21/04/2013

[Resenha] Meu Amor, Meu Bem, Meu Querido



Autor: Deb Caletti

Editora: Novo Conceito

Páginas: 240

Preço: 17,71 no Extra

Velocidade da leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2013











Sinopse: É verão no nordeste da cidade de Nine Mile Falls e Ruby McQueen, de 16 anos, comumente conhecida como A Garota Calada, está saindo com o maravilhoso, rico e louco por emoções Travis Becker. No entanto, Ruby está num beco sem saída e percebe que se arrisca cada vez mais quando está com Travis. Em um esforço para manter Ruby ocupada, sua mãe, Ann, a arrasta para o clube de leitura semanal que ela comanda. Quando descobrem que uma das criadoras do clube é a protagonista de uma trágica história de amor que estão lendo, Ann e Ruby planejam um encontro dos amantes de longa data. Contudo, para Ruby essa missão acaba sendo muito mais do que apenas uma viagem...


Ao pegar Meu Amor, Meu Bem, Meu Querido para ler, eu estava esperando me deparar com uma versão mais adolescente de Belo Desastre. Essa foi a minha primeira experiência com um livro da Deb Caletti e como já havia lido muitas resenhas positivas a respeito de seu primeiro livro publicado pela Novo Conceito no Brasil, Um Lugar para Ficar, já tinha expectativas consideravelmente elevadas para com essa obra.

Eu gostei muito do trabalho da Editora Novo Conceito nessa obra. A diagramação, tanto externa quanto interna, ficou bem legal e os detalhes mais ínfimos me deixaram babando no meu exemplar. Gostei bastante da tradução, mas achei alguns erros de revisão que me incomodaram um bocado, mas como em tantas outras vezes, nada muito grave. Só achei que a editora poderia ter elaborado um kit para essa obra em especial, mas tudo bem.

Ruby McQueen é uma adolescente de dezesseis anos conhecida por ser tímida e não falar com muita gente. Graças a alguns acidentes que a ridicularizaram no passado, ela acabou se contentando com essa identidade e sempre tentou se manter longe do centro de atenções. Mas nesse verão, tudo parece mudar quando ela conhece Travis Becker, um rapaz bonito, rico e que acaba de se mudar para sua cidade, Nine Mile Falls. Porém, Ruby e as pessoas à sua volta começam a perceber que o rapaz só tem a levá-la para o mau caminho e com o objetivo de evitar que sua filha siga por esse rumo, a mãe de Ruby a arrasta para as reuniões do clube Rainhas Caçarolas, um clube de leitura para idosos onde Ruby tem a chance de viver mais aventuras do que imagina.

Bom, acho que já deu pra perceber que nesse livro, Deb Caletti trabalha com três conflitos diferentes. Conflito nº 1, o fato de a protagonista ser muito tímida e recatada; Conflito nº 2, o início da relação complicada de Ruby com Travis; Conflito nº 3, o drama vivido por uma das participantes do clube. Eu acho que essa leitura poderia ter sido uma das minhas favoritas se autora tivesse tido mais perspicácia na hora de trabalhar suas ideias. Não que ela escreva mal, pelo contrário, adorei o jeito com que Deb soube me envolver durante a leitura, com uma escrita gostosíssima de se acompanhar e tudo o mais. Porém, achei que ela não deu a atenção necessária que cada conflito pedia ali.

Ok, vamos por partes. Ao receber a informação de que Ruby era conhecida por "A Garota Calada", eu esperava que ela realmente agisse como tal e na verdade, é o que a gente geralmente espera quando lê esse tipo de coisa. Mas não é o que acontece. Eu não consegui pegar uma linha em que a protagonista parecesse ao menos um pouquinho tímida. Eu tenho amigos tímidos e sei que as pessoas com esse tipo de traço na personalidade tem uma dificuldade enorme de se comunicar com as outras, o que não é o caso de Ruby, não mesmo. Só por isso já chegamos à conclusão de que o primeiro conflito não foi bem explorado.

O segundo conflito exposto pela autora, foi o relacionamento turvo de Travis com Ruby. Uma palavra para definir esse relacionamento seria forçado. Assim em como observei na resenha de Esperando por Você, senti falta de mais detalhes na descrição do garoto-problema em questão. E não para por aí, além de não termos uma descrição mais aprofundada da personalidade de Travis - por que ele é um bad boy, se possui distúrbios psicólogicos, etc - a relação dos dois também não é crível. Eles se conhecem e de repente já estão juntos, fora que até agora eu não consigo acreditar que eles possam ter tido algo real, porque o que a autora me passou simplesmente não funcionou, é muito vago. Como vocês podem perceber, já desconsidero o segundo conflito como algo bem resolvido.

E finalmente, como tudo tem que ter um lado bom, vamos para o terceiro conflito idealizado por Deb Caletti, que foi para mim, o que salvou o livro. Quando a protagonista passa a frequentar as reuniões das Rainhas Caçarolas junto com sua mãe, nós somos apresentados a personagens divertidíssimos e temos acesso a um "q" adicional do livro, que é a trama de uma das integrantes do grupo, personagem que pode ou não ter vivido um romance relacionado a obra que os integrantes do grupo estão lendo. Pra mim, foi aí que o livro engrenou de vez. Eu adorei a trama, o jeito com que ela foi desenvolvida e concluída e a minha conclusão final é que a autora podia ter excluído os dois elementos acima para trabalhar focando apenas nesse romance. Ia mudar a história toda? Sim, mas ficaria algo muito melhor e mais memorável do que essa confusão de conflitos mal-resolvidos e desenvolvimentos falhados que encontramos ao ler Meu Amor, Meu Bem, Meu Querido.

Se a autora não tivesse vacilado desse jeito, esse romance provavelmente teria sido uma das leituras mais memoráveis de 2013, mas por conta desses fatores que citei aí em cima, acabou não rolando. Todavia, eu continuo recomendando o livro para vocês: se vocês estão a procura de um passatempo gostoso, bem ambientado, com cheirinho de capim, fofocas de cidade pequena e um romance envolvendo a terceira idade (com um gostinho extra de road trip), apostem em Meu Amor, Meu Bem, Meu Querido, vocês não vão se arrepender. Agora, tenham em mente que é preciso desconsiderar toda aquela premissa garota-tímida-encontra-bad-boy antes disso.


14 comentários:

Comentários
14 Comentários
  1. Oie :)

    Ohh meu deus, eu estava doido neste livro mais agora não quero ler porque as resenhas estão me desanimando :( beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriel!

      Vale a pena ler sim, mas se você tiver em mente que as partes com o Travis não são muito legais.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Nossa super resenha, parabéns! Eu estava fiacava curiosa sempre que via algo sobre esse livro
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Estou bem no começo do livro e não muito animada,pelo visto a reviravolta que estou esperando não vai acontecer.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cida!

      Eu recomendo que você ainda reserve algumas expectativas pra parte final do livro, pois ele começa morno, mas depois vai ficando bem gostosinho de se acompanhar :)

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  4. Oi Nat, tudo bem?

    Hmmm, não sei dizer o porque, mas desde que ouvi falar desse livro pela primeira vez, achei que ele fosse ser meio bobinho. Ele ainda não me chamou a atenção. Nunca li nada da autora para poder saber o seu jeito de narrativa e tal, mas esse foi o meu sentimento quanto a Meu Amor, Meu Bem, Meu Querido. Sem contar que esse título é meio, sei lá... grande de mais, o mesmo do mesmo demais =P

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kel! Tudo ótimo e com você?

      Eu também tive esse pressentimento, mas ele foi além disso. Não se preocupe quanto à narrativa da autora, é super gostosa e flui muito bem ao longo da leitura.

      E é, o título é bem grande mesmo, mas acredita que o original não é tão diferente? O título original é Honey, Baby, Sweetheart.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  5. Own, é uma pena o livro ter te decepcionado desse jeito, e olha que eu tava com muita expectativa em relação ao livro. Flor, você coloca as palavras muito bem, adorei!
    Mesmo assim quero comprovar as vantagens de desvantagens desse livro. Beijos.
    Clicandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lú!

      Até que não foi uma decepção, ele perdeu essa quantidade de estrelas por conta das falhas que eu coloquei aí, mas a leitura foi bem prazerosa, apesar de tudo :')

      Ah, muito obrigada! Te incentivo a conferir, porque aí podemos comparar opiniões!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  6. Oiie, adorei a resenha e mesmo com alguns pontos fracos, venho notando que essa é uma tendencia dos livros da Novo Conceito.
    Quero ler como forma de diversão, espero que a leitura não seja muito arrastada !!
    Beijos
    Raíssa Lis
    Flor de Lis - http://florderaissalis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raíssa!

      Acredito que essa não seja uma tendência dos livros da Novo Conceito, porque eu já li livros ótimos dessa editora, como o próximo livro que vou resenhar aqui. ;)

      A leitura flui muito bem, só não achei que a autora soube desenvolver bem os conflitos apresentados (com exceção do terceiro).

      Beijos!

      Natalia Leal

      Excluir
  7. Oi Nati!! Já li um lugar para ficar e gostei bastante, esse livro chegou para mim essa semana e estou ansiosa e tbm com medo, porque como gostei do primeiro posso me decepcionar com esse segundo dela. A capa e diagramação estão realmente de parabéns! O que mais gostei foi da parte do clube de leitura, estou ansiosa para ler. Ótima resenha ;) Beijos ;**

    Lígia et son monde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lígia!

      Eu ainda não li Um Lugar para Ficar, mas li resenhas super positivas por aí. Pretendo comprá-lo em breve, para fazer coleção dos livros da Deb na minha estante :')

      Eu também adorei a capa e a diagramação desse livro, a edição está super fofa! <3

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir