27/12/2012

[Resenha] Sob a Redoma



Autor: Stephen King

Editora: Suma de Letras

Páginas: 960

Preço: 55,09 no Extra

Leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2012











Sinopse: Em um dia como outro qualquer em Chester’s Mill, no Maine, a pequena cidade é subitamente isolada do resto do mundo por um campo de força invisível. Aviões explodem quando tentam atravessá-lo e pessoas trabalhando em cidades vizinhas são separadas de suas famílias. Ninguém consegue entender o que é esta barreira, de onde ela veio e quando — ou se — ela irá desaparecer. Os moradores de Chester’s Mill percebem que terão de lutar por sua sobrevivência. Pessoas morrem, aparelhos eletrônicos entram em pane ao se aproximar da redoma e a situação fica ainda mais grave quando a cidade se vê exposta às graves consequências ecológicas da barreira. Para piorar a situação, James “Big Jim” Rennie, político dissimulado e um dos três membros do conselho executivo da cidade, usa a redoma como um meio de dominar a cidade. Enquanto isso, o veterano da guerra do Iraque, Dale Barbara, é reincorporado ao serviço militar e promovido à posição de coronel. Big Jim, insatisfeito com a perda de autoridade que tal manobra poderia significar, encoraja um sentimento local de pânico para aumentar seu poder de influência. O veterano se une a um grupo de moradores para manter a situação sob controle e impedir que o caos se instaure. Junto a ele estão a proprietária do jornal local, uma enfermeira, uma vereadora e três crianças destemidas. No entanto, Big Jim está disposto até a matar para continuar no poder, apoiado por seu filho, que guarda a sete chaves um segredo. Mas os efeitos da redoma e das manobras políticas de Jim Rennie não são as únicas preocupações dos habitantes. O isolamento expõe os medos e as ambições de cada um, até os sentimentos mais reprimidos. Assim, enquanto correm contra o pouco tempo que têm para descobrir a origem da redoma e uma forma de desfazê-la, ainda terão de combater a crueldade humana em sua forma mais primitiva.


O primeiro contato que eu tive com Sob a Redoma foi através do facebook. A Suma de Letras estava anunciando seu novo lançamento e me deixou assustada com o preço inicial: 79,90. Realmente, uma facada daquelas. Porém, não posso deixar de pontuar que fiquei muito curiosa para saber a razão do livro ser tão caro. Logo passei o olho para ver quem era o autor, Stephen King. Já sabia que os livros dele costumavam ter um preço bem salgado, então apenas me conformei, achando que não leria o livro em um futuro tão próximo. Pois é, me enganei feio. Acontece que um tempo depois, o Submarino lançou uma promoção imperdível, a qual cortava o preço do livro pela metade e eu não perdi a oportunidade de adquirí-lo.

Assim que o recebi, já tinha adiantado que só o leria depois que estivesse oficialmente de férias, pois o livro é enorme e tentador, o que me atrapalharia bastante durante o último período de provas. No momento em que soube que estava aprovada e já podia degustar das minhas férias, iniciei a leitura.

O livro é belíssimo, a Suma de Letras fez um ótimo trabalho com a capa dele, a paisagem é linda e ainda ilustra um dos acidentes que acontecem no livro. Me encantei com a revisão e tradução, sério mesmo. A editora está de parabéns por não ter poupado o uso dos palavrões na tradução, que foram estritamente necessários para que certas reações dos personagens fossem reais. Já a revisão, ficou impecável. Me impressionei por não ter achado muitos errinhos durante a leitura, já que o livro é muito grande.

Nossa história começa quando em 21 de outubro às 11:30 da manhã, sem mais nem menos, uma redoma cai sobre os limites da cidade de Chester's Mill. Quem estava fora da cidade no momento em que a redoma caiu, não entra. Quem estava do lado de dentro, não sai mais. E quem ficou na divisa da cidade... É cortado ao meio, literalmente. É assim que crianças ficam órfãs, maridos se separam de esposas e pais são afastados de seus filhos.

De início, vários acidentes acontecem, pois as pessoas não estão preparadas para lidar com a superfície aparentemente inquebrável que separa sua cidade do resto do mundo. Mas conforme o tempo vai passando e o desespero toma conta daqueles que estão ali dentro, autoridades são chamadas e cientistas começam a pesquisar para saber com o que os moradores de Chester's Mill estão lidando. Seria uma manobra do governo? Um ataque extraterrestre? Punição divina? Ninguém sabe.

Tudo seria fácil se as pessoas não fossem humanas. O problema seria apenas a redoma, todos poderiam se juntar em prol de arranjar uma solução, tentar acalmar uns aos outros e se unir para que tudo ficasse bem. Mas é claro que o livro não teria graça se isso acontecesse, e o autor sabe disso. Durante toda a história, ele procura explorar o lado mais obscuro do psicológico humano. Medos profundos são revelados, defeitos e temores há muito escondidos, são postos para fora, rivalidades são lembradas. Agora é cada um por si, todos têm sua própria sobrevivência para garantir.

Em meio a tudo isso, conhecemos Dale Barbara, um forasteiro que se encontra ávido para sair da cidade. É claro que sua sorte não é lá das melhores, pois a redoma cai e ele ainda não conseguiu ultrapassar os limites de Mill. Além de estar preso à cidade, sua situação é mais complicada por ele ter se envolvido em uma briga com o filho do segundo vereador - algumas cidades por serem pequenas não possuem prefeitos e sim, três vereadores que são encarregados de regê-las de acordo com o que o poder de suas posições permite, como no caso de Chester's Mill - e alguns outros rapazes conhecidos por causar encrenca na cidade.

É claro que Barbara não é o único personagem que conhecemos, King nos apresenta mais de quinze personagens durante a leitura em seu devido tempo, de modo que não conseguimos esquecer a história de nenhum deles. Todos eles tem seus medos, ambições e passado cuidadosamente definidos, com características fortes e facilmente memoráveis. Me apeguei especialmente a Big Jim Rennie, Julia Shumway, Alice Appleton, Aidan Appleton, Rusty Everett e família, Brenda Perkins, Jackie Wettington, Sammy Bushey e Dale Barbara.

Falando em personagens, não posso deixar de destacar aqui o que mais tive prazer de gostar e odiar, Big Jim Rennie. Stephen King conseguiu criar no universo de Sob a Redoma, sem dúvida, o maior vilão de todos os tempos. Big Jim é totalmente sádico, um perturbado de primeira, mas me conquistou como nenhum vilão fazia há tempos. Ele é o segundo vereador de Mill, porém, manipula frequentemente as decisões do primeiro vereador e subestima completamente as posições da terceira vereadora da cidade.

A corrupção política é nítida ao decorrer do livro, você chega a sentir pena dos habitantes de Mill não por conta da redoma, mas por ter de lidar com o tipo de gente presente na cidade. A população se mostra com a mesma função de uma marionete nas mãos de Rennie. Suas ações são totalmente odiosas, mas você percebe que ele não é mau. Ele acha que está fazendo bem para cidade à sua maneira. É com essas e outras que King destaca outra mensagem para o leitor: o ser humano não é totalmente mau, ele acha que está fazendo bondade à sua maneira egoísta, sem pensar nas necessidades dos outros.

E os efeitos que a redoma causa não afetam apenas a sociedade, como o clima da região. Até mesmo em cidades pequenas a poluição é observável e Chester's Mill não é excluída disso. Com o tempo, gases poluentes vão se acumulando na redoma, tornando o ar ruim para se respirar.

King não poupa detalhes a respeito do sofrimento da população. Sua narrativa é descritiva, mas não cansa o leitor. O suspense está sempre presente nas páginas de Sob a Redoma e quando você acha que finalmente vai ter um tempinho para fazer outra coisa que não ler o livro, o autor descreve algum acontecimento que te arrebata de volta à leitura.

Os detalhes técnicos que o livro possui são incríveis. Eu sinceramente, não imagino como King conseguiu escrever aquilo tudo. Ele é simplesmente impecável, um mestre na arte de escrever. Encontramos aqui detalhes médicos, jornalísticos, meteorológicos e policiais. Meus olhos se arregalavam a cada informação nova que eu lia, juro.

Se vocês, leitores amigos, não tem estômago o suficiente para muita ação, muitas mortes e uma dose extrema de realidade, nem cheguem perto desse livro. Mas se você quiser ser arrebatado e teletransportado por Stephen King, mergulhe de cabeça em Sob a Redoma, pois não vai se arrepender. Recomendo MUITO, pois foi com certeza, o melhor livro que eu já li em toda a minha vida.


22 comentários:

Comentários
22 Comentários
  1. Oi Nathy!
    Em resposta ao teu comentário:

    Nossa, já deixei meu Ensino Médio pra trás faz um tempão... "/ Aproveita bem esse tempo viu? Não é papo de velha, mas é que ser adolescente é tri bom! hahaha
    No meu Ensino Médio nos periodos vagos eu ficava lagarteando no sol com as gurias, coisa mais boa que era!

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bianca!

      Vou aproveitar, com certeza! Sei que vou sentir muitas saudades da escola quando for sair de lá D:

      Beijos!

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Nem preciso dizer que fiquei completamente louca para ler o livro depois da sua resenha, não é? Pra começar a premissa do livro é muito interessante, desde que a Suma tem divulgado o lançamento do livro fiquei curiosa para conhecer essa história. Nunca li nenhuma obra do Stephen King *vergonha* mas espero que tenha oportunidade de ler esse livro! Com essa última frase na resenha você aumentou ainda mais minha vontade, agora é esperar o submarino colaborar e fazer mais uma promoção haha'

    Ótima resenha!

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Naty!

      Leeeeeeeia mesmo, esse livro é muito, muito, muito bom! Eu também nunca tinha lido nada do King antes, mas a leitura de Sob a Redoma só me encorajou a ler mais obras do autor, ele é incrível!

      Ahh, muito obrigada, saber que a resenha cumpriu o seu dever me faz muito feliz *-*

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  3. Natalia, que resenha o.O Eu sei que esse livro é enorme hehe e o preço é super salgado. Quando vi que você tinha postado a resenha, corri, e essa foi a primeira que eu li. Eu nunca li nada do autor, mas ele é um mestre na arte da escrita e sua resenha me deixou com MUITA vontade de ler ele :/ Se um dia eu ver uma promo dele também, não deixarei de comprar mesmo.
    Minha última resenha: http://descobrindolivros.blogspot.com.br/2012/12/resenha-ultima-carta-de-amor.html
    Passa lá e comenta?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lucas!

      Pois é, como eu disse acima, eu nunca tinha lido nada do autor antes, mas me surpreendi. Ele é um mestre mesmo, vou começar a fazer coleção dos livros dele!

      Fico super feliz em saber que a resenha cumpriu o seu dever novamente!

      Vou passar lá sim!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  4. Eu tenho medo de Stephen desde que li O Iluminado. Mas fiquei curiosa e vim aqui ver a resenha, afinal resenhas não me deixam assustada. rs!
    Não sei se teria estômago pra isso, fico impressionada muito fácil. Mas gosto desses livros que te fazem refletir e enxergar lados diferentes da mesma situação.
    Não tive como não lembrar do filme dos Simpsons, que tem uma redoma sobre a cidade e eles não sabem como fazer pra se livrar dela. rs!
    Beijinhos!
    Giulia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giulia!

      Vou confessar que não consegui terminar de assistir o filme de O Iluminado! Fiquei com medo na metade :s

      Olha, lá pro final aconteceram algumas coisas que me deixaram um pouquinho assustada, ainda mais porque eu lia de madrugada, aí ficava num medo danado de ir apagar a luz hahaha mas não é nada de "mais".

      Muita gente fez a mesma ligação quando eu recomendei o livro! hahahaha já vi o filme, é muito engraçado!

      Beijos!

      Natalia Leal

      Excluir
  5. O enredo do livro eu já vi no filme dos Simpsons! kk foi tipo muita coincidência! Gostei na resenha pelas dicas e nota(5*)que você deu vou comprar o livro(UM DIA). Não vai sair da minha lista do SKOOB de VOU LER e DESEJADOS tão cedo!
    Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rayza!

      Pois é, como eu comentei acima, todo mundo está se lembrando do mesmo filme! hahahaha

      Awn, fico super feliz que você tenha gostado da resenha *-*

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  6. Gostei muito da resenha! O que mais gosto no Stephen King (apesar de só ter lido O Iluminado) é como ele consegue mexer com o psicológico dos personagens e mostrar todos os seus lados, sem omitir nenhum. E depois dessa resenha, estou com mais vontade ainda de ler esse livro! Ótima resenha Natalia. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Catherine!

      Sim! Apesar de ser um terror psicológico, Sob a Redoma foi capaz de mexer comigo por mostrar até que ponto o ser humano pode ser doentio, justamente por Stephen King conseguir cavar fundo o subconsciente de todos os seus personagens.

      E não vai perder nada realizando a leitura dessa obra maravilhosa!

      Obrigada, fico super feliz que tenha gostado!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  7. Gostei da resenha, já tinha vontade de ler o livro, agora tenho mais ainda. Tu escreves muito bem, passou bem a ideia do livro e melhor ainda, sem apoiler. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Flavia!

      Pois essa era a intenção da resenha, fico super feliz que tenha funcionado!

      Muito obrigada! Procuro não dar spoiler para que o leitor possa ter uma experiência mais surpreendente e prazerosa durante a leitura :3

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  8. Gostei bastante de sua resenha, nunca li nada do autor, mas pela sua resenha tive certeza que fiz uma ótima compra. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vicente!

      Ahhh que bom, fico tão feliz de poder te tranquilizar! Não tenha dúvidas, fez uma compra mais do que ótima, esse livro é demais!

      Eu que agradeço por visitar o blog e ler a resenha /o/

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  9. Muita gente me indicou esse livro (principalmente o pessoal da livraria aqui da cidade) e eu não mostrei muito interesse porque eu não conheço o autor e fiquei com preguiça de pesquisar sobre, mas a sua resenha me surpreendeu e agora eu estou com uma vontade doida de ler o livro. Não vejo a hora de comprá-lo!

    Sua resenha ficou muito boa, você escreve muito bem, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura!

      Compre mesmo, não vai se arrepender!

      Eu também não conhecia o King antes de ler esse livro, só havia ouvido falar muito bem dele. Bom, você já deve saber que eu não me arrependo nada de ter apostado XD

      Fico hiper feliz que você tenha gostado da resenha <3

      Muito obrigada!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  10. Realmente! Também foi um dos melhores livros que já li e o melhor desse ano até agora! Tirei o chapeu para o King *.*

    beijos!
    http://acondessademontecristo.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. cara, eu li o livro.. amei a história em si.
    amei os personagens, inclusive os vilões (sou fã de vilões rsss).. amei tudo. o livro me prendeu até a parte que explica o pq disso tudo. nao gostei dessa parte :/ sou a unica? só vejo criticas boas a respeito do livro. inclusive vai começar uma série de tv em setembro q é sobre o livro.
    eu nao gostei do pq tinha a redoma e nao gostei de outra coisa que nao vou falar aqui pra nao dizer spoiler rsss mas enfim :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nykinha!

      Então corre pro abraço! Eu fiquei apaixonada por todo o desenvolvimento de Sob a Redoma, tudo ficou muito bommmm <3

      O desfecho não foi lá dos melhores, mas eu até curti sabe? Já comecei a assistir a série e não gostei também, mas tem gente que tá amando.

      Beijão!

      Natalia Leal

      Excluir