15/06/2014

[Resenha] Todo Dia



Autor: David Levithan

Editora: Galera Record

Páginas: 280

Preço: 15,75 na Saraiva

Velocidade da leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2013











Sinopse: Neste novo romance, David Levithan leva a criatividade a outro patamar. Seu protagonista, A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrar a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor.


Demorei um pouquinho a ser convencida pelas minhas amigas de que comprar Todo Dia valeria a pena, mas acabei incluindo-o em minha lista de desejados para o natal de 2013. Mesmo tendo o livro em minhas posses desde dezembro, foi só no carnaval de 2014 que eu decidi colocá-lo na minha lista de leituras para o feriado prolongado. Agora, venho por meio desta resenha contar tudo o que eu achei sobre o tão falado romance de David Levithan.

A primeira impressão que tive do livro foi muito boa. Como já o queria desde que ainda não tinha sido traduzido e lançado no Brasil, as expectativas estavam consideravelmente altas. No momento em que fui conferir a diagramação então, meu coração deu pulinhos! A capa é igual a original e tem tudo a ver com a proposta da história, o que me estimulou ainda mais a visualizar a situação imposta pelo autor.

Cada capítulo do livro é um dia na vida do protagonista, o que achei muito interessante e coerente. O que me atrapalhou muito na leitura foram os vários erros de revisão e digitação que notei ao passar das páginas. A tradução ficou ok, apesar disso tudo.

Nossa história se desenrola sob a visão em primeira pessoa de A, um ser aparentemente desconhecido, que se desloca de corpo em corpo em um espaço de 24h, não deixando qualquer rastro de memória a respeito do dia em que viveu em seu hospedeiro após a troca. Entretanto, a memória de cada dia vivido permanece com A, qualquer seja o hospedeiro. E é durante uma dessas trocas que A (destituído de sexo) conhece Rhiannon, uma garota que esconde suas melhores qualidades na sombra do namorado, Jason.

Assim que se apossa do corpo do garoto, A não tem dúvidas de que seu coração pertence a Rhiannon. Dessa forma, ele (ou ela?) passa a tentar reencontrá-la durante suas viagens, mesmo sendo uma pessoa diferente todo dia.

Preciso falar mais alguma coisa depois dessa premissa? Mas é claro, para que vocês se convençam a ler esse livro maravilhoso, que conquistou o meu coração desde suas primeiras páginas. Em Todo Dia, David Levithan enreda seu leitor através do psicológico de um personagem destituído de um "eu", com uma profunda crise existencialista e ânsia por respostas a respeito de sua espécie. Mais do que apenas uma lição sobre a valorização da nossa personalidade, essa é uma obra que fala sobre o amor em todas as suas formas, sexos, culturas e valores. O que eu mais achei interessante foi a ideia que o autor colocou em seu livro, a importância que ele deu ao valor de que o amor deve ser sentido independente das qualidades físicas da pessoa.

Durante a leitura, não teve um dia em que eu não ficasse fascinada pela relação de A e Rhiannon, dadas as circunstâncias. Sendo ele gordo ou magro, mulher ou homem, inteligente ou burro, gangster ou nerd, a menina dava um jeito de aceitar a essência que estava dentro do corpo, emocionando e cativando o leitor a cada cena. Outra coisa que me manteve presa no livro foi a maneira única com que o escritor soube expôr e descrever suas cenas, me fazendo suspirar e torcer pelo casal principal a cada minuto do livro.

Cada personagem encontrado ao decorrer da história, mesmo os hospedeiros de A, são muito bem desenvolvidos e possuem o "eu" próprio, o que entra em contraste com o questionamento principal do protagonista e me fez refletir bastante. Ao representar cada um de seus hospedeiros, A nos mostra que cada pessoa é única, não importa o quanto tentemos dizer o contrário. Cada um tem seus problemas, rotinas diferentes, maneiras de pensar, agir e viver totalmente distintas, o que nos faz singular. Isso foi muito frisado durante todo o texto e eu me senti muito bem em me deparar com um quesito tão valorizado por mim, a personalidade, sendo elevado a esse ponto.

As cenas de romance são das mais fofas e você não vai querer perder toda a desmistificação do que seria uma personagem pura e virginal que ocorre quando conhecemos Rhiannon. Ela é insegura? É. É um tanto retraída? Digamos que sim. Mas isso não significa que ela seja uma personagem chata e sem valor, pelo contrário. Rhiannon forma o par perfeito com A, sendo os dois personagens interessantíssimos que me fizeram parar para pensar em diversos assuntos durante toda a leitura. Tá aí uma garota que se assume do jeito que é, mesmo tendo seus próprios problemas. Gostei muito do modo com que Levithan soube retratar isso em seu livro, achei muito inteligente da parte dele.

E esse é um adjetivo que não pode ser deixado de lado, inteligente. Sr. Levithan teve muita criatividade e perspicácia em toda a sua trama, não focando só no romance entre os adolescentes. Fiquei encantada com algumas particularidades que ele estabeleceu acerca do universo em que o personagem vive e suas limitações, tudo realmente original. O final do livro sugere um gancho para uma continuação, mas acho que não terá segundo livro, apesar de ter ficado curiosíssima e desejá-lo muito. É um romance que estimo muito e recomendo a todos!


22 comentários:

Comentários
22 Comentários
  1. Oiii
    Pra mim também se tornou um dos favoritos, sem dúvida nenhuma.
    A leitura me prendeu do ínicio ao fim haha e fico feliz que tenha gostado tanto quanto eu, esse livro é simplesmente incrível, desde a capa até a última página.
    E concordo total, ele é muito inteligente haha adorei sua resenha, concordei em tudo. UAU.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/06/lancamento-do-livro-o-jogo-perfeito-por.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impossível não se tornar, né? Esse livro é maravilhoso!

      Fico feliz que tenha curtido! ♥

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. cara eu ganhei esses dias esse livro em um top comentarista, até já chegou em casa.
    não vejo a hora de ler.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lê sim, Alice! Depois me conta o que achou, viu?

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir
  3. Oi Natália :)

    Primeiramente parabenizo-a pela magnífica resenha. Todo Dia já foi lido e resenhado por mim e, assim como você, me apaixonei pela premissa e pela narrativa do Levithan. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Levithan é tudo de bom mesmo. ♥

      Beijão!

      Natalia Leal

      Excluir
  4. Todo Dia já estava na minha booklist <33333333
    Ótima resenha, fez eu subir o livro para 'livros urgentes', vulgo comprar já. Livros inteligentes são fascinantes!
    ps.: QUE LAYOUT <333333333333333333333
    QUE BANNER DIWOOOOOOOOOOOOOOOOOO <3
    Curtindo e seguindo :3 beijos ♥
    likearocklikearoll.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Owwwwn, que honra! Fico felicíssima por você ter gostado. :D

      Muito obrigada! ♥

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir
  5. Nunca li esse livro, apesar da leve curiosidade que tenho por ele. Achei a questão do protagonista ser destituído de sexo uma sacada genial do autor, já que vivemos em um tempo onde a sexualidade é vista como tabu e um assunto reprimido. Levithan ganhou vários pontos comigo só por isso haha
    Muitas saudades <3
    Beijos Nat!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leeeeeeia, Ju! Esse livro me marcou muito, é lindo demais.

      Muitas saudades mesmo!

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir
  6. Olá =3.
    Eu li esse livro ano passado, confesso que apesar de gostar da obra em si eu não amei tanto quando a maioria.
    Mas a ideia da obra é super original e o livro em si é bacana.
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amei esse livro, tipo, demais, hahahaha. Acho que já deu pra perceber pela resenha, né?

      Beijão!

      Natalia Leal

      Excluir
  7. Parabéns pela resenha Natalia! Já li Todo Dia e amei! Foi uma das minhas melhores leituras deste ano! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Vanessa! Bom demais, né?

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir
  8. Parece um livro ótimo. Isso de ser uma pessoa a cada dia é bem interessante e gostei tb de dar valor ao amor e ter um personagem destituído de sexo. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Vale totalmente a pena apostar nele.

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir
  9. Oi,
    Só leio resenha positivas sobre esse livro. Quero mt ler!
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois leia! Não vai se arrepender, prometo.

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir
  10. Esse foi um livro que tive prazer em ler. Depois de tanto mais do mesmo que temos visto por ai, pegar um livro diferente e bom assim é muito prazeroso.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né? Esse foi um dos motivos pelos quais favoritei. Nunca tinha lido um livro igual!

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir
  11. Realmente o final sugere uma continuação, mas também acho que não terá, o que é uma pena, pq eu achei esse final um ó! A última página em si, na verdade. Mas o livro é lindo demais, muito profundo *-*

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tivesse uma continuação eu nem reclamaria, sabe? Acho que merecia, até pra espécia do A ser mais explorada e tals.

      Beijão!

      Natalia Leal

      Excluir