13/11/2012

[Resenha] Sonhos



Autor: Alyson Noël

Editora: LeYa

Páginas: 318

Preço: 18,81 no Extra

Leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2012











Sinopse:Daire Santos é uma adolescente de 16 anos, filha de uma maquiadora de Hollywood, que namora estrelas de cinema e viaja com a mãe por todo o mundo. Até que coisas estranhas começam a acontecer com ela: visões com corvos e pessoas brilhantes, o tempo que para de andar, sonhos com um belo menino de olhos azuis-gelo.
Os médicos acham que se trata de um caso psiquiátrico. Sua avó, curandeira respeitada na pequena cidade de Encantamento, Novo México, afirma que pode curá-la com suas ervas e poções. Sem alternativa, Daire vai para uma cidade perdida no meio do nada, longe da mãe, e com a avó que até então não conhecia.
O que parecia ser o fim, no entanto, revela-se o início de uma grande aventura: guiada pela avó, Daire descobre ser uma Buscadora de Almas, descendente de uma linhagem poderosa que, através dos tempos, vem garantindo o equilíbrio entre o bem e o mal tanto no nosso mundo quanto em outros mundos e outras dimensões.


Novamente, me encontro resenhando mais um livro cedido graças à parceria do blog com a Editora LeYa. Eu estava muito ansiosa para receber esse livro, devido ao kit maravilhoso que vinha junto com ele e as volumosas expectativas que eu reservei especialmente para essa obra. É claro que quando finalmente a tive em mãos, surtei. A diagramação externa não é maravilhosa, como a dos outros, - eu não gostei muito da capa - mas, a interna a supera. A cada capítulo, uma cascata de penas ilustra a página anterior ao começo do mesmo, e como uma boa fã de penas decorativas, não é surpreendente que eu tenha curtido muito. O tamanho da fonte é bem pequeno, o que não atrapalha durante a leitura, já que as páginas são amarelas.

De cara conhecemos Daire, uma adolescente de dezesseis anos que como filha de uma maquiadora de hollywood, é acostumada a encarar a vida corrida ao lado de celebridades e a luta diária contra paparazzi e jornalistas loucos por novas matérias que apimentem seus tablóides. A trama tem início quando ela começa a ter visões perturbadoras e passa a ser alvo de jornalistas curiosos, após sofrer de um surto de loucura em meio a uma praça pública em Marrocos, onde ela acaba agredindo uma celebridade.

Desesperada, sua mãe resolve encaminhá-la a profissionais que possam resolver seu problema, e numa última tentativa de salvar a sanidade de sua filha, a manda para a casa de sua sogra, que diz ter a solução para todos os seus problemas. Daire é então, forçada a se mudar para a cidade de Encantamento, situada no Novo México, onde luta para se habituar a uma nova vida e descobre mais a respeito de suas origens.

Alyson Noël me encantou com a base histórica que reservou para escrever esse livro. Durante as primeiras cento e cinquenta páginas, você é informado a respeito de tudo sobre a família e de Daire e seus ancestrais. Ela explica todos os propósitos dos seres com os quais trabalha na história e não deixa buracos em nada.

Outra coisa que me impressionou bastante foi a ligação de tudo com a natureza, a maneira com que a autora estabeleceu uma conexão entre o enredo da obra e os elementos naturais. Cada cenário era totalmente crível e bonito, fiquei insana durante a leitura, ao passar por descrições de ambientes que tirariam meu fôlego, caso os visitasse. Uma única coisa que me perturbou bastante enquanto lia, foi o estilo de escrita de Alyson. A autora deixou tudo muito parado. Os acontecimentos tinham tudo para puxar o leitor para a leitura, mas não possuíam o impacto necessário para tal. Isso realmente não me agradou.

Não consegui me identificar com os personagens durante a leitura. Daire é muito mais ou menos, Dace e Cade não me interessam em nada e o mesmo acontece com os demais personagens. Apesar de tudo, se tivesse que escolher, seria #TeamCade, pois fui mais com a cara dele do que com seu gêmeo. Por vezes quase pude dizer que me afeiçoei a Paloma, mas a autora fez questão de destruir qualquer sentimento que eu teria por ela, com a ajuda de um acontecimento mais pro final do livro.

Também achei o romance contido ali muito vago e sem sentido, em minha opinião, a autora poderia ter dado um toque de realidade a mais no sentimento que o casal conserva. Não dava para sentir o amor que o Dace nutria pela Daire, e vice-versa. Não gostei, e infelizmente, é o máximo que posso comentar por aqui, ou acabarei liberando spoiler para vocês.

Enfim, de todos os livros que li na maratona LeYa/Lua de Papel, esse se revelou o que menos gostei até agora. Acho que a história ficou bem desenvolvida, teve uma ótima base, mas faltou o impacto, o tcham que prende o leitor até o final e o faz ansiar pela continuação. Quero sim, ler Echo, pois não gosto de ler séries pela metade, mas não estou ansiosa. Não é um livro que eu recomende.


4 comentários:

Comentários
4 Comentários
  1. Posso falar com toda a minha sinceridade? Eu tenho certo receio de começar essa série para simplesmente me decepcionar BASTANTE como aconteceu com Os Imortais. Alyson Noel, pelo que li de resenhas, não melhorou aquele já velho defeito dela da movimentação e eu realmente NÃO aguento livros parados. Posso até chegar a gostar de uma cena ou outra, mas se continuar assim, termino o livro e já estou dormindo (isso se eu terminá-lo)~ quanto drama.
    E ela foi para esse lado mais de mitologia, que tinha tudo para dar certo e eu certamente poderia aprender o que vou aprender no livro em um livro disso.
    Posso resumir meus sentimentos á medo. É.
    ~ Tirando todas as criticas da autora.
    Gostei da resenha, achei legal que você falou dos pontos e negativos, mesmo que eu ainda permaneça com o mesmo sentimento sobre o livro que antes (sei que é errado julgar um livro sem lê-lo, mas não consigo fazer melhor que isso).

    Beijos,

    Vitória

    Shake Your World

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória!

      Eu particularmente gostei mais de "Os Imortais" do que dessa série nova, que só ganha da primeira série pela base histórica que a Alyson colocou ali, que é incrível, não só pela mitologia, como pela conexão do meio-ambiente com a história toda e tal. Eu a-d-o-r-e-i o enredo que ela criou ali, só que o ritmo de "Os Imortais" ainda é mais frenético que o de "The Soul Seekers", o que me agrada mais ><

      Fora os personagens, que como eu disse ali em cima, não me cativaram tanto quanto os da primeira série. Mas é né, acontece, não é todo livro que a gente vai gostar =\

      Fico feliz que você tenha gostado da resenha!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. eu tneho os 4 volumes de os imortais, mas ainda nao li e entao nao sei como é o estilo de escrita da alison sabe
    espero gosta da serie os imortais.
    agora esse livro eu vejo diversas opinioes, ai nem sei muito o que comentar.
    mas deu pra entender muita coisa.
    gostei da resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice!

      Recomendo a série "Os Imortais", pois gosto muito dela. Já completei a minha, e assim que puder estarei relendo os três primeiros livros e os livros que faltam para deixar resenha aqui no blog.

      Pois é, tem que gente que gosta muito, e outros que simplesmente não curtiram, como eu.

      Fico feliz que tenha gostado :)

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir