13/03/2013

[Resenha] Esperando por Você



Autor: Susane Colasanti

Editora: Novo Conceito

Páginas: 336

Preço: 23,62 no Livraria da Travessa

Leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2013











Sinopse:É hora de iniciar o segundo ano do Ensino Médio, e Marisa está pronta para um novo começo e para seu primeiro namorado de verdade. No entanto, depois do popular Derek convidá-la para sair, as coisas ficam complicadas. Além de seus pais se separarem e de Marisa ter uma briga com seu melhor amigo, Derek, o amor da sua vida, a deixa desapontada. As únicas coisas que mantêm Marisa são os podcasts de um DJ anônimo, o qual parece entendê-la totalmente. Mas ela não sabe quem ele é... Ou sabe?


Esperava um livro light quando peguei Esperando por Você para ler. O ensino médio está quase me matando e, como andei bem esgotada por causa dos trabalhos e carga horária pesada, resolvi ignorar a pilha de livros acumulados e pegar algo mais leve para me salvar tanto da ressaca literária, quanto dos problemas que me aguardam na vida real. Eu achava que o livro não ia ser tão bom quanto de fato foi, então considero essa leitura como uma agradável surpresa.

A diagramação que a Editora Novo Conceito preparou para o livro ficou muito legal. Gostei muito da capa ter recebido verniz, pois adoro capas envernizadinhas. A parte interna do livro ficou bem simples, mas agradável. Uma coisa que achei que não se encaixou com a história em geral foi o subtítulo "Dois meninos. Duas paixões. Uma garota indecisa.", pois o livro não foca nessa "indecisão". Não tive muitos problemas com a tradução. Encontrei alguns errinhos de revisão, mas nada demais.

Marisa está decidida a se renovar e ter um namorado agora que está no segundo ano do ensino médio. Ela e sua amiga Sterling fizeram um pacto de sair juntas em todos os sábados à noite enquanto não estivessem acompanhadas, para que isso pudesse suprir a falta que um namorado faz na vida delas. E de repente, Derek, garoto desejado por Marisa, começa a dar sinais que podem significar mais do que uma simples aproximação. Será ele o garoto que ela tanto espera?

Susane Colasanti narra a história em primeira pessoa sob o ponto de vista de Marisa, personagem na minha opinião, bem imatura. Durante a leitura, acompanhamos os problemas dessa adolescente de dezesseis anos, que no meio de tudo o que está vivendo, trava uma luta contra suas emoções, que insistem em derrubá-la. O texto é recheado de gírias muito usadas por adolescentes como "tipo" e "etc", o que faz com que o leitor se identifique facilmente com a personagem, mas ao mesmo tempo torna a leitura um pouco chata, por conta da repetição de expressões.

Marisa é tão imatura que eu chegava a esquecer que ela tinha dezesseis anos e não doze, em alguns momentos. Ela age de maneira muito impulsiva e dá importância a muitas bobeiras, coisas desnecessárias. Um ponto que eu gostei na personagem foi o fato de ela ter alguns pensamentos interessantes, com os quais eu me identifiquei. E é, foram esses pensamentos que me fizeram gostar mais dela e dar continuidade à leitura, com um tanto de esperança. O que valeu a pena, pois apesar disso tudo, ao fim do livro você consegue perceber que ela amadureceu, assim aprendendo a dar mais valor aos seus amigos, agir melhor em um relacionamento e principalmente, a perdoar.

Achei os personagens secundários da autora bem construídos em geral, mas fiquei com vontade de saber um pouquinho mais sobre Derek. Seria ele a personificação do tão conhecido estereótipo do rapaz "perfeito", apenas? Achei que a autora o descreveu superficialmente e por isso, senti falta de mais detalhes a respeito da personalidade dele. Quanto aos outros, me apaixonei por Nash e Sterling, dois personagens super cativantes.

A trama se desenvolveu de forma light, do jeitinho que eu queria. Achei que a autora finalizou bem a história, ao que também adivinhei o final antes do mesmo acontecer. Mas relaxem, isso não estragou o impacto de maneira alguma, pois Susane soube deixar o leitor em dúvida na hora de revelar quem era o DJ misterioso. Por fim, a leitura foi tudo o que eu precisava. Leve, prazerosa e repleta de bom humor. Recomendo à todos os amantes do bom YA.


14 comentários:

Comentários
14 Comentários
  1. Oi Natalia :)

    Nossa sua resenha ficou ótima parabéns :D

    Agora eu fiquei doido para ler esse livro sinceramente estou morrendo de vontade , com certeza vou comprar ele , beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriel!

      Fico feliz que tenha gostado, muito obrigada!

      Opa, compre sim, vale muito a pena... É um livro super levinho, para ler quando estiver com o cérebro pesado.

      Beijos!

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Oi Natalia! Bem gostosinho o livro, uma leitura leve e divertida. Marisa soube ser bem imatura mesmo, muitas vezes egocêntrica, mas no final conseguiu superar suas falhas. O DJ foi o melhor, seu programa noturno o que mais me divertiu. Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cida!

      Super concordo com você. Esqueci de mencionar que o programa do DJ trazia mensagens dignas de reflexões também, gostei bastante.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  3. ggostei da resenha, todos tem falado bem desse livro, acho que vou começar por ele desses livros de janeiro da novo conceito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice!

      Fico feliz que tenha gostado da resenha :D

      Comece por esse sim, foi o que eu fiz.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  4. OI quero muito ler algum livro dessa autora!!!
    Bjs, e comenta por favor nesse post e me segue (se ja segue ignore) eu sigo de volta é so deixar link.
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2013/03/um-gosto-de-vida.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Naylane!

      Eu tenho pretensão de comprar o primeiro livro dela lançado aqui, Bem Mais Perto. :)

      Beijos!

      Natalia Leal

      Excluir
  5. Parece ser um bom romance adolescente com uma picadinha de mistério.

    Muito obrigada pelo comentário deixado no meu blog!

    Um abraço.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    (Seguindo e obrigada por seguir meu blog :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Flávia!

      E é sim, vale super a pena a leitura :)

      Por nada, agradeço a você!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  6. Adorei a resenha, fiquei com vontade de ler esse livro,adoro esses livros mais teen
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lola!

      Fico feliz que tenha gostado da resenha :) se gosta de livros mais teen, com certeza vai amar esse!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  7. Adorei a resenha, fiquei bem curiosa por esse livro. Pretendo ler em breve.

    Seu blog é muito lindo. Seguindo, claro!

    Beijos
    http://verbosdiversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isabelle!

      Poxa, que bom, o objetivo é esse =]

      Obrigada!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir