16/11/2013

[Resenha] Seis Coisas Impossíveis



Autor: Fiona Wood

Editora: Novo Conceito

Páginas: 272

Preço: 23,62 na Livraria da Travessa

Velocidade da leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2013











Sinopse: Dan Cereill levou um encontrão da vida: seu pai faliu, assumiu que é gay e separou-se de sua mãe, tudo de uma vez só. Enquanto isso, sua mãe recebeu de herança uma casa tombada pelo patrimônio histórico que cheira a xixi de cachorro, mas que não pode ser reformada... E, agora, Dan está vivendo em uma casa-relíquia que parece um chiqueiro, com uma mãe supertriste e sem conseguir falar com o pai — que ele ama muito. Suas únicas distrações são sua vizinha perfeita, Estelle, e uma lista de coisas impossíveis de fazer, como: 1. Beijar a garota. 2. Arrumar um emprego. 3. Dar uma animada na mãe. 4. Tentar não ser um nerd completo. 5. Falar com o pai quando ele liga. 6. Descobrir como ser bom e não sair abandonando os outros por aí... Mas impossível mesmo será: 1. Não torcer para que Dan supere seus problemas. 2. Não rir muito com os devaneios dele. 3. Não querer ter um cachorrinho como Howard. 4. Não desejar que a mãe de Dan encontre a felicidade. 5. Parar de ler este livro. 6. Não querer abraçar o livro depois de tê-lo terminado...


Minhas expectativas estavam relativamente altas quanto a Seis Coisas Impossíveis. Quando o pedi, era um dos meus favoritos da lista, esperava muito a respeito das ideias da autora, uma vez que me interesso por esse tipo de sinopse. Quando resolvi que estava no clima certo para sua leitura, pude confirmar minhas expectativas após a mesma.

Já digo aqui que apesar de a capa ter aspectos do livro, não gosto muito dela. Não sei se foi o combo de cores que não me conquistou, ou se foi apenas a arrumação da editora que não bateu pra mim. Só sei que não gostei. A diagramação está muito fofa, o único problema é que o meu livro veio com um erro de impressão, então a cada capítulo, a diagramação manchava o verso da página anterior, o que não foi muito legal. Porém, a editora está de parabéns quanto a revisão e tradução da obra, que ficou impecável.

A vida de Dan Cereill está prestes a desmoronar. Seus pais estão em uma condição financeira deplorável e além disso, estão se separando, pois seu pai acabou de assumir que é gay. Sem casa para morar, eles acabam se salvando por conta de uma casa que foi deixada de herança por uma parenta falecida, o que não adiantou muito, uma vez que seus bens não pertencem exatamente a eles. Para piorar, Dan está tendo que enfrentar o recomeço em uma nova escola, a procura de um emprego novo e o negócio recente-mas-que-não-parece-promissor de sua mãe.

E calma aí que ainda não acabou! Em meio a isso tudo, o jovem ainda se apaixona pela vizinha e se torna seu novo stalker, tendo como objetivo número um de sua lista de seis coisas impossíveis, beijar a garota. Ufa! Será que Dan conseguirá sobreviver a essa nova vida e, de quebra, rearrumar seus laços com seu pai? É isso que você descobre lendo Seis Coisas Impossíveis.

De cara, não me envolvi muito com a história. Os personagens não estavam me encantando, a trama parecia que ia se arrastar até eu não aguentar mais... E aí, engrenou! De maneira leve, Fiona Wood narra em primeira pessoa as trapalhadas de Dan. A escrita da autora ainda mostra tons de imaturidade, uma vez que esse é seu romance de estréia, mas ela tem muito a oferecer. Seus capítulos são bem curtinhos e em cada um deles, dá-se a oportunidade de se apaixonar cada vez mais pelo protagonista.

Dan é uma graça, mas também não é perfeito. Trabalhador, está a fim de ajudar a mãe a se recuperar, mas em algumas situações, tem suas recaídas e mostra sinais da idade que tem – porque claro, ninguém é de ferro. Achei muito divertida a relação que ele tem com "seis coisas". Cada lista que ele faz só tem esse número de elementos, o que achei que seria legal a autora ter explicado, mas não aconteceu. Com o passar da leitura, me envolvi muito com o personagem, ocorrência que fez com que o livro ficasse cada vez mais agradável.

A trama não é lá essas maravilhas. Apesar de divertida e bem criada, segue o clichê do vizinho apaixonado pela garota inalcançável, o aluno novo que sofre bullying e é todo atrapalhado em conseguir o que quer. Mas quem disse que afinal, um clichê não pode ser bem contado? Eu gostei muito do rumo que as coisas tomaram no final do livro, e não fiquei com ressentimentos por Fiona ter usado de uma fórmula bem batida. É como dizem, quando bem contada, toda história fica atraente.

Seis Coisas Impossíveis pode ser batido e não muito original, mas me fez suspirar, rir e me emocionar nos momentos certos. Como escrito na contracapa, não tem como terminar de ler esse livro sem ter vontade de abraçá-lo após o final. É uma história realmente cativante. Leitura recomendada a todos os públicos.


12 comentários:

Comentários
12 Comentários
  1. Adorei sua resenha e quero muito comprar e ler esse livro, me atraiu desde o começo, sinto que vou ama-lo hahaha
    Beeeijos.
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Catharina!

      Compre mesmo, é muuuito bom! <3

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Oiee =)
    Que bom que a livro é narrado de forma leve apesar do assunto sério, e mesmo sendo um assunto batido ela soube conduzir o livro de forma a deixar os leitores prendidos, quero ter a oportunidade de ler o livro!
    Beliscões carinhosos da Máh ♥
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mah!

      Exatamente, eu amei a forma com que a autora lidou com todos os obstáculos na vida de Dan. Maravilhoso ♥

      Beijos!

      Natalia Leal

      Excluir
  3. Oie :)

    Eu tenho muita vontade de ler esse livro. Ao contrário de você amei a capa em todos os aspectos. É um saco quando a impressão vem ruim né? Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriel!

      Leeeeeeia, é ótimo! Pois é, eu realmente não sei o que me incomodou nessa capa, mas não gostei D:

      Exatamente. Fiquei meio triste por ter vindo assim, mas é sinal de que veio fresquinho da gráfica, rs.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  4. Olá Natalia!
    Meu deus, adorei a sua resenha!
    Estou com muita vontade de ler o livro, ainda mais depois de saber que ele cativa tanto assim!
    No começo, pensei que ele fosse mais aqueles que dão uma lição de moral enorme, e que te deixam de ressaca por uma semana, sabe?
    Mas é bom saber que não é assim, mas que mesmo assim é bom!
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!

      YAY! Fico feliz que tenha gostado :D

      Ih, de jeito nenhum! Já li uns dois livros depois dele. É muito bom e te garanto que não deixa de ressaca.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  5. achei o livro legalzinho, mas sei lá não é uma leitura incrível sabe.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice!

      Entendo. Eu não achei incrível, mas gostei muito! Deu pra passar o tempo :3

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  6. Oi, Tudo bem?!
    Já tinha visto o livro, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha.
    Sinceramente, não gostei muito dessa capa.
    Mesmo sendo um tema batido, eu não ligo quando é bem escrito e me faz rir e gostar superando os clichês. Ainda vou ler esse livro.

    Beijos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bell!

      Tudo ótimo, e com você?

      Eu também não gostei dessa capa, como mencionei na resenha :s

      Você é das minhas, então! Leia sim, vale muito a pena o/

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir