05/12/2012

[Resenha] Algemas de Seda



Autor: Frank Baldwin

Editora: Geração Editorial

Páginas: 316

Preço: 19,50 na Fnac

Leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2012











Sinopse: Mimi Lessing está noiva do homem que ama, quando seu colega de trabalho, o irresistível Jake Teller, desperta a sua curiosidade e interesse. Disposto a seduzi-la, Jake a convida a assistir, sem ser vista, aos jogos eróticos dele com suas parceiras, a quem leva ao êxtase sexual por meio da dor. (...) Homens e mulheres não deixarão a leitura deste thriller erótico e absorvente até a última página, para a qual se caminha num clima de sensualidade e suspense eletrizantes.


O que mais me inspirou a ler essa obra foi a onda de livros eróticos que estavam sendo lançados por aí. Como boa blogueira, é meu dever manter meu público atualizado e é óbvio que eu também não queria perder a oportunidade de provar de um gênero desconhecido, além de testar a minha maturidade para a leitura e avaliação do mesmo. Ao receber a oportunidade de participar do segundo ciclo de resenhas organizado pelo blog Revista Innovative em parceria com a Geração Editorial, não tive como não me inscrever.

A Geração Editorial já começou ganhando pontos com a bela diagramação externa e interna do livro. Uma coisa que achei muito legal, foi o fato de ter uma classificação quanto ao nível de erotismo da história, na capa. Em seu verso, podemos encontrar três pimentas: verde (picante), laranja (médio picante) e vermelha (muito picante). Só para constar, Algemas de Seda foi premiado com uma pimenta verde. A tradução e revisão do livro estão ótimas, não percebi muitos erros de revisão e achei que a tradução não poupou palavras para descrever os momentos mais intensos do livro.

Com narrativa em primeira pessoa, conhecemos Jake e Mimi. Ele, um homem solteiro que não busca compromisso algum senão manter o ritmo de uma noitada a cada sexta-feira e ela, uma mulher pudica que enfrenta problemas quanto à tentação de ter relações sexuais com outros homens três semanas antes de subir no altar.

O autor nos libera uma versão mais ampla da história fazendo com que a narrativa do livro seja intercalada entre ele e ela. Ressalto aqui que apesar de ter conhecido bem os personagens e acompanhado tudo, não me apeguei a nenhum deles, infelizmente.

A escrita de Baldwin é descritiva, porém, não cansa o leitor. Ele foi capaz de me prender durante os momentos mais intrigantes e intensos do livro, tal que não podia nem parar para tomar fôlego - o que gerou uma breve discussão aqui em casa, pois minha mãe queria que eu fosse comprar pão e eu não estava com a mínima vontade de largar o livro - e me preparar para a seguinte cena. As partes eróticas precisas o bastante, mas não tão vulgares a ponto de assustarem o leitor.

Uma coisa que me incomodou bastante foi o breve esclarecimento que o autor arranjou para o casal, no fim de tudo. Fiquei sem entender direito também o propósito do assassino entrar na história e de Jake fazer tudo aquilo com as mulheres. É claro que ele esconde um passado um tanto traumático, mas no que isso influenciou na vida dele? O que fez com que ele iniciasse tudo isso? Ele tem prazer machucando as mulheres apenas porque quer vê-las chegar em seu limite? Ou tem algo mais por trás? Fiquei com essas dúvidas após terminar o livro.

Enfim, declaro que Algemas de Seda foi um ótimo passatempo. É um livro que recomendo, mas apenas se você se der por satisfeito com uma solução breve e não muito detalhista, pois é decerto decepcionante quando você termina o livro sem saber o que vai acontecer depois com os personagens principais. Se for ler essa obra, também recomendo que não leia a sinopse da contracapa, pois achei que deu alguns spoilers. Pelo menos a minha leitura teria sido mais emocionante se eu não tivesse lido a sinopse do livro, tanto que ocultei a parte que achei reveladora demais na resenha.


2 comentários:

Comentários
2 Comentários
  1. Não gostei muito da capa, mas as pimentinhas são ótimas! Há autores que colocam muitas cenas picantes e esquecem da história, isso ocorreu?

    Bjinhos.
    L&V
    http://anna-gabby.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabby!

      Bom, acredito que não. A história fluiu bastante pra mim e não achei que alguma cena tenha sido desnecessária. Até porque, quando você começa a enjoar do erotismo, o autor para, no timing certo xD

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir