11/07/2013

Você já passou por... uma ressaca literária?


Ela é terrível, a única que consegue fazer com que leitores apaixonados deixem seus amantes de lado. Sim, estou falando da ressaca literária, aquele período em que você, amante da literatura, não consegue se desprender de outro livro e consequentemente, tem uma dificuldade infeliz quanto a engrenar em outra história. Às vezes terminamos aquele livro encantador e seus personagens são tão apaixonantes que simplesmente não saem da nossa mente... O que afeta na nossa capacidade de desapegar e conhecer outras histórias.

Mas não se sinta culpado! Eu não posso falar nada, afinal, não consigo tirar a história de Lola, personagem que protagoniza o livro Lola e o Garoto da Casa ao Lado da minha cabeça. Eu juro pra vocês, já comecei três livros - e até me permiti ter um affair com um personagem de um deles, mas eu juro, Cricket, EU JURO que não é nada sério! - e não consegui terminar nenhum deles até agora.

Esquecendo minhas mini-traições literárias e voltando ao assunto principal, hoje eu quero compartilhar com vocês em que situações eu fico de ressaca. Sim, pessoal, estou na esperança de que vocês se identifiquem e não deixem a culpa chegar aqui em cima. Eu ouvi um OK? Ok!

- Quando a história é inesquecível.


Isso quase sempre acontece quando leio uma distopia daquelas. Mas sem preconceito com outros gêneros literários, esse tipo de ressaca me detona quando o autor é muito bom e sabe estruturar uma história, fazendo com que esta fique sem furos, com os acontecimentos bem amarrados e cada personagem exercendo seu papel, o que inclui bons diálogos e características marcantes. O resultado? Pelo menos duas semanas sem tirar o plot magnífico e seus personagens da cabeça. Isso aconteceu com Jogos Vorazes, A Seleção e Academia de Vampiros.

- Quando eu me identifico com os personagens.


Sou uma pessoa de personalidade forte e que quando sabe o que quer, não desiste facilmente. Basicamente, eu me identifico mais com as personagens de caráter explosivo. Ok que elas são mais difíceis de se encontrar no nosso mundo literário, mas quando são notadas por mim... Boom! Já posso ter a expectativa de pelo menos uma semana de fangirlismo e claro, nossa nunca bem vinda ressaca literária. As personagens que me conquistaram foram Rose Hathaway, de Academia de Vampiros, Katniss Everdeen, de Jogos Vorazes e Meena Harper, de Insatiable.

- Quando o livro me dá dor de cabeça.


Argh! Essa é a situação que eu mais odeio. Sabe quando você está lendo aquele livro em que nada engrena direito, a história tinha tudo para ser boa, mas o autor consegue fazer com que tudo se torne intragável e a protagonista é aquela mistura de qualidades e defeitos tão boa quanto bolo queimado? Então! Essa é a sensação que um livro ruim me dá. Tem uns que me dão vontade de jogar pela janela, mas como eu ainda conservo minha política da boa leitora, agredir um livro fisicamente está fora de questão. Isso aconteceu apenas com Feios.

- Quando o meu cérebro está prestes a explodir.


Tá, devo admitir que esse tipo de ressaca eu só comecei a ter esse ano. 2013 me trouxe muitas surpresas e o primeiro ano do ensino médio foi uma delas. É, galera, 18 matérias e um técnico que te faz estudar até 14h10 não são gostosinhos e viciantes como chocolate. Não mesmo! E quando você ainda tem que dar conta de ensaios do ballet, gravações de música, livros interminados, suas leituras atuais e um blog literário, as coisas meio que te tiram do sério. Muitos amigos meus subestimam a carga horária que eu enfrento por terem seus próprios problemas, mas hello! Meu corpo está sendo testado de diversas maneiras!

Eu ando muito estressada ultimamente, mas as férias estão aí para isso, certo? ERRADO! Ganhei um problema de convergência óptica e estou numa ressaca daquelas e isso é o suficiente pra aumentar infinitamente os meus níveis de frustração e estresse, mas isso é assunto para outro post.


Então é isso, gente, antes que eu fique atacada de novo por causa da frustração de estar em uma ressaca literária, termino esse post querendo saber em que situações vocês já passaram enquanto estiveram de ressaca. Não deixem de comentar, até a próxima!


20 comentários:

Comentários
20 Comentários
  1. Nossa já passei sim e acho que estava com um pouquinho de ressaca porque não conseguia esquecer o livro, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriel!

      Isso vive acontecendo comigo... E prevejo uma ressaca desse tipo agora que já passei da metade de Insatiable, rs :')

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Já aconteceu comigo, o outro livro que começamos a ler parece que fica "opaco" (rsrs).♥

    PiinkCookie.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura!

      Falou tudo! Parece que as qualidades do livro que acabamos de ler meio que ofuscam as do sucessor.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  3. cara to tentando sair de uma ressaca literária, mas ainda não consegui D:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice!

      Poxa, vou ficar torcendo por você... Pega um chick-lit, ou um romance fácil de ler que ajuda!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  4. Eu to de ressaca literária! Não consigo me concentrar! Eu começo a ler o livro e de repente eu começo a viajar na maionese :S
    É horrivel!!!!!!

    Beijokas da Mylloka
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mylla!

      Eita! Você já está com os sintomas avançados, hahahaha. Faz o que eu disse aí em cima, pega um romance ou um chick-lit pra ler, algo que de preferência seja leve e cômico :)

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  5. Oi xará!

    Ressaca literária é uma coisa que qualquer leitor odeia. No meu caso geralmente acontece quando o livro é inesquecível. Fico o tempo todo lembrando dos personagens, da história e não consigo me concentrar em outro livro. Isso aconteceu recentemente com Como Eu Era Antes de Você da Jojo Moyes <3

    Adorei o post!

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Naty!

      Isso sempre acontece comigo ç_ç já ouvi opiniões bem positivas a respeito desse livro, estou louca para conferir!

      Fico feliz que você tenha gostado :D

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  6. Hey! Nunca mais dei as caras! Tava muito atarefada, mas aqui estou! Ressaca literária é algo que eu tenho somente com aqueles livros marcantes mesmo. MEU DEUS VC GOSTA DE ACADEMIA DE VAMPIROS?! Bate aqui amiga! o/ Tbm sou fascinada pela serie! Mas enfim, minha ressaca mais recente foi do livro - Quem é você Alasca? de John Green. Mas o que seria dos pobres leitores, sem livros com esta capacidade de entrar nas nossas vidas e nos mudar de alguma forma?

    Amei o post!
    Beijoooos!
    http://leituradesenfreada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Iza!

      Relaxa, eu também tive os meus problemas e por causa deles fiquei inativa, but HEY, I'M BACK! Hahaha

      Eu AMO Academia de Vampiros também, tô aos pulos com as notícias que estão lançando sobre a produção da adaptação pras telinhas <3

      Esse livro também parece ser muito bom, está na minha lista de desejados... Ainda mais agora que o relançaram com aquela capa maravilhosa que na minha opinião, combina com as outras duas.

      Concordo contigo, não seríamos nada sem esses livros!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  7. Eu tive uma 'mini ressaca literária' após terminar a trilogia Millennium, do Stieg Larsson.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Essa trilogia é boa? Eu tenho curiosidade porque as capas e as sinopses dos livros me chamam muito a atenção.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  8. Já passei por isso sim. E é bom até dar um tempo para ler outra coisa, pois se não a gente acha que o próximo livro não é muito bom, mas é por estar ainda com o anterior na cabeça e no coração hehehee

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil!

      É sempre uma luta pra achar outro livro pra ler quando eu termino um, aff. É por isso que eu gosto de organizar listas de leitura, mas como quase sempre não dá certo... Rs.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  9. Sei bem como se sente... se sei kkkk
    Sobre Feios, também tenho problemas com o livro e como tenho!! :(
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabby!

      Aff, Feios foi uma decepção e tanto pra mim. O autor tinha uma senhora premissa e acabou indo tudo pro ralo, na minha opinião.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  10. Oooohhh, se já! Agora mesmo estou em uma UAHUSHUAHS Já peguei diversos livros pra ler, de diversos autores, de diversos gêneros, mas não consigo engatar na leitura de nenhum! Tô ficando louca já. Pois é, frustrada também, como você citou. Já estou no final do meu recesso (sim, pq 3 semanas de férias, não são férias!) e ainda me aparece uma ressaca literária, assim não dá :@

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bru!

      Eu também fiz isso, até que engatei com Insatiable (!). Não achava que ia ficar fissurada em um livro que é inglês - estou começando a ler nessa língua agora - mas aconteceu, né? Tô adorando!

      Exato! Eu entrei de férias e a ressaca me atacou... Não li nenhum livro até agora, acredita? Mas já passei da metade de Insatiable, pelo menos um eu vou ter no meu saldo, hehe <3

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir