17/02/2013

5 motivos para você apostar nos livros nacionais!



Hoje em dia, os autores nacionais andam publicando bem mais do que antes. Quando eu tinha uns doze anos, só ouvia falar de Thalita Rebouças, Paula Pimenta e Paulo Coelho. Assim que comecei a blogar, foi com a maior surpresa que percebi que o mercado de livros nacional conta com uma variedade imensa de autores. Então por que não apostar na literatura brazuca e conhecer o que o povo da nossa terra escreve? Hoje eu vou te dar cinco motivos para fazê-lo.

Os autores brasileiros são muito gente boa. É sério mesmo! Só para mostrar que eu não quero bajular ninguém, não vou especificar, mas os nossos autores são gente finíssima. Eles tem um papo tão bom que te convencem a comprar e conferir o livro deles só por causa da simpatia. E isso pode te faz inconscientemente gostar do livro, pois eles têm o talento de te apresentar a obra da forma mais gostosa possível.

Você pode conhecer o cenário onde os livros se passam. Não são todos os autores que escrevem histórias utilizando do cenário brasileiro, mas quase sempre isso acontece. Por que não abandonar um pouquinho a Carolina do Norte, Londres, Manhattan ou Dublin, para curtir o melhor do visual tropical brazuca? Já li livros nacionais muito bons que se passam no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e outras cidades. E aí, se você gostar do cenário, não vai precisar gastar tanto para ir conhecê-lo, pois ele se localiza em território nacional.

Se você gostar do livro, vai poder comentar sobre ele diretamente com o autor. Autores nacionais tem Facebook, Twitter e às vezes, até são vlogueiros do Youtube. É claro que os internacionais também estão nas redes sociais, mas os nacionais são bem mais acessíveis, pois eles te adicionam no Facebook, respondem suas mentions no Twitter e seus comentários no Youtube com mais frequência. Já pensou em como vai ser legal se você acabar virando fã de um deles? Eu posso dizer por experiência própria que é muito mais divertido do que ser fã de um autor internacional, pois você tem contato com o seu ídolo.

Os autores nacionais estão sempre presentes nos eventos, ou seja, você tem mais chance de ter contato com eles. Para começar, pode comprar seu livro autografado e com uma dedicatória - quase todos os meus livros nacionais são autografados e dedicados a mim - na folha de rosto, além de poder saber mais a respeito do livro pela apresentação ao vivo do autor. E se você não pode comparecer a eventos por falta de tempo ou não ter algum perto da sua casa, o site Novos Escritores possui um canal que transmite os eventos para a internet. Por esse canal, você além de assistir aos eventos na sua casa, pode participar de sorteios ao vivo e mandar perguntas para que os autores respondam.

Variedade grande de gêneros. Não é porque os livros são nacionais, que seus escritores vão deixar de abordar os assuntos que você gosta. Tem para todos os gostos! Romance, ficção científica, fantasia, chick-lit, jovem adulto, adulto, religioso, entre muitos outros, é só escolher um e se jogar na leitura.

Acho que você, leitor, já sabe que eu sou uma blogueira muito sincera e se não gosto de algo, exponho aqui, pois acho que é de direito dos meus leitores terem acesso a sinceridade em minhas resenhas e posts. Eu realmente indico os livros nacionais, tenho prazer de dizer que sou fã de alguns autores e que me identifico com as histórias contadas por eles. Só para não te deixar na pista, vou indicar cinco dos meus títulos nacionais preferidos para que você possa começar a desfrutar dos autores brasileiros: Ainda Não Te Disse Nada, Guardians - Volume 1, Ser Clara, Imaginário Feminino e Minha Vida Fora de Série.


36 comentários:

Comentários
36 Comentários
  1. Olá!
    É a primeira vez que visito o seu blog, mas pretendo voltar por aqui sempre, adorei ele. E quanto ao post, maravilhoso! Concordo plenamente com tudo que você disse, e os livros nacionais são muito bons, inclusive o meu preferido chamasse "O Pássaro" da Samanta Holtz.

    Beijo da Joyce,
    rosa-amarelo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joyce!

      Seja muito bem vinda, agradeço pela visita!

      Eu estou para ler O Pássaro faz quase um ano, só não o li ainda porque minha mãe prometeu que ia comprá-lo para mim e está me enrolando desde o ano passado. Mas parece ser um romance histórico muito bom mesmo!

      Beijos!

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Natalia,adorei demais seu post. Você escreve muito bem para sua idade- desculpe-me =) sessão professora rsrsrs...Concordo com você, não sou contra o autor escrever em cenários fora do Brasil, mas porque não encaixar histórias aonde se conhece, melhor?. Muito bom. Se você quiser dê um pulo no Tribo, está semana também fiz um post falando disso. Se quiser, valeu menina continue esperta assim.;-)
    http://www.tribodolivro.com/2013/02/literatura-brasileira-ou-nacional.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Verônica!

      Obrigada pelo elogio! Sou muito encanada com a minha escrita, então fico realmente feliz por ler isso :D

      Para mim, depende muito do jeito que o autor se localiza no cenário. Eu prefiro os livros nacionais que se passam aqui mesmo, mas também gosto muito dos nacionais que se passam lá fora, desde que o autor saiba lidar com as informações e caracterizações do espaço.

      Vou dar um pulo lá sim!

      Muito obrigada, aliás, adoro os eventos que você organiza!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  3. Parabéns pelo post. Estou tentando compartilhá-lo no Facebook. Adorei de verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adelson!

      Muito obrigada pela divulgação, fico feliz que tenha gostado do post!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  4. Adorei o post, vc me inspirou. rsrs
    Muito interessante tudo o que vc disse, e se pararmos para pensar, realmente não damos valor suficiente para os nacionais, apesar de que eu estou tentando ler ao máximo livros nacionais esse ano, já li 2 até agora, pode ser pouco ainda, mas estou em busca. Qualquer indicação, me avisa. Beijos, gata.

    clicandolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lú!

      Ahhh, fico feliz que tenha gerado esse efeito em você <3

      Realmente, é preciso dar mais atenção aos autores nacionais, pois eles valem a pena! Ainda não li nenhum nacional esse ano, mas não pretendo demorar a tê-los na minha lista de lidos de 2013.

      Pode deixar que eu aviso sim!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  5. Não sou lá muito nacionalista, mas quando se trata de literatura, eu sinto muito orgulho! Quem deixa de ler livros nacionais não faz nem ideia do que tá perdendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Math!

      Concordo! Já dei de cara com muitos tesouros literários daqui que merecem ser lidos.

      Beijos!

      Natalia Leal

      Excluir
  6. A verdade é que apesar de todos os prós os brasileiros ainda preferem ter obras estrangeiras em sua estante. Eu não vou mentir, muitas vezes as capas mal feitas brasileiras me desestimulam. Mas eu gostaria de mais investimento nos nacionais.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriela!

      Sim, isso é verdade! Mas quem sabe com o investimento nos nacionais, possamos contrabalancear isso? Merecemos que o autor brasileiro tenha tão boa recepção nas livrarias quanto o autor estrangeiro.

      Beijos!

      Natalia Leal

      Excluir
  7. Adorei o post! Eu sempre fui meio chata pra ler livros nacionais, mas li Dividindo Mel e resolvi dar uma chance para esses autores, que são ótimos! :)))
    beijoss
    http://spaceindaze.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raquel!

      Fico super feliz que tenha gostado do post! Nunca li Dividindo Mel, mas estou super ansiosa para ter a oportunidade de lê-lo, me parece ser muito bom. Você fez muito bem, estamos com uma fornada de novos autores muito competentes no que fazem!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  8. É muito gostoso mesmo poder terminar de ler o livro e conversar com quem escreveu, dividir suas impressões. A literatura nacional tem ótimos e simpáticos autores.


    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cida!

      Também acho, ainda mais quando você se apaixona totalmente pelo livro, aí é puro amor!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  9. Muito legal o seu post, bem direto e franco e disse tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana!

      Fico super feliz que tenha gostado, obrigada pelo elogio!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  10. Oi querida adorei este post!E quer saber ?é muito verdadeeeee!Tudo que você disse,eu comecei a conhecer os autores atuais ano passado e que aconteceu?Virei uma viciada em nacionais,tanto que quase não leio mais livros estrangeiros..


    beiijos!seguindo !adorei!

    http://diariodeumasonhadora2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dayana!

      Fico super feliz que você tenha gostado do post :D

      E que coisa boa! É muito bom saber que existem pessoas como você que valorizam tanto a literatura nacional, continue assim!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  11. Um livro nacional, que eu li, e que é muito bom, é o Depois daquela viajem ! Muito bom mesmo (:

    Tem postagem com vídeo lá no meu blog, dá uma passadinha ?

    Chicletes e Cliches . blogspot . com /
    Muitos Beijos :***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Esse livro é de que autor/a? Nunca tinha ouvido falar!

      Passo lá sim!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  12. Poxa :C
    Da próxima, vou falar mais alto (:
    O Livro é da Valéria Piassa Polizzi !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fale mesmo, pois eu fiquei morrendo de curiosidade para saber o que você estava falando D:

      Ok, vou procurar saber a respeito do livro, obrigada pela informação!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  13. Natalia!
    Confesso que leio pouco nacionais!
    Mas gostei do seu post!
    Beijos
    Rizia-Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rizia!

      Poxa, invista mais neles, super recomendo os que citei aí em cima ;)

      Fico feliz que tenha gostado do post.

      Beijos,

      Natalia leal

      Excluir
  14. Discordo de você quando você disse que antigamente se ouvia falar mais nos autores nacionais. Acho que agora se tem muito mais destaque que antigamente. A uns anos atras nem sabia que tinha autor nacional. Leio o livro independente de onde seja o autor, se o livro for bom eu leio e recomendo.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil!

      Mas eu disse justamente o contrário, que antes a literatura nacional não era tão valorizada quanto está sendo hoje, rs.

      Beijos!

      Natalia Leal

      Excluir
  15. Oi,Natalia!

    Eu gostei muito desse post! Eu leio bastante livros nacionais e não tenho nenhum problema com isso. Fico até um pouco revoltada quando vejo um monte de blogueiro por aí dizendo que não curte livro nacional por isso ou por aquilo. E o pior é que muitos nunca deram a oportunidade de ler um livro nacional, e mesmo assim, saí por aí julgando a obra.
    Eu sempre incentivo e apoio a literatura nacional. Mas costumo fazer uma abordagem minuciosa e cautelosa quanto ao assunto. Não saio por aí dizendo: Leia autores nacionais. Leia esse livro. Leia aquele livro. Sabe por quê?
    Tem muito livro nacional ruim por aí, assim como os estrangeiros. E não acho certo vender a ideia que o livro é maravilhoso se na verdade não é. Existem livros com problemas graves, seja de coesão, coerência e por aí vai. Por isso, indico apenas os que li e conheço a seriedade do autor. Dentre eles não poderia deixar de citar:
    Mauricio Gomyde em O Rosto que Precede o Sonho e Ainda não te disse nada, Ana Jensine em Eva- livro 1- Trilogia Olhares, Carina Rissi em Procura-se um marido, Leila Rego em Pobre não tem sorte, Camila Dornas em A Linhagem, Flavia Simonelli em Paixão e Liberdade e Ausência, Mallerey Cálgara em Anjo Negro, P.P.F Simões em Ordem e Progresso, Fernanda Belém em Louca por Você e Janice Diniz em Terra Ardente.
    Enfim, acho que me empolguei, também esse assunto rende, não é mesmo?

    Bjs!
    Zilda
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Zilda!

      Eu também adoro livros nacionais e concordo com você, como nem tudo são flores, há muita coisa ruim no mercado, infelizmente :\ eu sempre aposto tanto nos autores novos, quanto nos que não conheço, porque não custa experimentar, não é mesmo?

      Beijos!

      Natalia Leal

      Excluir
  16. Concordo com os cinco motivoss! =D E adorei as dicas, ainda não li nenhum dos cinco. Beeeijos

    http://www.estantedadebora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!

      Fico feliz que tenha gostado :3 recomendo que leia os cinco livros, são muuuuito bons!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  17. Oie, é a primeira vez que visito seu blog e achei ele muito fofo e amei o post! Sou completamente apaixonada por livros nacionais, principalmente pelos livros da Paula Pimenta. Além de Minha Vida Fora de Série você já leu algum outro? Parabéns pelo blog! Beijos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcela!

      Awn, seja bem vinda! Muito obrigada, fico super feliz que você tenha gostado do blog :3

      Nunca li nenhum outro livro da Paula, mas pretendo.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  18. Oi, Natalia.
    É frustrante ao extremo o preconceito, e o que se refere a livros não é diferente. Vai além dos nacionais. Os romances de banca, por exemplo, também sofrem bastante preconceito, como se Cinquenta Tons de Cinza ou qualquer outro livro que segue o padrão tivesse outro conteúdo!
    Em relação a literatura nacional, fiz até um post no meu blog (se vc quiser ver, tá aqui: http://sete-viidas.blogspot.com.br/2012/11/contratema-literatura-nacional.html)e alguns dos meus livros favoritos são nacionais. Eu só comecei ler por conta de autores/livros nacionais. Inclusive, meu primeiro contato com história de vampiros, que eu me lembre, tb foi com um autor nacional, o André Vianco (e outros leitores podem dizer o que quiserem, eu gostei demais da trilogia O Turno da Noite, ao menos na época que eu li).
    Enfim, recomendo não por ser uma literatura pouco escolhida para leitura, mas por ser mal reconhecida sem motivo ou conhecimento, porque muitas dessas pessoas que criticam negativamente nem leem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique!

      CONCORDO! Eu gosto muito dos autores nacionais que leio, não importa a nacionalidade e sim, o conteúdo do livro. Tudo bem que a maioria é iniciante e não tem tanta experiência no ramo quanto um autor internacional, mas vale a pena dar uma chance!

      Eu AMO André Vianco, comecei lendo Sementes no Gelo e me apaixonei *-*

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir