01/01/2015

Retrospectiva literária 2014



Feliz ano novo, pessoal!

Como de praxe, hoje eu venho trazer mais uma retrospectiva (♥) para vocês. Gosto muito de olhar para trás, porque é assim que a gente vê o quanto melhorou e progrediu. 2014 foi um ano muito tumultuado para mim, mas também teve muitas coisas boas. Sei que 2015 vai me trazer desafios e escolhas muito maiores - ano de vestibular, essa novela a maioria de vocês já assistiu - e espero obter sucesso durante todos eles.

Mas agora é hora de falar sobre tudo o que rolou ano passado, do ponto de vista literário. Já sei que li bastante (ultrapassei a meta estipulada, uhul!) e percebi que muitas das leituras foram bem aproveitadas.

Estão prontos para saber como foi?

- Meta de Leitura: 70 livros.
- Quantos livros eu li: 80 (YAY) livros.

Melhor livro de fantasia: Trono de Vidro, sem sombra de dúvidas! Gostei muito do cenário, da protagonista e de toda a trama. Inigualável, repleto de ação e com uma pitadinha de magia, esse livro me agarrou pela mente e não soltou mais! Virei fã declarada da série e estou muito ansiosa para o lançamento dos outros livros da mesma.

Melhor suspense: Novembro de 63, sem nem pestanejar. Narrada por Jake Epping e escrita pelo mestre King, essa foi uma história que me arrebatou a ponto de devorar todas as suas 730 páginas sem reclamar. Um suspense cheio de ação, com climax perfeito e cenas de roer as unhas de todos os dedos, esse foi um livro que com certeza marcou meu ano.

Melhor distopia: Posso ter lido pouquíssimos livros do gênero esse ano, mas sem dúvidas, o que merece a classificação é The Darkest Minds. Leitura do finalzinho do ano, essa distopia me cativou muito e fez com que eu ficasse ávida por mais livros do gênero (que já comprei e planejo ler durante as férias). Considerei essa como uma leitura especial, pois me fez ter mais gosto pelo texto íntegro, no caso, em inglês. Eu achava que seria muito difícil ler distopias em sua língua original. Pode até ser difícil, mas ler The Darkest Minds me mostrou que não é impossível.

Melhor romance: Fiquei muito em dúvida na hora de eleger essa categoria, mas não tenho como fugir de classificar Todo Dia como o melhor romance lido no ano. Eu amei tudo nesse livro - os personagens, a mensagem que ele passa, a escrita do autor, o romance - e não posso deixar de destacar o quanto a leitura dele é importante. Nesse romance, David Levithan defende um ponto de vista muito interessante a respeito do amor ao descaracterizar seu personagem fisicamente. Isso me deixou muito intrigada e fez com que ao meu ver, essa obra se tornasse um must read. Acho que todas as pessoas deviam adotar esse ponto de vista (de que o amor é válido de todas as formas) e levar a sério a proposta desse Young Adult, que é maravilhoso.

Melhor clássico: Esse ano só li um clássico, mas acho que se tivesse lido outros teria escolhido A Viuvinha do mesmo jeito. Me encantei com a maneira com que o autor manuseou suas palavras e a caracterização dada a seus personagens, bem como o cenário que descrevia. Esse ano devo ler outras duas obras dele que já possuo - Lucíola e O Guarani - para o vestibular. Em consequência disso, devo estar fazendo alguns posts sobre a importância de ler os clássicos da nossa literatura.

Melhor nacional: Vai parecer até marmelada, mas nem ligo! O melhor nacional que li em 2014 foi A Máquina de Contar Histórias, livro que é do meu autor favorito (Maurício Gomyde) e me emocionou demais por tratar de relações familiares com profundidade e sensibilidade muito tocantes. Foi impossível resistir às gracinhas de Vida, aos chiliques de Valentina e aos esforços que Vinicius fazia para manter sua família unida em meio às dificuldades. Sem dúvidas, um dos livros que guardei no coração.

Autor revelação: O prêmio de revelação desse ano vai para R.J Palacio! David Levithan e Sarah J. Maas escrevem muito bem e me deslumbraram muito com sua escrita, mas me admirei mesmo foi pelo jeito com que Palacio me guiou através da história de Auggie, em Extraordinário. Não satisfeita, a autora ainda me deixou em lágrimas ao me apresentar a vida de Julian, em O Capítulo do Julian. Dona, a senhora é destruidora mesmo, hein?

Melhor casal: E o casal mais intenso, sexy e apaixonado que eu tive o prazer de conhecer foi Karou e Akiva! Uma vez que você descobre a história completa desse amor que superou eras e mundos, não tem como não se render a paixão desses dois. Não vou falar nada por medo de deixar algum spoiler no ar, mas eles são tão amorzinho! Não tem como deixar de amar, muito sério! *fangirl*

O protagonista que mais me cativou: Acho que para essa vocês já sabem a resposta, né? Senhoras e senhores, meninos e meninas, Celaena Sardothien! Dotada de uma destreza invejável, petulância sem igual e uma frieza de gelar os ossos quando necessário, essa garota me conquistou já nas primeiras páginas. Vou resumir pra vocês: ela é uma assassina super badass que sabe usar do bom e velho senso de humor! E ainda digo mais, fico feliz por ter uma heroína tão fantástica representando o time feminino, hihi.

O personagem secundário que mais se destacou: Will, de Casa de Segredos e A Batalha das Bestas. Tomei um amor sem igual por esse rapaz sem nem perceber! Ele é tudo de bom: fofo, sarcástico, valente e muito enrolado, hahaha. Não teve jeito! Tentei, mas não consegui resistir a seu old fashioned charm quando o encontrei novamente em A Batalha das Bestas. Com certeza, durante esse ano que passou, ele foi o personagem secundário que mais me chamou atenção.


E isso é tudo que eu tenho para vocês a respeito de 2014, 'mores! Até tinha achado que tinha lido pouquinho porque fui surpreendida pela ressaca várias vezes, mas que nada! Li até mais do que já tinha lido na vida toda (em um ano), hahaha.

Espero que vocês tenham um 2015 incrível, cheio de alegria, paz, energia positiva e amor no coração. Sei que houve muitas ausências no blog durante esse ano que passou, mas pretendo tentar manter tudo funcionando durante esse ano novo, tá? Muito obrigada por me aturarem durante todo esse tempo!

Até mais!


3 comentários:

Comentários
3 Comentários
  1. É tão bom conseguir alcançar a meta de leitura, não é? Você ultrapassou a sua e pelo visto teve ótimas leituras durante o ano! Eu não tinha muita vontade de ler Trono de Vidro mas você tem me deixando curiosíssima para conhecer essa história (não é a primeira vez que você fala sobre ele por aqui). Todo Dia e Extraordinário foram duas leituras fantásticas que também realizei em 2014. Preciso ler o novo livro do Maurício, gosto muito dos outros e tenho certeza que não vou me decepcionar com esse.

    Adorei a retrospectiva, espero que 2015 traga ótimas leituras e muito sucesso para você (boa sorte com o vestibular!).

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Naty!

      Siiiiiiiiim, fiquei super feliz quando notei que tinha lido tanto! ♥

      Leia, leia, leia! Esse livro é incrível, maravilhoso, tudo de bom. Celaena é demais! Todo dia e Extraordinário são livros que ficaram no meu coração, me tocaram de verdade.

      Muito obrigada! Que 2015 seja um ano de muitas surpresas para todos nós. =)

      Beijão!

      Excluir
  2. Fiz metas pra 2015 e quero muito alcançar todas elas ! Ainda bem que você conseguiu as suas de 2014 hahaha tomara que vc consiga também nesse ano ner?
    http://pequenamiia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir