20/11/2013

[Resenha] Limiar



Autor: Jessica Warman

Editora: Galera Record

Páginas: 392

Preço: 32,00 na Saraiva.

Velocidade da leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2013











Sinopse: Liz Valchar sempre teve tudo o que poderia desejar. Dinheiro, beleza, um namorado perfeito e, agora, uma festa de aniversário no iate particular, na companhia de seus cinco melhores amigos. Mas quando ela acorda no dia seguinte, percebe algo errado. Boiando na água, bem ali, entre o barco e o cais, está o corpo de uma adolescente. Ao observar melhor, Liz percebe horrorizada, que aquele é o seu corpo. E que ela está morta. A única companhia dela é Alex, um menino que morreu um ano antes em um acidente de carro. Juntos, tentarão solucionar o mistério da morte dela, reconstruindo seus últimos dias de vida.


Confesso que não esperava que algum dia teria a oportunidade de ler Limiar, uma vez que como os livros da Galera não costumam ter preços muito acessíveis, não costumo comprá-los. Mas como tudo na vida é imprevisível, a Camille me recomendou muito o livro e me emprestou seu exemplar, para que eu pudesse realizar a sua leitura e conferir. Como confio na opinião dela como leitora, não perdi tempo ao deixar de lado o que estava lendo para poder começar a ler a obra de Jessica Warman.

Gosto muito da capa do livro em si, mas acho que a editora poderia ter trabalhado melhor o design, pois achei muito simples. A diagramação também é simples, mas bastante agradável. Gostei do tamanho da fonte e do fato de as páginas serem amarelas também. A revisão não deixou a desejar, só encontrei um ou dois errinhos de impressão.

Liz Valchar cumpre todos os requisitos quando se trata de ser uma garota mimada. Bonita, magra, rica e popular, ela sempre teve tudo o que queria nas mãos. Até que... Ela morre. Perdida e sem saber o que aconteceu para que ela chegasse a esse ponto, a jovem se vê surpresa ao estar do lado de Alex, um garoto que sempre foi zoado por seu grupo de amigos e nunca sonharia em tê-la como companhia. Acontece que Alex morreu em um acidente carro há um ano atrás e está disposto a ajudá-la a montar as peças que faltam para que ela descubra o que aconteceu para que sua vida perfeita chegasse ao fim.

Algumas páginas depois de começar a leitura, me vi viciada pelo estilo de escrita de Jessica Warman. É bem leve, envolvente e fez com que eu me colocasse no lugar de Liz. A leitura em si foi um tanto angustiante para mim, porque acompanhei enquanto a garota via o que seus amigos estavam fazendo após sua morte, almejava estar ao lado do namorado que ainda vivia e ficava ao lado de seu pai, sem poder tocá-lo ou falar com ele. E isso me fez gostar ainda mais do livro, pois são raros os autores que conseguem provocar esse efeito em mim.

Um estereótipo que eu gostei muito de ter sido quebrado foi o do casalzinho popular que não se ama. Em Limiar, não existe isso. Liz e Richie são um casal popular? Sim, mas o amor que existe entre os dois é verdadeiro. Enquanto Liz almeja estar ao lado do amado durante a morte, Richie pensa quase que o tempo todo em reencontrar a garota, o que é difícil de a gente ver nesses seriados e em outros livros.

A trama em si me cativou muito, a ponto de eu não conseguir largar o livro e terminá-lo em uma tacada só. Me identifiquei com Liz em alguns momentos e tive muita pena dela, ainda que algumas vezes tivesse vontade de lhe dar um soco. Durante a leitura, ela amadurece e repensa suas atitudes, enquanto se recorda das coisas que fez quando viva. Isso é muito legal de acompanhar, pois ela cresce pessoalmente ao lado de Alex. E não, não há um foco romântico na história. É mais um thriller psicológico do que um romance, coisa que eu também apreciei muito. Isso fez com que Jessica atentasse mais o leitor quanto aos fatos que ela estava prestes a amarrar, o suspense que se formava e os mistérios que seriam resolvidos.

Também me identifiquei quando Liz começa a falar de seus amigos. Cada personagem é revelado, seus problemas são destrinchados e há aqui outra quebra de estereótipo: as vidas dos jovens mais populares da escola não são perfeitas. Ao decorrer da história, todos os amigos de Liz são apresentados e eu pude ter uma noção boa de quem eles eram e o que tinham a contar. Foi muito legal poder acompanhar o que eles faziam após a tragédia, mas ao mesmo tempo era triste, porque desejei o tempo todo que a protagonista não tivesse morrido e sim, consertado as coisas ruins que tinha feito. Ou seja, outro ponto bom é que você se apega à personagem principal durante a leitura. Em suma, a autora soube muito bem como aproveitar seus personagens.

O final não me foi tão surpreendente, mas eu gostei da maneira com que Jessica amarrou os fatos e finalizou sua história. Cheguei a ficar emocionada com algumas conclusões que tomei e Limiar me passou várias mensagens importantes, que levarei para a vida toda. É por isso, meus amigos, que recomendo esse excelente livro a vocês. O público jovem adulto (e adulto também!) vai curtir bastante a leitura e se enveredar facilmente pelas memórias e mistérios da vida de Elizabeth Valchar.


4 comentários:

Comentários
4 Comentários
  1. Nossa deve ser muito bom mesmo o livro, fiquei curiosa agora kkkk :D tem um saraiva bem pertinho de casa aqui no shopping rio mar de Recife :D vou da uma passada por la e pesquisar sobre o livro, gostei muito .
    Um beijo linda e sucesso no blog

    www.chiquelma.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Swhany!

      Vá mesmo, é muuuuuito bom <3

      Muito obrigada! Sucesso para seu blog também.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Já tinha visto o livro, mas nunca parei para ler as resenhas sobre ele. Gostei da sua, o livro parece mesmo interessante. Gostei muito do blog. Tenho um também, se quiser visitar. Retribuo os comentarios. Espero que se divirta e continue assim, seu blog é muito lindo.

    http://mundodosmngas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcos!

      É muito bom, espero que você tenha a oportunidade de realizar a leitura dele algum dia. Vale bastante a pena!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir