27/04/2013

[Pipoca Encantada] Mama



Hoje é dia de dizer olá a uma coluna nova do blog. É isso aí! Na Pipoca Encantada, vou falar sobre os filmes que tenho assistido recentemente. Eu sei que o blog é direcionado aos livros, mas filmes também possuem - na maioria das vezes, né? - histórias, roteiros e um processo de produção que vale a pena ser comentado. E é claro que eu não poderia deixar passar uma crítica após ter assistido o tão bem comentado Mama.

Eu sou dessas pessoas que ama terror, mas não tem o costume de assistir filmes do gênero no cinema. Morro de medo mesmo, sempre acho o som muito alto e a tela grande demais para simplesmente tapar os olhos e esconder a visão aterrorizante à minha frente. Mas como para tudo se tem uma primeira vez, resolvi arrastar minha amiga Raquel para ir assistir Mama comigo no cinema, já que nosso grupo de amigos tinha combinado tudo às pressas depois do aniversário de um certo amigo nosso e não conseguimos ir, por conta da super-proteção de nossos pais. Então lá fomos nós, lindas, maravilhosas e morrendo de medo do filme. Só que para minha surpresa, Mama se revelou muito mais do que apenas um filme de terror.

No começo, já somos apresentados às irmãs Lily (Isabelle Nélisse) e Victoria (Megan Charpentier), que são levadas pelo pai em fuga, que acaba de cometer um massacre envolvendo a morte de dois de seus sócios e a da mãe das meninas. Com pretensão de matar suas filhas e logo após cometer suicídio, após ter seu carro capotado, ele leva ambas a uma cabana no meio de uma floresta abastada pela neve. Ele está prestes a enfiar uma bala na nuca da menina mais velha, quando algo acontece e ele é arrastado para longe de sua filha.

Cinco anos depois, as meninas são encontradas e levadas para a cidade, onde ficam sob a custódia do governo por alguns dias a tempo de receber tratamento psicológico até que seu tio por parte de pai (Nikolaj Coster-Waldau) reclame por sua guarda. Sob a condição de que as meninas continuem recebendo o acompanhamento de um determinado psicólogo (Daniel Kash) que não poupa esforços em mostrar que planeja ganhar um certo valor acadêmico com a situação das meninas - você realmente esperava que sobrevivendo na floresta por 5 anos, essa duplinha voltaria em condições socialmente aceitáveis? - as meninas começam a viver com o tio e sua namorada, Annabel (Jessica Chastain).

O grande problema é que parece que as meninas não estão sozinhas. Gravações durante o acompanhamento psicológico mostram que ambas parecem conversar com uma entidade desconhecida, chamada por elas de Mama. O psicólogo tenta arguir que elas teriam sobrevivido criando um amigo imaginário que tivesse a capacidade de alimentá-las, cantar para elas dormirem e conversar com elas. Ele também levanta a suposição de que a irmã mais velha, Victoria, estaria incorporando a personalidade de Mama, mas não é bem por aí.



Apesar de não ser especialista em cinema e não ter um olho crítico para filmes, me empolguei em falar um pouco sobre Mama por ter achado ser um filme realmente bom. As atuações são muito convincentes e você pode ver que em momento algum, as personagens deixam de abandonar suas origens. Desde o começo você já percebe que por ter sido abandonada com um bocado de conhecimento sobre a vida humana, Victoria já possui uma base diferente de sua irmã, Lily, que deixou a sociedade com idade mínima o suficiente para que ela não se lembrasse muito bem de sua vida antes da floresta.

Eu gostei muito mesmo das atuações e sou obrigada a dar destaque às duas meninas, que conseguiram me deixar maravilhada por serem tão novinhas e ainda assim, terem conseguido incorporar suas personagens com excelência. A trilha sonora também ficou muito boa e me fez ficar apreensiva nos momentos em que devia ficar, perdi a conta das vezes em que tampei os ouvidos com as mãos e fechei os olhos, com medo do que viria a seguir.

A filmagem está ótima! A câmera é focalizada nos lugares certos e cenas reproduzidas em sonho são o ponto alto - em minha opinião - do filme, você fica em dúvida se isso está acontecendo ou se a personagem está dormindo... Achei o efeito incrível! Mas o que eu mais gostei em Mama, foi o fato de o filme não ter o intuito de apenas assustar seu público. Mama explora as relações familiares, o abandono, o amor de uma mãe e o psicológico infantil, o que vai muito além do terror. Eu cheguei a chorar no final do filme, de tão tocada que me senti. Gostei muito de ter sentido diversas sensações enquanto assistia o filme, coisa que não acontecia há muito tempo quando ia ao cinema. Mas não se enganem: essa obra cinematográfica pode abordar outros assuntos, mas não deixa de te dar uns bons sustos. Eu cheguei a pular em algumas cenas, tamanho o susto.

Se você quer se assustar, se emocionar e ainda sair do cinema com a sensação de ter gastado bem o seu tempo e dinheiro em uma sala escura, Mama é o filme certo. Recomendo demais, pois ainda estou viciada nessa longa metragem em minha opinião, muito bem produzida.


16 comentários:

Comentários
16 Comentários
  1. Eu também até que gosto de terror (: Assisti a esse filme ontem. Também não sou especialista em filmes nem tenho o olho tão crítico assim, mas eu não gostei nem um pouquinho de Mama simplesmente porque achei que ele não explicou na-da! O filme terminou e eu ainda tinha milhares de perguntas sem respostas na minha cabeça.
    Mas, apesar de tudo, também preciso destacar as atuações, que foram muito boas e o cenário também (apesar de boa parte se passar lá na casa, os outros locais foram muito bem escolhidos). Só que foi uma pena, pois o filme tinha uma história bacana, atores bacanas, mas não conseguiu me convencer simplesmente por não aprofundar na história, não responder todas as questões.

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bru!

      Jura? Eu não saí do cinema com dúvida alguma sobre a história, para mim, as respostas apresentadas foram totalmente satisfatórias, não percebi nenhuma ponta solta...

      Beijos!

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Oie :)

    Eu adoro filmes de terror, mas aprecio ainda mais filmes de terror que são bem feitos não uma sanguinaria atoa, quero muito assistir esse filme :D

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriel!

      Então Mama é exatamente o que você procura. Recomendo que assista!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  3. gente eu morro de medo de filmes de terro ;w;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice!

      Eu não tenho medo não, apesar de na hora tapar as orelhas e fechar os olhos porque o suspense geralmente me deixa muito nervosa... Mas pra mim é bem tranquilo depois, não costumo me assustar facilmente.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  4. Este filme parece ser assustador, a primeira vez que vi algo sobre ele não achei muito interessante, mas seu post mudou minha primeira impressão.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cida!

      Pra mim foi mais um terror "fofinho", sabe? Eu gostei MUITO das intenções da Mama e até torceria por ela no final, se não tivesse gostado muito da caracterização da Annabel.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  5. Oi Natalia!
    Ah, por mais que eu queria MUUUITO, eu não consigo assistir filme de terror, só se eu tiver companhia e se insistirem muito!
    Então vou passar a dica. ;/

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luara!

      Vale a pena começar a assistir, pois tem alguns que como esse, são realmente bons :)

      Só que é né, eu sou daquelas que assiste até sozinha, gosto mesmo do gênero hahaha.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  6. Oii Natália, ainda nao vi esse filme por medo, apenas...
    Adorei saber que é mais do que um filme de terror

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila!

      Ainda dá tempo de ver! É maravilhoso. Tem algumas partes que dão medinho e tal, mas a história é muito boa e não é algo apelativo.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  7. Oi Nat,
    Nossa, eu adorei esse filme. Eu não costumo ver muitos filmes de terror, mas dos poucos que eu vi, esse foi o melhor! O que se destaca mais no filme é justamente o enredo, o filme tem uma história excelente e ainda consegue ser assustador. Diferente de muitos que prezam mais para o lado assustador e não têm preocupação nenhuma com isso.

    Beijos,
    Rafael Augusto.
    http://enseada-das-letras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafa!

      Exatamente! Sabe esse A Morte do Demônio? Então, eu acho que esse vai ser um daqueles que não se destacam tanto pela história, mas sim pelos litros de sangue que a produção do filme resolveu despejar ali. Mama me encantou por não apelar para o sangue e cenas nojentas ao mesmo tempo que valorizava a história.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  8. Bem, eu tinha que ler pelo menos uma critica do filme. Não sou muito fã de filmes de terror (principalmente porque sou MUITO medrosa, até durante o filme, fico com medo de levar susto), mas antes de lançar, tinha visto o trailer no cinema, e fiquei curiosa. Já comecei a experiência bem, porque no trailer mesmo levei susto. Ai, falei que superaria um pouco do meu medo pra ver, só que acabei enrolando tanto que estou comentando aqui sem ter visto. Mas depois de ler o que falou, acho que pode valer a pena o susto. Parece ser um filme bom, mesmo.
    Bem, espero ver outras criticas aqui, achei bastante interessante seu ponto de vista (sabe aquelas pessoas que não são profissionais em criticar e por isso, veem bastante como você vê? Pois é).

    Beijos,

    Adeus Realidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vitória!

      Poxa, veja mesmo! Esse é um daqueles filmes que eu faço questão de comprar o DVD só pra ter na coleção, hehehe.

      Eu sou dessas, morro de medo de levar susto. Tinha que ver como estávamos eu e minha amiga antes do filme começar... Mas no fim, rolaram até lágrimas.

      Obrigada! XD fico feliz de ter essa visão e pode deixar que vou fazer mais críticas pro blog :D

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir