24/12/2012

[Resenha] Ser Clara



Autor: Janaina Rico

Editora: Underworld

Páginas: 285

Preço: 35,91 na Fnac

Leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2011











Sinopse: Clara é uma jovem brasiliense, de 27 anos, que está envolvida com os preparativos do casamento de sua melhor amiga, Laura. Durante a festa conhece um médico rico e famoso, o homem dos sonhos de qualquer mulher. Porém, acaba se envolvendo com um colega de adolescência. Mal sabe ela os obstáculos que viverá pela frente, tais como uma sogra desesperada e até mesmo tentativas de assassinato, até que consiga decidir o que quer da vida.
Trata-se de um livro de linguagem simples e atual, que descreve o cotidiano, os sonhos e as aventuras de uma mulher vivendo entre a realização de uma vida independente e o desejo de conhecer e viver um grande amor. Clara, Laura, João Thomas, Léo são personagens que encontramos em nosso dia a dia, no trabalho, nos bares, nas festas. Um passeio pelos desejos e sonhos do imaginário feminino.


Garanti meu exemplar de Ser Clara da maneira mais "Clara" possível e fiquei bem feliz por isso. Eu tinha sido a vencedora de um concurso cultural realizado na fanpage do livro, com a promessa que desfilaria pelo Rio de Janeiro caracterizada com roupas que lembrassem a personagem, além de um cartaz escrito "Eu quero Ser Clara!". É claro que eu cumpri a promessa e ganhei meu kit, que foi composto pelo livro e alguns mimos super legais. No mesmo dia, tive a oportunidade de conhecer a Janaina Rico, autora super divertida de quem gostei muito.

A Editora Underworld arrasou na diagramação e revisão do livro. Já a capa, feita pela capista Marina Ávila é a cara da protagonista! A intenção da capa fica implícita durante a história, de forma que os mais atentos poderão descobrir qual o momento que ela ilustra. O livro todo tem um design encantador, o que torna quase impossível não sair da livraria com ele na mão.

Janaina já começa nos apresentando à Clara com uma dose considerável de bom humor e comicidade. Clara logo nos anuncia que está metida nos preparativos para o casamento da melhor amiga Laura e que não pode falhar na organização de tal evento, para que todos vejam como seu bom gosto é apurado. Preparativos feitos, união concretizada, é chegada a festa que celebra o matrimônio, onde familiares se perdem na bebedeira, senhoras mais velhas se desprendem e dançam até o chão e principalmente, onde Clara conhece o atraente João Thomas.

A partir daí, a história vai se desenrolando da forma mais engraçada possível. Eu ri demais com as tiradas da Clara. Onde já se viu, colocar música do plantão da Globo como toque para as chamadas da mãe no celular? Apesar de ser personagem principal de um chick-lit, isso não faz com que a moça seja artificial, pelo contrário. Ela se ferra mais do que se dá bem, passando por cada saia justa que faria uma mulher recatada meter o rabo entre as pernas e sair correndo.

Além de Clara, também conhecemos diversos personagens que fazem parte da história e não deixam de carregar sua dose de importância. Eu me apeguei a quase todos eles, sério mesmo, desde os componentes da família até os amigos mais chegados, cada personagem tem seu diferencial.

Não tenham preconceitos! Se vocês pensam que Ser Clara vai tratar apenas das conquistas amorosas da moça, podem parando por aí. Janaina Rico não desceu do salto ao tratar de assuntos mais sérios e delicados em sua obra, tais quais os relacionamentos abusivos, transtornos obsessivos-corporais e desigualdades sociais, que são tão presentes na nossa sociedade atual. A autora me surpreendeu a em meio de tão leve entretenimento, injetar esse tipo de assunto em seus personagens com maestria.

Como vocês já devem saber, o chick-lit é o meu gênero literário favorito, então, costumo ser mais crítica quanto a ele. Para mim, ou você sabe escrever um chick-lit, ou estraga tudo fazendo uso de piadas forçadas e sem graça. Mas devo dizer que a Janaina passou na avaliação, ainda mais com sua narrativa gostosa, que me fez devorar o livro. Fiquei encantada em poder me deleitar com o cotidiano cômico e problemático de uma brasileira de classe média.

Por fim, é um livro super recomendado. Acho que os amantes do chick-lit deveriam adicioná-lo às suas próximas leituras, pois garanto que vão curtir bastante, assim como eu.


18 comentários:

Comentários
18 Comentários
  1. EU AMO ESSE LIVRO!!!!

    Adoro a Jana,e o livro dela também,um chick lit brazuca que não deixa nada a a dever aos internacionais,com uma narrativa deliciosa,uma protagonista engraçada,espirituosa e qualquer uma de nós queríamos ser!!!!

    adorei a resenha!!!

    bjsss

    Bianca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca!

      Concordo com você, esse livro é mesmo demais! Jana é minha autora de chick-lit brasileiro preferida, já adoro <3

      Fico feliz que tenha gostado da resenha!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Adorei a resenha, fiquei com vontade de ler o livro! Como boa apreciadora de chick-lit, vou colocá-lo na minha listinha, parece ser muito bom! :D
    Beijos
    http://spaceindaze.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel!

      Coloque sim, pois vale super a pena!

      Fico muito feliz que você tenha gostado da resenha *-*

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  3. Adorei sua resenha, muito boa mesmo! E concordo com você, "ou você sabe escrever um chick-lit, ou estraga tudo fazendo uso de piadas forçadas e sem graça" e é chato demais ler um livro que supostamente deveria ser um chicki-lit, mas se perdeu no meio do caminho dentre tantas piadas forçadas! Gostei muito do seu jeito de desenvolver a resenha, acho que é a primeira vez que passo por aqui, mas gostei bastante! Esse livro já estava na minha lista de desejados no skoob, inclusive foi através de lá que você divulgou sua resenha e resolvi conhecer o blog, mas sem dúvida minha vontade de ler Ser Clara só aumento! :)
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcella!

      Pois é, como adoro chick-lits é super desanimador quando leio um desse jeito :( É um gênero onde não existe meio termo mesmo.

      Muito obrigada, fico super feliz que você tenha gostado! Agradeço muito por visitar o blog *-*

      Beijos!

      Natalia Leal

      Excluir
  4. Muito obrigada pelo carinho! Fiquei toda boba! ;-)

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha!
    Aumentou ainda mais a minha vontade de ler esse livro.

    Bjs
    Jéssica
    http://lilianejessica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian!

      Fico feliz que tenha gostado e que tenha aumentado a sua vontade de ler o livro, estou torcendo para a oportunidade de você realizar a leitura dele chegar logo!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  6. eu estou louca para ler o livro.
    Sua resenha só fez aumentar a vontade.
    Eu vou lê-lo em breve.
    Adorei mesmo sua resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rachel!

      Leia sim, se puder me conte o que achou depois!

      Fico super feliz que você tenha gostado *-*

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  7. Quero muito ler esse livro!!! Logo que eu puder comprar mais livros vou tentar comprá-lo junto. Eu estou com muita vontade de ler chick-lits, pq sempre falam tão bem...
    Adorei a resenha, ela me deixou com muita vontade de ler... :)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carolina!

      Não te tiro a razão, esse livro é super atraente! Chick-lit é o meu gênero favorito, você não vai se decepcionar.

      Fico super feliz que você tenha gostado da resenha :D

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  8. Oi Natalia!
    Parabéns pela resenha, eu amei, só me fez ficar com mais vontade de ler o livro!

    Beijos
    Mari Checoni
    http://pensamentosdeumagarotaqueadoravaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari!

      Obrigada! Fico super feliz que ela tenha cumprido com o seu dever :)

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir