06/11/2013

[Resenha] A Outra Vida



Autor: Susanne Winnacker

Editora: Novo Conceito

Páginas: 272

Preço: 23,90 na Saraiva

Velocidade da leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2013











Sinopse: O mundo de Sherry — de uma hora para outra — mudou completamente. Por causa de um vírus muito contagioso, as pessoas que ela costumava conhecer, e quase todas as pessoas de sua cidade, Los Angeles, na Califórnia, se transformaram em mutantes assustadores. Esses mutantes têm uma força excessiva, são ágeis, o corpo é coberto de pelos, eles lacrimejam um líquido imundo e… comem gente! Portanto, não há muito o que fazer — talvez tentar fugir — quando se encontra algum deles. A não ser que você tenha ao seu lado a força e a determinação de um jovem como Joshua. (...) Será que Joshua e Sherry conseguirão ter a cautela necessária para lutar contra as criaturas justo agora que seus corações estão agitados pelo começo de uma paixão?


Quando vi que A Outra Vida livro seria lançado pela Novo Conceito, quase tive um ataque do coração. Fiquei louca para ler esse livro depois que vi a sinopse: distopia + zumbis? Calma, eu preciso adquirir o meu exemplar! Quando a galera da blogosfera literária começou a dar cinco estrelas para a obra então... Eu quase surtei. Como uma boa fã de The Walking Dead e amante de zumbis, eu dei um jeito de enfiar essa história no meio da minha pilha de leitura, passando-a na frente de várias outras.

Mais uma vez, enfrentei uma chateaçãozinha por conta da sinopse divulgada pela editora. Só quando li o livro até o final, percebi que a contracapa possui alguns spoilers que só acontecem lá para o finalzinho do livro e fiquei bem chateada, pois isso atrapalhou bastante a leitura, fazendo com que eu confundisse informação básica com informação crucial.

Cheguei até a ler a sinopse oficial e é isso aí, meus queridos: nada de spoiler. Contatei a editora e eles me responderam que infelizmente, como o livro já tinha sido lançado, a alteração da sinopse não seria possível. Se quiserem, vocês podem evitar pegar os spoilers que eu peguei evitando ler a contracapa antes de terminar de ler a obra. Para ajudá-los, eu fiz a minha parte e ocultei os spoilers da sinopse divulgada na resenha. Apesar disso, não encontrei erros na revisão do livro e curti bastante a diagramação e o design da capa.

Um chamado do governo faz com que todos os moradores de uma determinada cidade se escondam em abrigos de sobrevivência, com o objetivo de fugir de uma doença que, aparentemente, está sendo desenvolvida pelos cidadãos locais. As autoridades denominaram-a apenas por "raiva" e prometeram a todos os moradores da cidade que uma vez erradicada a doença, eles poderiam sair de seus respectivos abrigos. Anos se passam sem um único sinal vindo do governo, até que a comida no abrigo de Sherry, uma adolescente como qualquer outra, acaba e ela e seu pai precisam sair em busca de mais mantimentos. Ao se deparar com um mundo muito diferente daquele que estava costumada a viver, Sherry passa a se perguntar se conseguirá sobreviver ao que mais parece o apocalipse.

Confesso que estava muito receosa quando comecei a ler A Outra Vida, por medo de a autora acabar fazendo besteira com o enredo do livro, mas isso não aconteceu. Susanne narra de um jeito gostoso e envolvente, que te puxa para dentro do livro, faz com que você viva a história e consequentemente, tenha mais vontade de conhecer seus personagens. A premissa que me foi apresentada me cativou bastante, mas teria sido bem menos previsível se a editora não tivesse divulgado parte dos acontecimentos que marcam a obra.

Curti muito os personagens que conheci durante a leitura. A protagonista, Sherry, é forte e se destaca entre as protagonistas comuns. Como a narrativa é em primeira pessoa e os capítulos, intercalados por memórias de sua outra vida, pude conhecê-la melhor e criar uma afeição extra para com ela, o que foi muito legal. Também achei muito curioso o fato de ela contar quantos dias/horas/segundos se passaram desde que ela tinha feito algo de que gostava muito pela última vez, deu uma sensação de "desespero" a mais na trama.

Como distopia, a trama me ganhou por completo. Achei que as partes de ação tiveram seu realismo em doses muito bem colocadas e que nada deixou a desejar nesse quesito. Também queria ter tido mais informações sobre os Weepers, por exemplo: de onde exatamente eles vieram, como surgiram, se espalharam, etc, pois fiquei um pouco curiosa a partir daí, mas nada que ao meu ver deixasse um buraco no enredo do livro.

Quanto ao romance... Bom, não foi um romance propriamente dito. O casal possui uma certa química, mas acredito que tem muita coisa pra ser desenvolvida por aí. Não vou falar muito disso porque já sei que esse livro tem uma sequência, então estou apostando que a autora vá cuidar disso em sua próxima obra, que aliás, já está até cadastrada no Skoob.

A Outra Vida é um daqueles livros que você vai gostar muito de ler quando não tiver nada pra fazer e desesperado para preencher as lacunas do tédio. Eu gostei muito da leitura em si, me diverti bastante e agora estou muito ansiosa para o próximo livro, sobre o qual a Novo Conceito ainda não divulgou informações. Recomendo principalmente para aqueles que são fãs de The Walking Dead como eu e para os leitores que são viciados em uma boa e bem estruturada distopia.


4 comentários:

Comentários
4 Comentários
  1. Olá Natalia!
    Eu confesso que estou muito ansiosa pela leitura desse livro, por se tratar de zumbis, tema que ainda não li em nenhum lugar (apenas filmes, e seriados... Mas tenho um pouco de medo, rs).
    Sinto que me apaixonarei pelo tema, portanto gostaria de ler logo, rs.
    Não sabia que teria continuação! Que ótima noticia \o
    Adorei a sua resenha :)
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!

      NÉ? Gente, eu sou apaixonada por zumbis! Não tô em dia com The Walking Dead, mas continuo assistindo :) hehe

      Sim, o livro tem uma continuação! Em inglês, o título é The Life Beyond. Aconselho não ler a sinopse americana, pois descobri que tem spoiler, rs. Não sei se vai ser lançado pela NC aqui no Brasil, mas espero que sim!

      Fico feliz que tenha gostado da resenha! o/

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Eu tenho uma vontade enorme de ler esse livro, inclusive ele já tá aqui em casa para ser lido! Mas cadê que me sobra um tempinho? :(
    Mas tudo bem, logo logo lerei.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luara!

      Poxa, arrume um tempo, vale muito a pena! A leitura é bem rapidinha e a escrita da autora flui super bem. Se eu fosse você, colocava logo nas próximas leituras! ;)

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir