09/02/2014

[Resenha] Álbum de Casamento



Autor: Nora Roberts

Editora: Arqueiro

Páginas: 288

Preço: 19,49 no Extra.

Velocidade da leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2013











Sinopse: Quando crianças, as amigas Parker, Emma, Laurel e Mac adoravam fazer casamentos de mentirinha no jardim. E elas pensavam em todos os detalhes. Depois de anos dessa brincadeira, não é de surpreender que tenham fundado a Votos, uma empresa de organização de casamentos bem-sucedida. Mas, apesar de planejar e tornar real o dia perfeito para tantos casais, nenhuma delas teve no amor a mesma sorte que tem nos negócios. Até agora. Com várias capas de revistas de noivas no currículo, a fotógrafa Mac é especialista em captar os momentos de pura felicidade, mesmo que nunca os tenha experimentado em sua vida. Por causa da separação dos pais e de seu difícil relacionamento com eles, Mac não leva muita fé no amor. Por isso não entende o frio na barriga que sente ao reencontrar Carter Maguire, um colega de escola com o qual nunca falara direito. Carter definitivamente não é o seu tipo. Professor de inglês apaixonado pelo que faz, ele cita Shakespeare e usa paletó de tweed. Por causa de uma antiga quedinha por Mac, fica atrapalhado na frente dela, sem saber bem como agir e o que falar. E mesmo assim ela não consegue resistir ao seu charme. Agora Carter está disposto a ganhar o coração de Mac e convencê-la de que ela é capaz de criar suas próprias lembranças felizes.


As expectativas para a leitura estavam bem altas quando comecei a ler Álbum de Casamento. A premissa me interessou muito e o fato de cada livro da série ser narrado por uma personagem, ainda mais.

A edição proporcionada pela Editora Arqueiro ficou bem simples, porém agradável, como sempre. Só acho que eles poderiam inovar um pouquinho mais na diagramação do livro, que costuma ser sempre a mesma coisa, independente do tema que o mesmo aborde. A revisão ficou impecável e curti muito a tradução, além do design da capa.

Álbum de Casamento é o livro introdutório à série Quarteto de Noivas e fala sobre a vida de quatro mulheres que juntas, organizam uma empresa de casamentos. Nesse livro, teremos o foco em Mac, uma mulher apaixonada por registrar os sentimentos alheios através de suas lentes, mas que não tem muita experiência na área da felicidade. Filha de pais divorciados, ela não recebeu muita atenção do pai durante sua vida inteira, ao passo que sua mãe vive trocando de namorados e apelando para o drama, só a chamando quando precisa. Todo esse histórico familiar conturbado fez com que Mac não acreditasse mais no amor e em sentimentos verdadeiros, muito menos no casamento e seu significado, apesar de trabalhar com isso diariamente.

Mas tudo isso tende a mudar quando ela reencontra Carter, um rapaz em quem nunca tinha reparado antes e que agora surte um estranho efeito sobre ela. Ele é o último homem com quem planejaria se envolver: amante dos paletós de tweed e de Shakespeare, professor de inglês em sua antiga escola e um estabanado de carteirinha, ele vai mostrar a Mac que o amor pode ser muito menos complicado e doloroso do que parece.

Mal comecei o livro, me senti dominada pela escrita gostosa e super fluida da autora. Fiquei feliz em comprovar que sua reputação é merecida, já que estava morrendo de medo de ter que lidar com um daqueles romances melosos e chatinhos. Que nada! Nora conduz suas personagens de forma leve e convidativa, prendendo o leitor a cada página virada, em um ritmo envolvente e com descrições agradáveis de se imaginar.

Dessa forma, foi uma ótima experiência vivenciar a rotina tranquila de Mac, que se revelou uma personagem forte e decidida, porém, com a mãe no papel de seu calcanhar de Aquilles. Mesmo com esse probleminha, gostei muito do desenvolvimento da personagem, que é firme e não possui controvérsias. Mesmo com seus defeitos, Mac é madura e sábia em suas decisões, não é fã de mimimis e não me irritou ao decorrer da história. Ponto para ela!

Já Carter é o tipo de nerd que não me deixou enjoada com seu comportamento fofo. Pelo contrário! Adorei o fato da autora saber trabalhar suas características de forma que o personagem parecesse real aos meus olhos. Não tem como não se apaixonar por esse mocinho, ainda que ele não seja lá um bad boy. Tudo bem que ele lembrou muito o meu namorado, o que me fez gostar muito mais dele, mas não foi só por isso que fiquei torcendo para que ele conseguisse derreter o coração da protagonista.

O que contou muito como um ponto positivo para o casal foram os diálogos sarcásticos que estão presentes durante toda a leitura. Eu amo sarcasmo e encontrar diálogos inteligentes com esse elemento-surpresa é uma das melhores coisas do mundo, no meu ponto de vista de leitora. Outra coisa que gostei muito no casal, que apelidei carinhosamente de Cartenzie, foi o nível de amizade e companheirismo que eles possuem. Até que enfim uma dupla que não fosse só beijos e pegação, né gente? Zerou!

E no que se trata das outras integrantes da Votos, Nora também não deixou a desejar, pois me afeiçoei a cada uma delas. Não dá para não querer saber mais sobre a eficiente Parker, a sentimental Emma e a sarcástica Laurel. Mas o que mais me chamou a atenção sobre essas mulheres foi a amizade que as une e a mensagem que a autora nos passa através dela. É muito lindo presenciar o quanto uma se importa com a outra e mesmo trabalhando, a maneira com que estão sempre se divertindo e agindo juntas, seja apenas por meio de tiradas irônicas ou avisos disfarçados de conselhos.

Os conflitos de fundo também foram muito bem trabalhados e a autora sobre medir o nível de tensão imposta sobre as problemáticas de acordo com as características de cada personagem. Gostei muito do arranjo final e a maneira crível com que Mac lidou com as situações e soube resolver os problemas.

Por fim, quero todos os outros livros que vão vir a seguir, estou apaixonada por esse universo! O lançamento de Mar de Rosas está previsto para esse mês e mal posso esperar para tê-lo em minha estante, já que a personagem da vez vai ser a Emma, responsável pelos arranjos de flores das noivas e decoração dos casamentos. Mais um favorito para a minha lista, recomendo à todos os fãs de romance!


14 comentários:

Comentários
14 Comentários
  1. Quero ler com certeza. Eu já li outros livros da autora e gostei bastante, principalmente os policiais. Espero gostar tanto quanto você gostou.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil!

      Pois leia, estou muito ansiosa para continuar essa série.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Oi!

    Assim como você me encantei pela escrita da Nora e foi impossível não ser conquistada pelo fofo do Carter e ficar envolvida com as meninas da Votos. Estou louca pela continuação, espero que seja tão boa quanto esse primeiro livro.

    Beijo,
    Naty - Just Books.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Naty!

      Ah, Nora é amor! Eu acho que como ela tem muita experiência, talvez seja difícil dela errar a mão no segundo livro. Mas vamos ver, né? Tô muito ansiosa!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  3. Oi Natália! :)
    Nora é diva de romance mesmo, apesar de eu preferir a série Mortal dela, SUPER bem escrita e deliciosa! :)

    Adoro livros com essas temáticas, e adorei saber que será uma quadrilogia. Todos falam do Carter, será que vou gostar dele também? hahahaha

    Beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lygia!

      Eu sou doida pra ler essa série dela, porém, o número de volumes me intimida hahahaha.

      Vai gostar siiiiiim, Carter é um amor!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  4. Vou te dizer que quando citou que o 'mocinho' é professor de Inglês já fiquei animada para ler.
    Acho que ainda não li nada da Nora, e esse livro parece ser uma boa pedida pra começar.
    Deve ser baita confusão essas 4 planejando casamento hahaha ou não.. haha

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nana!

      Claro, né? Quem não gosta de um mocinho que cita Shakespeare? Hahahahaha. E pior que não, sabe? O melhor é o jeito organizado e tudo de bom com que elas administram a empresa, curti muito!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  5. Oie moça!
    Eu, como vc, nunca tinha lido nada da Nora e também me surpreendi com esse livro!
    Estou super ansiosa pela continuação! Adorei todas as personagens e a narrativa da autora é muito gostosinha, daquelas que te prende!
    Adorei a sua resenha!
    Beijos,
    Nica
    Drafts da Nica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nica!

      É tão bom, né? Tô apaixonada, quero mais! Exatamente. Só demorei pra ler porque estava de ressaca na época, mas adorei a história.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  6. Louva varrida para ler!

    (Post Novo; Passa Láh)


    http://marcellyrosa.blogspot.com.br/ M.R ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcelly!

      Lê mesmo, esse livro vale muito a pena!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  7. Oi Naty, adoro a Nora e esse é um dos poucos livros dela que ainda não li. Pela tua resenha percebi que mais uma vez ela consegue se superar e fazer com o leitor fique completamente apaixonado pela história. A editora Arqueiro está de parabéns, essa capa ficou um arraso. Não vejo a hora de ter o meu na estante.

    Beijos
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jessica!

      Sim, essa foi a minha primeira experiência com a autora e gostei muito. Pretendo ler as outras obras dela e cumprir um objetivo de vida: ler todos os seus livros já publicados.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir