21/07/2013

[Resenha] O Teorema Katherine



Autor: John Green

Editora: Intrínseca

Páginas: 304

Preço: 21,27 na Saraiva

Velocidade da leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2013











Sinopse: Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam.

Uma descoberta que vai entrar para a história, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.


Não preciso falar que antes de começar a leitura desse livro, já havia ouvido muitos comentários positivos a respeito, certo? Pois bem, o meu exemplar foi um presente do meu melhor amigo - Jorge, essa resenha é pra você! - em comemoração aos meus 15 anos, ou seja, já da pra perceber que o livro físico em si já era especial para mim de alguma forma. Minhas expectativas eram consideravelmente altas, levando em consideração que essa foi a minha primeira experiência com um livro do autor.

A diagramação da Editora Intrínseca não deixou a desejar. Adorei a capa, que é toda envernizada e bem simples, porém bonita e expõe alguns elementos trabalhados na história. Não encontrei muitos erros gramaticais ou de impressão na revisão do texto, o que fez com que a leitura fluísse tranquilamente, sem qualquer interferência tipográfica.

Nossa história começa quando Colin Singleton, um garoto prodígio, é dispensado pela décima nona vez por uma garota chamada Katherine. É isso mesmo, o garoto só teve namoradas com esse nome durante a vida inteira. Elas não poderiam se chamar Cat, Catherine, Katheryne ou simplesmente Katrin. Sempre foram K-a-t-h-e-r-i-n-e, simples assim. Desiludido pela recente rejeição, ele aceita o convite que seu amigo muçulmano Hassan o faz, com a proposta de realizar uma roadtrip sem um destino específico, apenas para que ele clareasse as ideias e espairecesse um pouco. Mesmo com alguma relutância e sob algumas condições, os pais de ambos acabam concedendo a devida permissão para que eles embarquem nessa aventura.

Com o pé na estrada, eles resolvem parar em Gutshot, uma cidade rural onde o Arquiduque Francisco Ferdinando está enterrado. Curioso e com vontade de conhecer o túmulo do arquiduque por meio de uma tour oferecida no local, Colin acaba insistindo para que Hassan pare o carro e o acompanhe. Só que o que os dois não sabiam, é que aquela estadia lhes proporcionaria além do esperado.

Confesso que ao saber que o livro apresentava uma roadtrip, fiquei meio desanimada com a história, pois não sou muito fã do gênero. Acontece que a premissa ainda me encantava um pouco por conta do teorema em si, então O Teorema Katherine ainda era um livro que eu desejava. John Green nos guia através dessa história com uma escrita leve, caracterizada pelo uso de tons de ironia e sarcasmo presentes na maioria das passagens, junto com a narrativa em terceira pessoa. Me diverti muito em alguns momentos e me comovi em outros, tendo que pontuar aqui que o autor soube muito bem dosar o nível de emoção colocado em cada situação exposta na narrativa.

Os personagens que o Green construiu são sem dúvida, marcantes. Por vezes me encontrei nas inseguranças, medos e incertezas de Colin. Lindsey foi uma que me conquistou desde a primeira cena em que apareceu com sua vivacidade e Hassan muitas vezes inseriu a comicidade que faltava em algumas passagens.

Achei que a trama foi muito bem desenvolvida e assim, parabenizo o autor por ter ido além do Teorema, explorando questões mais pessoais não só do Colin, como de outros personagens em questão. Eu me identifiquei muito com o romance que John Green inseriu no livro, me emocionei em várias passagens e marquei quotes que me despertaram a atenção. É interessante deixar claro aqui que John possui uma sensibilidade notória quanto ao valor próprio e a personalidade das pessoas, coisa que gostei muito.

Por motivos pessoais, não sei dizer o que esse livro em especial significou para mim, mas com certeza gostei da história, apesar de ter demorado um pouco para concretizar a leitura. Foi um livro que me despertou a atenção do começo ao fim, tanto pelos sentimentos passados pelo autor em cada parágrafo, quanto pela solidez das relações construídas entre seus personagens. Finalizando, O Teorema Katherine me passou mensagens sobre amizade, valor próprio, personalidade e amor que acredito que todo mundo deveria conferir. Leitura super recomendada!


12 comentários:

Comentários
12 Comentários
  1. Amo os livros do John esse parece ser ótimo Nat ^^

    Te espero lá no Mundo Teen ein!!!
    http://flmundoteen.blogspot.com.br/
    Beijos ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fabi!

      Esse livro é muito bom mesmo!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. awn eu to ansiosa pra ler esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice!

      Pois preserve as expectativas, não tem nada a perder. :)

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  3. Achei bem interessante sua resenha, principalmente por destacar a sensibilidade do autor quanto ao valor próprio e personalidade. Gostei bastante do livro, apesar de não ter chegado a me emocionar. Os personagens possuem um carisma notável e são divertidos.

    Um beijo! Livro Lab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline!

      Fico feliz que tenha gostado, escrevi com muito carinho.

      Eu me emocionei bastante com esse livro porque ele me tocou em algumas questões pessoais, rs.

      Beijos,

      Natalia leal

      Excluir
  4. Eu não curti o livro tanto assim, apesar de ter dado 4/5. Achei ACEDE e Will & Will melhores.
    Abraço,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vinícius!

      Bem, essa foi a minha primeira experiência com um livro do John Green, então não posso falar muita coisa. Espero ter a oportunidade de ler outros livros dele para fazer as comparações <3

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  5. Oi Nati! Este foi o primeiro livro do autor que li e gostei, Hassan e Lind são um show e dei boas risadas com esta turma. Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cida!

      Pois eu também! Lindsey é demais, adoro ela <3

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  6. Realmente com a sua resenha, a vontade de ler o livro ficou maior.
    Obrigada, e estou gostando cada vez mais do blog!
    Parabéns :)

    http://mergulhandoemliivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia!

      Fico muito feliz em saber disso, foi esse o objetivo!

      Agradeço a você! <3

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir