02/12/2013

[Resenha] Coraline



Autor: Neil Gaiman

Editora: Harper

Páginas: 160

Preço: U$ 8,54 no Book Depository.

Velocidade da leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2004











Sinopse: When Coraline steps through a door to find another house strangely similar to her own (only better), things seem marvelous. But there's another mother there, and another father, and they want her to stay and be their little girl. They want to change her and never let her go. Coraline will have to fight with all her wit and courage if she is to save herself and return to her ordinary life.


Quem me conhece bem sabe que eu sou apaixonada pelo filme que se baseou na obra clássica Coraline, do renomado autor Neil Gaiman. Embora soubesse da existência do livro, nunca tinha me interessado em adquirí-lo até entrar na Livraria Cultura em plena Black Friday com o namorado e o melhor amigo e avistar um exemplar na edição comemorativa de dez anos, composto pela escrita íntegra do autor. Fiquei namorando o exemplar por um bom tempo até finalmente levá-lo para o caixa e começar a ler. Mas sabe do que mais? Vou confessar pra vocês que não me arrependo nem um pouco.

Apesar de muita gente ter demonstrado opiniões negativas a respeito da capa de Coraline, eu gosto muito dela. Tem aspecto sombrio e sinistro, com reflexos de mãos donas de unhas grandes e afiadas tentando alcançar a personagem ilustrada, o que reforça muito essa característica do livro.

Com certeza a edição foi bem caprichada, ainda que muita gente ache que os paperbacks sejam vagabundos (eu também tinha esse preconceito, cof cof). A diagramação tá super ok também, o livro possui ilustrações bem legais em seu interior, adorei! Porém, como em tudo a gente arranja um defeito, me senti um pouco incomodada com a revisão no que diz respeito a pontuação e troca de letrinhas. Po, Harper!

Coraline é uma mocinha esperta e teimosa, que ao se mudar para o Palácio Cor-de-Rosa, se vê nada para fazer e insiste em explorar a casa cada vez mais. Em uma de suas explorações, acaba por encontrar uma porta que, a princípio, parece ter sua entrada inofensiva coberta por uma parede de tijolos, mas logo vai se revelando como um portal para um lugar cheio de surpresas e perigos inimagináveis.

Uma das razões que me motivam a gostar tanto dessa obra é a personalidade de Coraline. Eu sempre me identifiquei muito com ela: curiosa, teimosa, chata, um pouco arrogante, exigente e persistente. Além do mais, gosto muito do fato de ela não ser uma garotinha com as outras, o que me instiga bastante.

Outro personagem que me agrada (e me conquistou ainda mais no livro do que no filme) é o gato preto. Preservando o estereótipo do orgulho próprio do gato, Neil soube desenvolver muito bem o personagem, ainda que este se tratasse "apenas" de um animal. No filme, temos uma bela representação do gato, mas senti que no livro o personagem tem suas características mais enfatizadas, o que eu gostei de verdade.

Acho que esse livro não teria tido o sucesso que é se não fosse escrito por Neil Gaiman. Esse foi meu primeiro contato com sua escrita e fala sério, eu amei a experiência! Suas tiradas sarcásticas, a pitada de humor e criatividade que ronda seu universo... Tudo fantástico! Algumas referências podem parecer meio estranhas, mas fazem mais jus ao estilo psicodélico do que outra coisa. Se você for fã desse estilo, vai curtir muito o mundo de Coraline, que é repleto de analogias do tipo.

Quanto à trama... Preciso dizer o porquê de eu amar tanto a história? Tá, aí vai: é diferente de tudo o que lemos por aí, remete a outros clássicos fantásticos da literatura (jogue a primeira pedra quem nunca se lembrou de Alice no País das Maravilhas ou Nárnia!) e ainda protagonizado por uma menina que de boba não tem nada, além de ter um tiquinho de base na vida cotidiana do escritor e ter sido escrita inicialmente como uma história que faria suas filhas dormirem. Preciso dizer mais?

Outra coisa que me agradou demais foi a mensagem principal do livro. Durante a leitura, encontrei várias passagens muito legais sobre a coragem, elemento mega evidenciado ao decorrer de toda a história. Gostei do modo como isso pode influenciar as crianças que lerem a história, já que como a classificação indica, a obra é recomendada para os pequenos acima de oito anos. Com certeza, uma boa pedida!

E é com esses argumentos que recomendo muitíssimo essa edição. Além de apresentar a escrita do Neil na íntegra, a edição comemorativa de dez anos ainda possui um Q&A com o autor, além de guia para clubes de leitura. Eu gostei muito do Q&A também, tem umas informações bem legais que eu não sabia sobre o escritor e seu livro. Com certeza, favoritado e colocado na cabeceira.


4 comentários:

Comentários
4 Comentários
  1. Olá Natalia!
    Adorei a sua resenha *-* sério, me deu uma vontade enorme de ler o livro!
    Esse realmente não é um livro que eu compraria pela capa, olha que coisa feia, rs.
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!

      Muito obrigada! LEEEEEEEEEEEEIA, eu sou muito fã de Coraline, você vai adorar. A íntegra é super tranquila de ler, vale muito a pena, se você achar a edição comemorativa então... Só amor! <3

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Que ótima resenha!
    Eu já tive uma experiência com o Neil Gaiman em Lugar Nenhum.
    Confesso que apesar de uma ótima história, o livro as vezes ficava maçante. Enfim.
    Apesar de ter indicações de alguns amigos, nunca assisti ou li i filme. Mas creio que isso possa mudar em breve hahaha

    Ahhhh, lá no blog está rolando uma Gincana de Natal. A 1ª prova já está no ar valendo o livro A Casa de Hades do Rick Riordan!

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dreeh!

      Muito obrigada <3

      Ah, jura? Eu gostei muito do estilo de escrita do Neil e devo retornar a procurar alguma obra dele.

      Assista/leia Coraline! É o meu conto fantástico preferido, sou apaixonada/amo/sou esse mundo criado por Gaiman.

      Pode deixar que eu vou lá dar uma olhada!

      Beijos!

      Natalia Leal

      Excluir