06/08/2014

[Resenha] Sisters Red



Autor: Jackson Pearce

Editora: Little, Brown Books

Páginas: 336

Preço: 41,00 na Livraria Cultura

Velocidade da leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2010











Scarlett never believed in the Fenris—werewolves drawn to the delectable charms of young girls. That all changed when in one swift attack, a Fenris murdered her grandmother and left Scarlett half-blind and horrifically scarred. Only her younger sister, Rosie, escaped unharmed as Scarlett shielded her from the Fenris's jaws.

Now eighteen, Scarlett's life's mission is to destroy the Fenris and save other girls from her fate—a mission she's grown to love, despite herself. Armed with red cloaks and hatchets, Scarlett, Rosie, and a young woodsman, Silas, move to the city in search of answers—and vengeance. If they can find a Potential Fenris, tainted by the pack but not yet consumed by it, they can unlock the mystery that transforms them- but better yet, use him as bait.

But unlike Scarlett, Rosie doesn't feel the thrill of the hunt in her blood. Longing for a life away from heavy responsibility and something sweeter than steel determination, Rosie finds herself drawn to Silas. More and more often, they find themselves abandoning the search for the Potential, stealing kisses, sharing secrets.

When Scarlett discovers the romance blossoming in her midst, she abandons her sister to the woodsman, certain that her own heart has no room for love, not when it's filled with her mission, her purpose. Still, the bond between Scarlett and Rosie is too deep to truly sever, and when Scarlett discovers a way to bring her sister back to her side for good- even if it means destroying Rosie’s happiness—she is forced to make a decision that will change the course of both their lives.


Confesso que dei urros de alegria quando Sisters Red chegou aqui em casa. Como já estava esperando pelo livro há um bom tempo, foi um pulo para colocar essa leitura na frente de todas as outras que eu estava devendo. Claro que a desculpa "tenho que ler algo para o projeto do blog" contou em 90% da decisão, né? No começo eu fiquei sim, com muito receio de ler e não conseguir entender a maioria das coisas, já que foi o meu primeiro "tiro no escuro" com livros em inglês. Superado o receio, comecei a ler como quem não quer nada, torcendo para não me decepcionar.

Logo de cara, não tem como não querer ler Sisters Red. O design da capa, combinado com o mix de texturas e a técnica de fechamento (psicologia) que foi utilizada atiçaram a minha curiosidade. Ficou ainda melhor quando eu abri o livro e passei as páginas para dar uma olhadinha na tipografia: o design é super clean e agradável, com fonte agradável aos olhos e páginas amarelas. Uma coisa boa foi não ter notado erros de revisão, que estava impecável.

Assim que comecei a ler, me deparei com a história de duas irmãs que são grudadas uma na outra, como se fossem gêmeas. Com dois anos de diferença na idade, elas obviamente cresceram juntas e foram criadas pela avó, que faleceu em um trágico acontecimento responsável por marcar a vida delas. Desde que a avó foi devorada por uma criatura maligna - um Fenris - e Scarlett teve o rosto permanentemente marcado por ter defendido sua própria vida e a da irmã, as duas se dedicam a caçar essa galera do mal que costuma comer mocinhas indefesas no jantar.

Eu acho que já dá pra perceber de que releitura eu estou falando, né? Se você levar em conta que a vovó foi devorada por uma criatura maligna e que ela se assemelha a um lobisomem, então já tem certeza mais do que absoluta de que estamos lidando com uma versão mais atual da Chapeuzinho Vermelho. Se você é viciado em contos de fadas como eu, mas nunca tinha dado aquela atenção especial para essa personagem, posso te garantir que esse livro vai mudar a sua visão da Chapeuzinho! Não estava nem na metade e já estava apaixonada pela menina do capuz vermelho, o universo criado por Jackson Pearce me conquistou assim ó, num estalar de dedos.

Eu gostei muito de abrir o livro e topar com personagens muito fortes e o mais importante: singulares. Guiada pela escrita descritiva (mas nem tanto) de Pearce, fui introduzida a duas mulheres que sabem o que querem e fazem de tudo para conseguí-lo. De um lado, temos Scarlett, a irmã deformada e mais velha que representa boa parte da figura materna da mais nova e é viciada em caça. Para ela, é como se sua vida tivesse de ser voltada para isso, já que passou pela terrível experiência de perder um familiar para os dentes afiados dos Fenris e ter sua integridade ameaçada pelos mesmos.

Do outro lado da história, temos Rosie, a menina de 16 anos que é mais sensível e tem esperanças de viver uma vida além das obrigações de uma caçadora. Ela se preocupa muito com as meninas que não tem consciência do mal que as espreita, mas não valoriza a caça tanto quanto Scarlett, o que gera um grande conflito entre as duas, que é bem pontuado e desenvolvido durante a leitura. Em meio às tentativas de viver além das caçadas, Rosie também luta para se impor e ganhar sua independência, o que é fundamental para que notemos o quanto ela pode ser forte, mesmo fazendo o papel de irmã mais nova.

Para fechar os personagens principais, também temos Silas, o melhor amigo de Scarlett e parte do "triângulo amoroso" que se forma no livro. Não vou contar mais detalhes sobre a relação dele com as irmãs para não dar spoiler, prefiro deixar o gostinho para vocês mesmo. Ou seja, leiam o livro e descubram, hehe.

Personagens à parte, o que eu mais gostei no livro foi o fato de a autora ter pego uma história conhecida mundialmente e feito modificações à sua maneira. Em todas as páginas do livro, não temos só caçadas noturnas e o romance presente na narrativa, como também conhecemos o esquema dos Fenris e como a raça funciona, bem como um conflito paralelo que tem um desfecho chocante no final. Também curti bastante a maneira com que Jackson dividiu a narrativa, dando voz a Scarlett e Rosie por meio da primeira pessoa, intercalando o ponto de vista das irmãs a cada capítulo.

Dos dois pontos de vista, o que eu mais curti foi o da Scarlett. Apesar de muita gente ter criticado a personalidade dela, eu a enxerguei como uma guerreira forte e muito, mas muito durona. Mesmo sendo muito cabeça dura e tendo um comportamento meio rabugento na maior parte do tempo, ela me conquistou por se importar e proteger Rosie com sua vida, pelo amor que dedica a ela e que as liga como irmãs. Achei muito legal essa construção que a autora realizou e confesso que sim, leria um spin-off contando sobre a vida de Scarlett após Sisters Red, se fosse publicado.

Também gostei muito do modo com que a autora conciliou os elementos de Chapeuzinho Vermelho com a realidade atual. Não achei nada forçado ou "muito inventado", pelo contrário. Nem o romance ficou meloso demais, me peguei suspirando e torcendo muito para que o casal ficasse junto até o fim. Até rolou uma choradinha no final, confesso! Sem dúvidas, é um livro que eu leria de novo, e de novo, e de novo... Recomendo a todos que curtem essa pegada contos de fadas na atualidade!


1 comentáriocomentários:

Comentários
1 Comentários
  1. Oi Nathália :)

    Já vi muita gente de fora comentando sobre esse livro. Eu não me interessaria nele, nem se fosse publicado no Brasil, pois a ideia de contos de fadas na atualidade não me desce. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir