leitores, como vão vocês?

Sei que andei um tanto afastada do blog, mas tentem entender, acabei de sair de uma semana de provas (que foi um fiasco, mas continuando)...

Hoje trago para vocês a bio, mais uma entrevista com a autora Isa Colli.

Ela está para lançar livros na linha infantil, e eu já resenhei um romance dela por aqui.

Vamos lá?



Capixaba de Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, canceriana, nascida em 1968.
Quando criança sonhava em ser médica, porém, com o passar do tempo, percebeu que gostava mesmo era de escrever. Sempre viajando nos livros, só se lembrava que as tarefas domésticas estavam por fazer, quando a sua mãe aparecia de sinto em punho. Dedicou a sua vida a escrever pequenas trovas, poemas, contos e a romance ar o seu grande e fantástico mundo cor de rosa.
Como a própria Isa Colli diz, o escritor vive embriagado por letras e palavras, e é assim que tem sido a vida desta “carioxaba”, que mesmo amando a sua terra natal, é muito agradecida ao Rio de Janeiro, cidade que carinhosamente a acolheu há mais de uma década.

Isa lançou em 2012 o romance Um Amor, Um Verão, e o Milagre da Vida e lança agora uma encantadora série ilustrada, cujo nome é "Série Verde", pela Editora Baldon.


Entrevista:

- Como começou na carreira de escritora?

Primeiro amo ler. Desde muito pequena que os livros exercem um poder quase mágico de domínio sobre mim. De certo ponto de vista, considero as figuras imaginárias mais relevantes e verdadeiras que as reais, e quem não concorda que uma boa leitura é, e sempre será, uma fonte inesgotável de prazer? Foi pela satisfação da leitura que comecei escrever. Primeiro em diários, depois nos cadernos escolares ou em qualquer papel que encontrasse e coubessem alguns versinhos. (risos).

- O que vivenciou até editar o seu primeiro livro e o que motivou essa publicação?

Bem, nunca tive a pretensão de publicar os meus escritos. Porém, durante o tempo em que estive doente, escrevia e escrevia poesias, o que ajudou bastante na minha recuperação. Logo depois, resolvi escrever o romance “Um amor, um verão, e o milagre da vida” e em seguida publicá-lo, com o firme propósito de alcançar os jovens, prevenindo-os sobre os perigos invisíveis das doenças crônicas.

- E como foi a emoção ao ver o seu livro editado?

Alcançar o resultado positivo de um trabalho é como receber nos braços, um filho. Aflora os sentimentos mais profundos da alma de qualquer escritor e comigo não foi diferente.

- Muito se fala sobre a questão dos direitos autorais e a internet, e esta é uma discussão de âmbito global. Qual é a sua opinião sobre isso?

Esse é um assunto extenso na amplitude da palavra. Penso que a internet é uma ferramenta incrível, que entre outras coisas, permite a distribuição em larga escala de qualquer informação. Esse fator dificulta a fiscalização sobre obras literárias ou textos, principalmente em se tratando de blogs pessoais e sites menores. É muito comum plagiar textos de autores anônimos pela internet. Eu mesma passei por essa experiência com o poema “Saudade” que depois de postado no meu blog pessoal, circulou e circula até hoje no Orkut sem nenhuma citação ou referência de autoria. Acho que precisamos criar um mecanismo mais eficiente de proteção à propriedade intelectual, produzindo mais informações sobre o direito de uso, o direito de distribuição e a exploração comercial das obras pela internet.

- Como você retrata a literatura no século XXI?

Uma forte controvérsia. Sabemos que os livros registram a história de um povo, que através dela é difundida a sabedoria humana, a cultura, a educação, e mesmo assim, rejeitamos a leitura presenteando os nossos filhos com vídeos-games, jogos de tudo que é tipo, raramente nos lembrando de conduzi-los a uma boa livraria. Vivemos no auge da tecnologia e ainda fazemos pouco uso dessas ferramentas em favor da ressurreição do hábito da leitura, não só como instrumento de aprendizagem, mas prioritariamente como veículo de prazer.

- Considera-se um escritor de sucesso?

Um projeto é considerado bem sucedido quando é desenvolvido dentro das expectativas de tempo, não importando se esse tempo for de apenas um dia ou de uma vida inteira. Sendo assim, considero-me uma escritora em busca dele, eliminando calmamente todas as etapas, sem pressa, mas com muita determinação.

- Como avalia as novas tecnologias e a transformação do livro?

Para mim, o conceito de tecnologia vai além dos eletroeletrônicos, computadores, vídeos, softwares e Internet. Tecnologia envolve aprendizado, gestos, vocabulário e claro, a evolução da comunicação. O livro, a revista e o jornal ainda são elementos fundamentais para a aprendizagem, mas, estamos em tempos de cibercultura na chamada Sociedade da Informação, aonde processos de aquisição do conhecimento assumem um papel de destaque, exigindo mais criatividade, mais capacidade de pensar e de aprender. Finalizando, em minha opinião, a transformação tecnológica como ferramentas de auxílio da leitura, muda todos os paradigmas no contexto do conhecimento.

- Como surgiu o convite para editar com a Emooby?

A editora conheceu o meu trabalho através da internet, enviou uma proposta interessante e daí, entrei para o seu casting.

- Como relata o trabalho da Emooby e qual a sua opinião sobre o desempenho da empresa?

Acho que a Emooby é uma empresa visionária avançando a passos largos rumo ao sucesso, com a larga vantagem de saber trabalhar em grupo e de respeitar a integridade do seu profissional.

- Como avalia o seu trabalho e o que pensam os seus leitores sobre ele?

Esta pergunta deixo para a Aione Simôes, uma blogueira de São Paulo, responder por mim na Vídeo Resenha que postou no seu Blog.

Livros:


Verão, férias, sol, paixão, festas, lual, amores... Angra dos Reis... Uma jovem bela e rica passa as férias na casa dos avôs em Angra na Praia de Provetá. Um jovem surfista morador da última aldeia de pescadores da região dá aulas de surf para as crianças. Um encontro, um romance num cenário maravilhoso com banhos de mar, passeios, e belas paisagens. De repente, uma dor de estômago e o jovem está com câncer. Médicos, enfermeiros, hospital especializado, doutores da alegria; todos envolvidos na luta contra essa enfermidade, numa atitude de solidariedade, amor, e, sobretudo, na busca da cura através do diagnóstico precoce. O livro é um romance na adolescência, no qual é abordado a Neoplasia (câncer), protagonizado pelos personagens João Carlos e Maria Paula, que juntos terão a vida marcada para sempre pelas férias daquele verão.


8 comentários:

Comentários
8 Comentários
  1. ah menina eu tb nao tinha a intençao de publicar meus livros mas esse ano eu acho q vou me dedicar e quem sabia eu publique
    nossa amei a entrevista viu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice, tudo bem?

      Meu sonho é realizar uma tarde de autógrafos! hehe

      Estou em hiatus com meus livros, pois estou passando por um bloqueio :\ Mas quem sabe ano que vem eu consiga terminar ao menos o primeiro volume?

      Obrigada!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
    2. Muitos livros são feitos em dupla. Pense nessa possibilidade. Bjinhos.

      Excluir
    3. Oi Gabby!

      É verdade, já até tentei isso, mas prefiro trabalhar sozinha :S

      Beijos!

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Olá, bom dia!

    Eu estava pensando que poderíamos fazer uma promoção de Halloween em conjunto. O que acha? Eu tenho um livro do Edgar Allan Poe para sortear. Se você tiver interesse me avise. Pensei em lançar a promoção no dia 01 de outubro.

    Abraços,
    Anna Gabriella.
    Letras & Versos - http://anna-gabby.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabby, bom dia!

      Tenho um exemplar de "Lobo, Lobão, Lobisomem" sobrando para sorteio, apenas :S

      Se você concordar, podemos realizar o sorteio sim =)

      Beijos!

      Natalia Leal

      Excluir
    2. Oi Nat,
      Fico feliz que queiras participar.
      Estou esperando a resposta de algumas blogueiras. Poderia me passar seu e-mail?
      Beijinhos.

      Excluir
    3. Oi Gabby!

      Meu e-mail é: natysleal@hotmail.com

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir