24/05/2013

Você já teve... uma amizade literária?



Estou aqui para falar sobre a realidade de alguns e desejo de muitos: as amizades literárias. Já pensou que legal seria para você, leitor assíduo ou até mesmo bookaholic, poder compartilhar de um dos hábitos que você mais gosta com uma pessoa próxima?

Apesar do nosso público leitor estar aumentando bastante, o Brasil infelizmente ainda não é um país no qual uma boa parte da população compartilha de grande interesse pela leitura. Mas é claro que existem exceções, certo? E para a minha felicidade, atualmente convivo com alguns adolescentes que - tcharam! - adoram ler tanto quanto eu.

É claro que o post ia ficar imenso se eu falasse da minha amizade com cada um deles, por isso resolvi escolher o meu amigo literário mais próximo de vocês: Rafael Augusto, que além de bookaholic, é blogueiro do Enseada das Letras.

Nós nos conhecemos ano passado por intermédio de uma amiga minha. Na época, eu já era blogueira e o Rafa tinha interesse pela leitura, mas não costumava ler muito porque sempre foi muito atarefado e tinha dificuldade de arrumar tempo para os livros. A primeira indicação literária que ele seguiu, foi por uma resposta minha do ask, na qual eu dizia que apreciava muito o título de O Ladrão de Olhos, livro que eu havia gostado bastante. Eu só soube que ele tinha comprado seu próprio exemplar alguns dias depois, quando ele me disse que estava lendo e gostando muito. Fiquei super feliz por ele ter tomado a iniciativa de comprar um livro sob minha indicação, mas ficou só por isso mesmo.

Os livros só voltaram a aparecer na nossa amizade um bom tempo depois, quando estávamos "brigados". Havíamos tido um desentendimento um tanto sério e eu achava que não voltaríamos a nos falar, até que Sob a Redoma se encarregou de nos aproximar novamente. Eu estava lendo a obra e não pude deixar de relacioná-la ao Rafa, visto que ele gosta muito de política e o livro várias vezes tomava rédeas que eu achei que ele precisava urgentemente conferir. Um pouco insegura, visto que nossa relação andava tensa, mandei uma mensagem para ele no face indicando a obra e dizendo que achava que ele iria gostar muito.

Alguns dias depois, ele me disse que havia comprado o livro e já havia começado a leitura. Eu tenho que admitir, fiquei muito surpresa por ele estar lendo, visto que a obra possui nada mais, nada menos que 960 páginas. E minha felicidade foi imensa quando pouco mais que vinte dias depois, ele terminou de ler, dizendo que eu estava certa, tinha gostado muito. E mais: estava disposto a se reeducar como leitor e dar um jeito de dedicar um tempo maior para os livros.


Quando recebi o sinal verde para transformá-lo em bookaholic, a aventura começou. Nosso gênero preferido? Distopias. Rafa resolveu comprar o box de Jogos Vorazes - AI! Agora eu preciso extravasar aqui o quanto eu surtei quando ele disse isso. Vocês devem saber que eu sou tributo, né? Então, então, então! Finalmente arrumei alguém que convivesse comigo e que pudesse vir a gostar tanto da série quanto eu! Não é ma-ra-vi-lho-so? - e em seguida, a quadrilogia de Scott Westerfeld: Feios. Se você estava achando que parou por aí, não podia estar mais enganado! Após terminar de ler as duas séries, ele resolveu se presentear com a série - morri de inveja - escrita por Stephen King, A Torre Negra.

Podem falar o que quiser, mas eu me orgulho muito do bookaholic que ajudei a despertar nele. É claro que sem o seu interesse, dedicação e gosto pela leitura, nada disso teria sido feito, mas eu gostei muito de ter tido uma participação nisso tudo. Mas eu fiquei toda boba mesmo quando ele resolveu se tornar meu companheiro na blogosfera literária. Acredito que meu amigo tem um potencial muito grande para fazer com que o Enseada das Letras cresça e acompanho seu blog com muito gosto, desde o primeiro post.

E a caminhada continua... Recentemente fui noticiada de que ele comprou - e montou sozinho, apesar de alguns, cof, cof, empecilhos - sua primeira estante. É claro que eu também participei nessa parte, né? Ajudei-o a escolher o modelo quando ele foi à minha casa e viu pessoalmente a minha e gostou. Eu nem amei lhe passar o link da loja virtual onde comprei minha estante... Imagina!

Outra coisa bem legal foi o que fizemos quando chegaram os nossos aniversários: havíamos combinado que eu o presentearia com um livro e vice-versa. Mas é claro que eu tinha que fazer algo a mais ou não seria eu, risos. Resolvi presenteá-lo com um exemplar de O Rosto que Precede o Sonho, mais alguns bilhetes que coloquei entre as páginas do livro - aliás, você pode ler a resenha do Rafa aqui.

Pouco mais de um mês depois, chegou o meu aniversário e me emocionei com o presente que ele me deu. Como eu, ele também resolveu espalhar bilhetes no meu exemplar de Filhos do Fim do Mundo. Fui às lágrimas no meio da aula de contabilidade quando me deparei com citações dos livros que havíamos lido juntos, capítulos - ui! - exclusivos do livro que ele está escrevendo, a explicação de um soneto que ele dedicou a mim e uma carta falando sobre a nossa amizade.

Aí vocês se perguntam o motivo de eu ter escrito esse post. É que não vai demorar muito a vocês verem o Rafa por aqui com uma certa frequência. Não, ele não estará aqui como colunista, mas tenho algumas ideias de projetos para realizarmos juntos e achei interessante apresentá-lo a vocês antes de tudo. E agora eu quero que vocês contem pra mim nos comentários: vocês tem ou já tiveram uma amizade literária? Alguém já entrou no mundo literário com a sua ajuda? Quero ler as respostas, hein? Até a próxima!


50 comentários:

Comentários
50 Comentários
  1. Eu não tenho amigo literário :(
    Só virtuais,blog,face,mas pessoalmente,não. :´(

    p.s.:
    Achei você tão bonitinhos,pensei que fossem um casal de namorados.. =)

    (desculpa a intrometida aqui ;)rsrs

    Leitorasdobrasil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dayana!

      Poxa! Mas quem sabe mais cedo ou mais tarde você ache alguém pertinho de você que também goste de ler? Uma dica: incentivar os amigos também é bom, hehe.

      Você não foi a primeira a achar isso, relaxa! Hahahaha mas obrigada, somos apenas amigos mesmo :)

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Olá, nat.
    Obrigado por tudo que você fez na minha "vida literária" rs', acho que sem você até hoje eu leria quase nada com a desculpa de que eu não tinha tempo. Bom, nesse quase um mês de blogosfera eu descobri muita coisa legal e interessante que eu simplesmente não poderia imaginar que existia - e outras absurdas também, mas isso é um caso a parte - graças a você. Obrigado.

    Beijos,
    Rafael Augusto.
    Enseada das Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafa!

      Ah, que nada! E ainda temos muito o que andar, você vai ver só. Agora que te tenho como parceiro na blogosfera, vou te arrastar pra lá e pra cá nos eventos literários.

      Beijos,

      Natalia Leal

      P.S.: e pensar que você não acreditava que ia conseguir essa "proeza", né? Mais uma vez, seja bem-vindo ao maravilhoso mundo literário <3

      Excluir
  3. Tenho amigas que curtem muito ler também, mas nossa amizade não começou por meio dos livros rs

    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thaís!

      A minha amizade com o Rafa se aprofundou por meio dos livros, mas não começamos pelos livros também não, rs.

      É muito bom saber que existem outras pessoas com amigos literários por aí! o/

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  4. Eu não tenho e nem nunca tive, na verdade amigos é uma palavra que pouco conheço atualmente! kkkkkkk
    Mas eu adoraria ter, de verdade, mas eu até esqueci como se faz amigos! kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andy!

      Relaxa, eu também era bem assim... Meus livros eram meus únicos amigos de verdade. Mas com o tempo, as pessoas vão chegando e abrindo espaço na nossa vida e no nosso coração, é só você se abrir para novas oportunidades! ;)

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  5. rs eu tive um parceiro literário durante um tempo rs
    meu ex namorado sempre lia tudo comigo! Mas foi o mais próximo que cheguei de ter alguém com quem compartilhar minhas emoções ao ler um livro =/

    amigos literários fazem falta ♥

    Beeijinho. Dreeh
    Livros e tudo o que há de bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dreeh!

      Poxa... Mas uma boa é estar sempre incentivando a leitura, como fiz com o Rafa. No começo, ele tinha o interesse, mas sempre argumentava que não tinha tempo - e eu não discordava tanto, porque ele é realmente muito atarefado. Mas as coisas acabaram caminhando e felizmente, chegamos onde estamos :)

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  6. Haha! Gostei do texto. Em determinados momentos eu me identifiquei... Pra galera que diz nos comentários sobre não ter um amigo literário, não se preocupe, geralmente a caminhada do leitor é solitária mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Danilo!

      Pois é, basta a gente querer mudar isso!

      Fico feliz que você tenha gostado e se identificado com o texto :D

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  7. Acabamos de perder o Soldado Bookaholic para a Guerra da Friendzone. Não se preocupe companheiro, você não será esquecido...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk' PQP, eu tenho namorada. A Nat é só minha amiga mesmo : )
      Abraço, Rafael Augusto.
      Enseada das Letras

      Excluir
    2. Não se engane, Soldado. Não insista mais nessa guerra, ela já está perdida...

      Excluir
    3. Oi!

      Eu preciso dizer que morri de rir com o comentário? HAHAHAHA

      Enfim, nós somos só amigos mesmo, o Rafa está até namorando, como ele disse aí em cima :')

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  8. Oi Nat!

    Antes de comentar sobre o post preciso dizer que o novo visual do blog está lindo! <3

    Ah, imagino o quão bom deve ser transformar um amigo em bookaholic assim. infelizmente não tenho nenhum amigo que goste de livros tanto quanto eu apenas os amigos virtais mesmo, mas já fico feliz por eles rs'

    Adorei o post!

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Naty!

      Awwwww, obrigada! Eu finalmente consegui o blog como eu queria - não de uma maneira profissional, mas tudo bem.

      É muito bom mesmo, eu fico muito feliz e orgulhosa a cada passo que o Rafa dá! Ai, sou mesmo uma amiga babona hahahaha :3

      Te incentivo a incentivar os seus amigos com gêneros que você veja que parecem combinar com eles! Foi assim que deu certo com o Rafa, hehe.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  9. cara que bom. acredita que eu nao tenho nenhuma amizade literária por perto? ;w;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice!

      Então incentive os amigos que você tem por perto a começar a ler! Vale super a pena tentar!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  10. Não tenho uma amizade literária =/ mais queria ter...
    Beijos,
    Retribui a visita?
    the-imperfect-girls.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Samira!

      Por que não tenta fazer o que estou fazendo com o Rafa? É super legal e como você pôde ver, dá resultado ;)

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  11. Sim, algumas pessoas já entraram no mundo literário com a minha ajuda, claro que não leem tanto quanto eu, por isso digo que não tenho um amigo literário ): bom, não que eu conheça pessoalmente AUHSUHASAUHS Sempre que posso falo dos livros para as pessoas, como sempre estou com um por perto, fica até mais fácil!
    Poxa, tão bacana a amizade de vocês, e ainda bem que não estão mais brigados (:
    Também aaaammmooo distopias *-----*

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bru!

      Ah, mas não precisa ler tanto quanto você! Basta ler e debater e já tá tudo certo, hehehehe. E é assim que a gente vai conseguindo fazer a transformação bookaholic nas pessoas, tá no caminho certo! o/

      Obrigada! Pois é, a gente costuma brigar às vezes, mas felizmente estamos sempre nos resolvendo. :)

      A gente comenta mais sobre distopias mesmo! Fala sério, como não amar? Eu sou apaixonada!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  12. Adorei o post. Ficou lindo! Dá gosto de ver uma amizade como a de vocês. Já "converti" varias pessoas. Mas foi por egoismo mesmo, pois eu lia os livros e não tinha com quem comentar, acabou que hoje somos um grupo de 5 pessoas, todos leem os mesmo livros, cada um compra um e vai passando para os outros.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil!

      Fico muito feliz que você tenha gostado, obrigada!

      Mas deu certo, né? Acho esse tipo de coisa muito legal, só que eu sou ciumenta demais para ir repassando os meus livros... Tenho que admitir que é um custo pra emprestar para alguém :x

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  13. Que fofo!!! Eu mesmo tenho várias amizades literárias, dezenas delas!!
    Adoro conversar sobre livros com amigos!
    Beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vinícius!

      Obrigada! É bom demais dividir esse gosto pela literatura, né? Me amarro!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  14. Adorei o post! Fiquei até com uma invejinha, porque não tenho quase nenhuma amizade literária :( Compartilho poucos livros em comum com uma ou outra amiga, mas os meus favoritos mesmo (tipo, a série Jogos Vorazes), nenhum amigo leu, e fico só procurando alguém para compartilhar opiniões hahaha
    Estou tentando inserir meu namorado no mundo da leitura, mas ele ainda não se entregou completamente hahaha

    Beijo
    Mariana | Sem querer me intrometer
    Sorteio O Guia do Mochileiro das Galáxias (5 livros!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana!

      Fico super feliz que você tenha gostado do post! :D

      Pois é, infelizmente, amizades literárias são bem raras, você tem que ralar um pouco pra achar alguém que já leia bastante ou então, para conseguir inserir a literatura na vida dessa pessoa. Mas eu acredito que com o tempo, isso vá mudar para melhor ;)

      Opa! Vou ficar torcendo por você, hihi.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  15. Nossa é tudo de bom amizade literária né mas a unica pessoa que consigo dazer isso é minha mãe que desde sempre me colocou nesse mundo.

    Adorei o seu post

    Beijos

    Andressa
    http://livrosechocolatequente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andressa!

      Ah, com certeza! Minha mãe também é uma viciada, só que ela gosta mais de livros acadêmicos... Eu descobri de onde peguei o hábito de colecionar livros quando vi uma coleção escondida dela, ela tem quase o dobro de livros que eu tenho, se não me engano.

      Que bom que você gostou, escrevi esse post com muito carinho!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  16. Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom,
    li algumas coisas folhe-ei algumas postagens,
    gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha.
    Deixo-lhe a minha bênção.
    E que haja muita felicidade e saúde em sua vida e em toda a sua casa.
    PS. Se desejar seguir o meu blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, António!

      Muuuuito obrigada, sério mesmo! Trabalho no blog sempre pensando nos meus leitores com toda a dedicação que posso, é muito bom saber que estou indo no caminho certo, hehe :)

      Pode deixar que vou dar uma passadinha no seu blog!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  17. To morrendo de vontade de ter um amigo literário agora kkk eu sou bookaholic kk

    Te espero lá no Mundo Teen ein?
    http://flmundoteen.blogspot.com.br/
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fabi!

      Tenha sim, vale super a pena! Que tal transformar alguém? Hehe

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  18. Querida,

    Eu adoro ler, mas acredite, não tenho amigo para compartilhar da mesma paixão! Essa semana terminei de ler Divergente e queria falar e contar tudo o que senti, mas cadê o povo?! Fico feliz em saber que você tem amizade literária. Por isso, fiz o meu blog, para poder compartilhar com as pessoas.

    Beijão!

    Gláucia - booklover.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gláucia!

      Poxa! É complicado mesmo, ainda mais em uma sociedade que ainda não aceita muito o livro como um passatempo prazeroso. Mas vamos mudar isso!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  19. Oi!
    Não, infelizmente eu não tenho nenhuma amizade assim .. até to tentando fazer meu namorado ler mais, mas ta osso :/

    Marina ♥ http://marinahgattuso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marinah!

      Continue tentando, não desista! E se não conseguir com o namorado, que tal com um amigo ou uma colega de sala?

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  20. Perto de mim, não havia ninguém que amava os livros de forma tão louca como eu, mas estou influenciando uma amiga. Ela já leu vários por influencia minha, quem sabe ela se torne uma bookaholic?! Seria muito bom! :D
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabby!

      É isso aí! Traga mais gente pra esse lado bom da vida :) hehe

      Vou ficar torcendo por você e sua amiga!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  21. Nat, vocês formam um casal lindo. Quando estava lendo o post eu imaginei várias coisas (desculpe, não tenho vergonha, kkk), mas enfim... Fico feliz que tenha uma amizade tão verdadeira, tão cheia de livros, leituras e quotes. rs
    Amiga, Beijão <3
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lú!

      Ai meu Deus, amiga, ele tem namorada! HAHAHAHAH ri horrores, no problem.

      Até fico assustada com a maneira que os livros nos mantém unidos, foi de surpresa mesmo, eu não achava que ia ter uma amizade literária tão boa :)

      Beijos!

      Natalia Leal

      Excluir
  22. Adorei o post! Geralmente eu influencio meus amigos da real, a lerem algum livro.
    Ainda não tive o privilegio de fazer um amigo com livros como ligação.
    Quem sabe em breve?! rsrs Vcs são lindos juntos! ;D

    http://leituradesenfreada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Izabella!

      Isso mesmo! Torço para que você consiga desenvolver laços assim com seus amigos, é muito bom :)

      Obrigada! <3

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  23. Que história linda a de vocês! Acho tão especiais essas amizades que começam meio por acaso e que, com o tempo, acabamos descobrindo nesses amigos pessoas extremamente essenciais na nossa vida. Ter os mesmos gostos não é imperativo, mas com certeza é um ponto que fortalece ainda mais os laços. Principalmente para quem é bookaholic, ter um amigo com quem se empolgar ou se irritar por motivos que nenhuma outra pessoa (que não lê) entenderia é incrível!

    Bjoka, Livro Lab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline!

      Obrigada! Pois é, hahahaha. Esse fim de semana saímos com um grupo de amigos e acabamos entrando em uma Saraiva Megastore... Nossa, foi muito legal ter com quem surtar no meio de tanta gente.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  24. Amei ler isso, e é ótimo ver uma amizade tão linda quanto de vocês, e é lindo ver qual é o motivo.
    Livros são ótimos, é lindo ver como ele aproximou e reaproximou vocês, pena que ainda são poucas pessoas que gostam de ler.
    Tenho uma amiga linda literária *----* Pena que ela esta longe :/ Mas é como se ela estivesse perto quando estamos falando de livros :) haha'

    by: fernandesra_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafael!

      Fico muito feliz que tenha gostado de ler o post, também valorizo muito a nossa amizade... Eu nunca tinha me envolvido com alguém que gostasse tanto de ler a ponto de blogar sobre isso.

      Fora que estamos falando dos nossos parceiros eternos, os livros. Não tem como negar que tudo fica bom quando eles estão no meio <3

      Entendo perfeitamente, os livros aproximam qualquer um, não importa a que distância estejam separados. Vou torcer para que sua amizade com ela dure bastante :D

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir