30/04/2012

[Resenha] Água para Elefantes



Autor: Sara Gruen

Editora: Arqueiro

Páginas: 272

Preço: 16,10 na Cia dos Livros

Leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2007











Sinopse: Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.

Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.

Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.

É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.

"Água para Elefantes" é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.



Esse foi o primeiro livro que recebi em parceria com a Editora Sextante. O exemplar que possuo tem a capa do filme, e não a original (não achei fotos suficientemente grandes e em boa qualidade da capa do filme), mas ainda assim é linda! Fiquei namorando a capa por um bom tempo antes de ler. O material é muito bem feito, as páginas são amarelas - o que facilita a leitura - e as letras tem um tamanho agradável ao leitor. Adorei o fato de a capa ser toda envernizadinha, e o livro em si é bastante resistente. Eu já queria ler esse livro há um tempão, e não me desapontei nem um pouquinho com ele.

Para começar, adorei o estilo da narrativa em flashes do passado de Jacob Jankowski, um senhor de 90 (ou 93) anos. Nesse aspecto, a obra de Sara Gruen me lembrou bastante à de Arthur Golden, Memórias de Uma Gueixa. A escrita de Gruen é bastante descritiva e me encantei com a versão mais velha de Jacob por seu jeito de impôr sua opinião e defender os elementos de seu tão precioso passado. Rosemary e Walter foram outros dois personagens pelos quais mantive permanente encanto.

Um fator que me surpreendeu foi que o livro não é nada leve. Contém cenas vulgares e impecavelmente descritas. Achava que o livro em si seria algo singelo, mas Sara optou por deixar bem claro que a vida em um circo não é nada fácil, o que em parte, me agradou bastante.

Água para Elefantes é um livro maravilhoso, mas para quem tem olho. Olho bom o suficiente para enxergar as coisas mais bonitas e simples da vida. Várias pessoas me pararam enquanto eu lia na escola pra dizer que esse é um livro muito chato, que eu não deveria perder o meu tempo lendo porque iria me decepcionar no final. Mas continuei, e minha opinião é totalmente contrária à dessas pessoas, pois este se revelou um dos meus queridinhos. Algumas cenas por mais simples que sejam me emocionaram. A relação que Jacob e Marlena tem com os animais do circo é tão intensa, que me contagiou por completo. Fora que os espetáculos dos Irmãos Benzini eram maravilhosos, você lê a descrição deles com aquele frio na barriga.

Enfim, livro recomendadíssimo. Se você se encanta com a inteligência dos bichos e coisas simples, leia, pois é certo que vai se encantar com Água para Elefantes também.

Nota: 100/100


36 comentários:

Comentários
36 Comentários
  1. Oie Natalia me chamo Helvio Junior e soube do seu blog pelo Youtube em um vídeo que assisti seu! Bom querida eu queria pedir um favor seu. Estou escrevendo um livro e gostaria que você lesse e desse sua opinião. Quero que alguém me de a opinião sobre meu livro! qualquer coisa me mande um e-mail. O livro é uma série de 5 livros de resto eu te falo depois por e-mail se você quiser e do tipo meg cabot digamos assim! Bjos querida.

    email helviojunior@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que honra Helvio, estou realmente encantada!

      Nunca servi de leitora beta pra ninguém, e vai ser um prazer te ajudar :D

      Vou te mandar um e-mail,

      Um beijo!

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Não vejo a hora de ler o livro. Vou ver se compro essa semana. Beijos e se quiser seguir, eu retribuo : http://cupcakedegarotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça isso mesmo, é um livro realmente lindo!

      Um beijo,

      Natalia Leal

      Excluir
  3. Estou querendo muito esse livro! Amei seu blog, sou viciada em livros!
    Natalia eu vi que você tem parceria com a editora sextante, gostaria de saber como é essa parceria. É que eu estou escrevendo um livro, e gostaria de algum apoio para poder divulgar e em breve publicar! Sei que é dificil, mas tem que tentar né!
    Entre em contato cmg se quizer, gostaria da sua opnião, posso te mandar uma prévia ou a snopse do meu livro:
    e-mail gabriela.2010marcondes@hotmail.com
    twitter: @_gabimarcondes
    Adoraria ter vc como seguidora do meu blog, beijos!

    http://meninaslegais1.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi, tudo bem?

      Muito obrigada, vou entrar em contato com você sim ^^

      Um beijo,

      Natalia Leal

      Excluir
  4. Nossa, obrigado por seguir e como prometido,
    estou aqui pra retribuir *u*
    Beijos : http://cupcakedegarotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada amor, fico muito grata pela sua visita ^^

      Um beijo,

      Natalia Leal

      Excluir
  5. oi florzinha que lindo seu blog!!! adoro ler!!! bom saber que agoro vou ficar antenada no seu blog kkkk

    Já estou seguindo seu blog e gostaria que seguisse o nosso!!!
    Ah...lembrando que esta rolando um sorteio super bacana no blog, o resultado sai dia 6 de maio, participa!!!
    Bjinhos
    mundinhodellas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que participo fofa, será um prazer!

      Ahh, que bom :3

      Um beijo,

      Natalia Leal

      Excluir
  6. Parece ser lindo o livro, e o filme também. Seguindo aqui flor.

    Kisses ♥ Garota Inocente

    ResponderExcluir
  7. Adoreii o blog se de da uma passadinha no meu http://soohpc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nunca ouvi falar. Mais parece ser bom!
    Obrigada pela visita em meu blog,seguindo aqui já. Beijos
    http://pepper-of-rock.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo, invista mesmo nele!

      Obrigada por seguir!

      Um beijo,

      Natalia Leal

      Excluir
  9. Obrigada pela visita no meu blog :)
    Eu queria ler esse livro! Pooso pedir uma resenha? Beem... lá vai a menina que roubava livros. Se vc fizer a resenha me avise pq quero mto ler.
    Beijinhooos... Fik com Deus *-*
    www.cherryword.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada amor :)

      Ah, claro! Vou anotar aqui e ver se compro o livro, é um dos que ainda não li, rs.

      Pode deixar que aviso quando sair a resenha!

      Um beijo,

      Natalia Leal

      Excluir
  10. Preciso ler esse livro! Acredita que ainda não li? Vou anotar na minha lista de desejos. hahahah

    http://romariomarquess.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anote mesmo Romário, não vai se arrepender!

      Um beijo,

      Natalia Leal

      Excluir
  11. Ah, adooooro esse livro. Minha amiga falava tão bem, que li, no final do ano passado e amei a história. Sério, me surpreendi MUITO com o desfecho, fiquei pasma porque não imaginava que aconteceria o que aconteceu HAHAHA

    Beijo
    Sem querer me intrometer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhul, sua amiga tem bom gosto, já sabe né? OKDPOKASOPAK

      Sim! O desfecho é tudo, tudo, tudo. Uma pena que o prólogo estraga toda a emoção né? :\

      Um beijo!

      Natalia Leal

      Excluir
  12. Nossa, q bom q te ajudei com o tutorial....seguindo de volta .

    luci-lyly.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Para ser muitoo bom..


    Estou te seguindo..

    www.palmacarla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Ja concorri a sorteio p/ ganhar esse livro! mas não ganhei vou ter que comprar mesmo! rsrs♥
    http://kelly-club.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Parece ser muuito bom >< , nunca assisti o filme , nem li o livro . Pretendo fazer os dois rapido .

    Um beijo ,
    http://garotas-dramaticas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça mesmo, ainda bem que você tem noção do que está perdendo né? hahaha

      Um beijo!

      Natalia Leal

      Excluir
  16. Nossa, sua resenha é uma das mais positivas que encontrei... Qualquer livro fica realmente encantador com suas palavras.
    Descrição impecável! Parabéns pelo trabalho :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, muito obrigada mesmo! De vez em quando eu fico achando que minhas resenhas não correspondem às minhas expectativas, então fico muito feliz em ler elogios desse tipo <3

      Um beijo!

      Natalia Leal

      Excluir
  17. Fico tão controversa em relação a água para elefantes. Uns dizem que amaram como você outros acharam fraco e eu fico aqui na curiosidade kk. Mas acabei de solicitar a Arqueiro e (realmente) espero também amar. O que me anima muito é saber que nem sempre o que todo mundo acha eu sinto o mesmo. Por exemplo: todo mundo elogiou desesperadamente "Um dia" e eu fiquei seriamente decepcionada. Praticamente odiei o livro!

    Um beijo!
    Brenda Lorrainy
    cataventodeideias.om

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Brenda!

      Poxa, pra tirar a dúvida, só resta ler! Quero saber depois da sua opinião, hein?

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  18. Oi, Natalia. Eu li esse livro recentemente. Achei bem gostosa a leitura, muito legal tb a alternância em flashs de memória do protagonista. Mas achei que poderia se focar mais no amor do veterinário com os animais, ms não é isso o que acontece. Pareceu que ficou faltando algo...

    Venha visitar minha página, conheça meus trabalhos artesanais:
    http://www.folhasdesonhos.blogspot.com

    abraços,
    Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciana!

      É verdade, eu também me surpreendi um pouco por isso não acontecer, mas curti do mesmo jeito :)

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir