31/01/2013

[Resenha] A Seleção



Autor: Kiera Cass

Editora: Seguinte

Páginas: 368

Preço: 22,30 na Saraiva

Leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2012











Sinopse: Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China, e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças entre dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha.
Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes.
Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.


Como vocês já devem ter percebido, A Seleção era um livro que eu queria bastante. Lutei muito para não comprá-lo ao invés de Divergente no natal, mas não me arrependo, pois logo depois tive a oportunidade de adquiri-lo. Gostei bastante da Seguinte ter lançado o livro com um preço super acessível, o que me ajudou a comprá-lo sem demora, ponto para o selo da Cia. das Letras! Minhas expectativas em relação a ele estavam bastante altas, e posso dizer que consegui excedê-las. O novo selo também ganhou muitos pontos comigo pela capa bem feita - destaque ao lindo título em relevo -, revisão e diagramação super caprichadas. Adorei o cuidado da editora com o livro.

Em Illéa, país originado da terceira guerra mundial, as pessoas são divididas em oito castas, sendo a casta um a mais poderosa delas. Cada casta possui um atributo especial, ao qual os trabalhadores são destinados a se dedicar, para que possam assim, ganhar a vida. America Singer é uma jovem da casta cinco, não tão pobre para necessitar avidamente de comida, mas não tão rica a ponto de ter uma vida extremamente confortável. O atributo de sua casta é a arte, de forma que America se dedica à música, fazendo apresentações para garantir o seu sustento, junto com sua família.

Porém, todo mundo distópico tem suas tradições e modos de regimento, e com Illéa não é diferente. Os jovens são proibidos de namorar com pessoas de castas inferiores sem antes passar por um longo processo político e - adivinhem só! - nossa protagonista está vivendo esse dilema. America é apaixonada por Aspen, um rapaz da casta seis, sendo assim, muito mais necessitado do que ela. Ambos tem planos de se casar, que são instantaneamente arruinados quando a mocinha se inscreve no reality show A Seleção e é sorteada. O que é A Seleção? Uma competição tradicional do país envolvendo 35 garotas de 16 a 20 anos, cada qual disputando a chance de ganhar o coração do príncipe de Illéa, se tornar uma rainha e subir à casta um. Entre o amor e a sobrevivência, qual necessidade será a mais forte? É isso que você vai conferir em A Seleção!

Primeira característica do livro que eu amei: o fato de America já estar envolvida em um relacionamento de mais de dois anos. Fala sério, gente! Eu já estava cansadíssima dessas protagonistas que se apaixonam fácil, fácil pelo mocinho da história, e só por ele. Estava na hora de alguma delas bater o pé e começar o livro namorando, né? Afinal, se elas têm qualidades o suficiente para conquistar aquele rapaz perfeito, é natural que elas fisguem o coração de outros caras também. Outra coisa que me ganhou foi da personalidade de America. Me identifiquei muito com ela e me vi encantada com sua determinação em cuidar de sua família. Mas apesar de estar sempre se preocupando com sua sobrevivência, ela também é sonhadora como toda menina e deseja com todas as suas forças se casar com Aspen, seu amado.

Quanto ao triângulo amoroso da história, sou team Maxon. É claro que eu não costumo gostar de rapazes fofinhos quando se trata de literatura, mas o Maxon me encantou na primeira aparição. Ele é gentil, engraçado, compreensivo e um príncipe em todos os sentidos! Achei que a relação deles foi bem construída, super despretensiosa e leve. Alguns triângulos me decepcionam por serem um tanto forçados e irreais, o que não aconteceu aqui, pois a relação deles se mostrou bastante convincente. Mas apesar de ter sua alteza como forte opção, America ainda se divide entre Aspen, personagem do qual não gostei muito. É claro que todas as dúvidas e incertezas de ambos me foram plausíveis, mas eu simplesmente não simpatizei com ele, acho que por questão de preferência mesmo. Ele é tipo o Gale - desculpa gente, tive que comparar - de Jogos Vorazes para mim.

Além de me encantar com os personagens de Kiera Cass, sua escrita me derreteu. O livro é narrado em primeira pessoa pela America, que é super carismática e realmente me conquistou. Os momentos durante o concurso me deixavam sedenta por mais a cada linha que eu lia, é totalmente viciante! A autora soube personificar muito bem as concorrentes ao decorrer da história e atear a cada uma delas um objetivo: algumas estavam ali por amor ao príncipe, mas outras queriam apenas o dinheiro e a coroa. E é claro que ela teve de retratar os malefícios da competição feminina! Ri demais em algumas cenas e confesso que fiquei com pena de algumas participantes. Me senti como se tivesse sido transportada para o palácio, com a oportunidade de acompanhar o reality show ao lado das Selecionadas.

Falando em palácio, o cenário criado por Kiera é encantador! Nos vemos em meio a quartos luxuosos, jardins hipnotizantes, jóias de fazer inveja e vestidos estonteantes. Quem gosta de contos de fada, vai se apaixonar por esse universo, ao mesmo tempo tenso e convidativo. E como não dá pra agradar todo mundo, encontramos também rebeldes, pessoas insatisfeitas com o governo e que querem mudar a força o regime imposto pelos monarcas. Os ataques ao palácio ocorrem algumas vezes, e é possível sentir a agonia e o desespero de quem está vivenciando a situação. Temi muito pelas Selecionadas, assim como pelas empregadas do palácio, que não deixavam de ser alvo dos manifestantes rebelados por sua fúria.

Concluindo, se você não leu A Seleção, pare tudo o que está fazendo e corra para garantir o seu exemplar. Tive a felicidade de ler esse livro em menos de um dia, de tão gostoso que foi o passatempo. Definitivamente, aconselho que aposte e mergulhe nessa distopia, você vai se apaixonar.


17 comentários:

Comentários
17 Comentários
  1. Parece ser bom, quero ler ;)


    jessica-teendream.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica!

      Leia sim, esse livro é maravilhoso <3

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. uau!! Parece ser mt bom mesmo ein *o* Amei sua resenha, me deixou curiosa rs

    help-adolecentro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suzana!

      E é mesmo, me apaixonei por esse livro *-* muito obrigada, fico feliz que você tenha gostado!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  3. Eu estou muito curiosa para ler A seleção, ele reúne as distopias que eu me apaixonei pelos épocas classicas que adoro! ^^

    L&V
    http://anna-gabby.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabby!

      Como já disse acima, recomendo muito, acredito você vai se apaixonar! *-*

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  4. Oi, Marlice!

    Vou muito bem e você?

    Muito obrigada, fico super feliz que você tenha gostado *-*

    É claro que não deixarei de fazer uma visita!

    Beijos,

    Natalia Leal

    ResponderExcluir
  5. Hum...esse é um livro que estou vendo resenha super positivas. Estou ficando curiosa e desejando ler o mesmo! Perfeitoo.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paloma!

      Sim, muita gente anda gostando de A Seleção. Mas também né... O livro é incrível, super recomendo que você leia!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  6. Eu estava enrolando o máximo que podia para ler o livro, mas depois da sua resenha, acho que realmente irei lê-lo agora (falo um milhão de vezes que vou ler, mas acabo só enrolando, ou indo ler outro). Gostei bastante da resenha, me deixou curiosa, então, valeu muito.
    Beijos o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vitória!

      Como assim, enrolando? :O esse livro é muito bom, pegue-o para ler o mais rápido que puder!

      Awn, fico super feliz que você tenha gostado da resenha <3

      Beijos!

      Natalia Leal

      Excluir
  7. Amei a resenha! Você conseguiu me deixar completamente empolgada pra ler o livro e olha que esse nem era um livro que estava tão interessada. Quero ler logo agora *-*

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Naty!

      Awwwn, fico super feliz que a resenha tenha surtido esse efeito, era a intenção <3

      Te recomendo demais que leia, esse livro me conquistou... Agora estou louca por A Elite!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  8. Nossa, fiquei muito curioso pelo livro. Já andava de olho nele, mas depois de sua resenha, quero logo lê-lo! Com certeza está na lista das próximas compras!

    Beijos
    Lucas
    ondeviveafantasia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lucas!

      Eba! Assim que tiver lido, passa aqui e me diz o que achou... Vou adorar comparar a minha opinião com a sua :)

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  9. Estou dando uma pausa nas distopias, mas fiquei animado com este. Gosto de personagens carismáticos como você disse que América é! Gostei da resenha, parabéns!

    Abraços,

    Alisson
    http://contandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alisson!

      Recomendo que aposte, pois mesmo sendo considerado como uma distopia, A Seleção não foca muito nas partes políticas da história. Eu pessoalmente acho que isso será feito em A Elite, segundo volume da trilogia.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir