10/12/2013

Dá uma olhada: Entrevista com Renan Nunes!



Oi, gente! Tudo bem com vocês?

Bem, antes de dar uma sumidinha (fiquei doente e foram três de uma vez, aí não deu mesmo pra sair da cama!) e lançar as promoções para vocês, eu já tinha comentado por aqui sobre o Renan Nunes, vocês lembram?

Pois então, descolei uma entrevista exclusiva com o ilustrador, para que vocês possam conhecê-lo melhor.

Curtiram? Então bora dar uma olhada?

1. Quando você começou a desenhar? Teve algum incentivo que te ajudasse a dar o pontapé inicial?

Eu comecei a desenhar bem cedo, meus pais, tios e alguns professores da escolinha me elogiavam, acho que esse foi meu primeiro combustível pra criar amor por essa arte. Sempre fui viciado em animações, e sempre tentava reproduzir no papel o que eu via na televisão, e meu pai sempre desenhava alguns super-heróis pra me incentivar.

2. Quem ou o que costuma ser a sua inspiração?

Eu tento pegar inspiração de qualquer lugar, qualquer coisa que me motive a produzir algo. Ouvir música, e olhar galerias de outro artistas me ajudam bastante, e minha namorada está presente em 90% dos meus desenhos hehe, se tem uma garotinha lá, tem grandes chances de ser ela.

3. Você já fez cursos de especialização ou algo do tipo?

Nunca fiz um curso do tipo. Uma vez minha mãe me colocou numa escolinha de desenho, mas eu era muito novinho e não aguentei ficar mais de um mês no lugar. Em geral eu aprendi tudo praticando mesmo, tentando aguçar minhas perspectivas, tentando absorver as criticas, e estudando técnicas de vários artistas.

4. Você tem o hábito de desenhar ouvindo música ou com o auxílio de alguma coisa que te ajude a colocar as ideias no papel?

Sim, geralmente eu estou escutando alguma musica enquanto estou desenhando. Gosto de olhar vários trabalhos de outros artistas pra me inspirar antes de começar um desenho, é meio que um ritual, me ajuda a ter umas ideias mais especificas/técnicas e me ajuda a querer melhorar sempre em algum ponto.

5. Que material você geralmente usa para desenhar?

As vezes lápis e papel, sempre levo comigo e é providencial pra não deixar escapar nenhuma ideia, mas normalmente eu faço tudo pelo computador, usando uma tablet da Wacom eu faço meus rascunhos e finalizações digitalmente.

6. Sabemos que como consequência da exposição, obtemos as tão temidas críticas. Você já recebeu alguma crítica muito negativa? Se sim, como você lidou com a situação?

Já recebi críticas muito negativas sim, mas não acho difícil separar as construtivas das sem fundamento. Eu sou muito autocritico, acho que isso me ajuda a receber bem comentários que sei que podem me ajudar a melhorar. Já recebi crítica de "trolls" que me fizeram rir, literalmente, acaba virando piada quando eu sei que a crítica não tem um argumento relevante.

7. Qual é o seu objetivo como artista?

Meu objetivo é trabalhar com cinema, com animação 3D, é onde vou dedicar todos meus estudos em 2014.

8. Quanto tempo você costuma gastar na confecção dos seus desenhos?

Depende muito do estilo da ilustração e da quantidade de elementos que eu pretendo colocar. Algumas ilustras um pouco mais realísticas e de corpo inteiro chegam a levar umas 15 horas pra ficarem prontas, enquanto alguns desenhos mais simples, como rostos menos detalhados ou bonequinhos frutos da minha imaginação, levam só uma ou duas horas.

9. De onde veio a ideia de expôr o seu trabalho em uma página do facebook?

Veio do meu melhor amigo, que é um tanto hiperativo. Um dia ele me disse "você precisa de um ponta pé nessa sua vida", nesse dia ele comprou e me deu o domínio e criou minha página no Facebook. haha

10. E para finalizar, qual o seu conselho para quem está tentando desenvolver as habilidades na área?

Acho que acompanhar o trabalho de artistas que gosta e ver todos os trabalhos possíveis dentro de um estilo que tenha mais afinidade, são coisas que realmente ajudam a inspirar e a melhorar. É preciso pôr muita prática, e tentar ter um olho cada vez mais preciso pra enxergar formas e lugares certos, é o olho que vai levar a ponta do lápis bem onde você quer; e claro soltar a imaginação sem limites, memórias, sonhos e experiências sempre são inspiradores.



E aí pessoal, gostaram da entrevista?

Em breve, trarei mais novidades para vocês!

See ya!


4 comentários:

Comentários
4 Comentários
  1. Ilustrações incríveis e entrevista maravilhosa <3
    Bjs!

    http://blogvermelhovintage.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, meninas!

      Que bom que vocês gostaram :D

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Ameeei a entrevista!! Como assim nunca fez curso?? Je-sus! É dom mesmo né?
    Arrasou!

    Beijo beijo
    http://jeumagalhaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica!

      Né? Eu também fiquei muito surpresa quando li a resposta, ele é muito bom!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir