Olá, leitores! Como vão vocês?
Acredito que todo mundo esteja sabendo sobre a XVI Bienal do Livro Rio, evento literário super comentado que acontece aqui na minha cidade natal, de dois em dois anos. Vou dar uma resumida básica pra vocês: envolve autores nacionais e internacionais, um espaço enorme repleto de leitores famintos, expositores com todas as editoras que amamos e, o melhor, muitos livros! Ficaram curiosos? Então me acompanhem!
Principal evento do mercado editorial e mais importante evento cultural do país, a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro é uma iniciativa do SNEL – Sindicato Nacional dos Editores de Livros - em parceria com a Fagga Eventos e ocupa três pavilhões do Riocentro, em uma metragem de 55 mil m². O evento tem a expectativa de receber em torno de 600 mil visitantes; 170 mil estudantes. Para entreter esse público, a bienal conta com 950 expositores e uma programação cultural super inovadora e criativa, que inclui bate-papos, sessões de autógrafos e apresentações dos autores que tanto almejamos conhecer, sejam eles nacionais quanto internacionais.
Eu estou morrendo de saudades da bienal! Minha mãe tinha o hábito de me levar desde pequenininha para participar dos eventos infantis e comprar gibis da Turma da Mônica, mas com a separação dos meus pais, acabou a alegria do passeio em família e eu perdi três edições da bienal. Agora que tenho 15 anos, não é mais do meu interesse ouvir as aventuras dos contadores de história e caçar os expositores de livrinhos infantis. Andei pesquisando que tipo de atrações poderiam agradar a mim e a vocês, seguindo com ótimos resultados.
Já começamos com a presença de autores vindos da Alemanha. Neste ano, esse será o país homenageado pela bienal, trazendo uma gama de diálogos com suas contrapartes brasileiras – tendo como pauta assuntos como ilustração de livros infantis, poesia, linguagens intermídia, literatura e viagem, graphic novels e multiculturalismo. E além disso, a Alemanha terá um estande especial de 400 metros quadrados, com apresentações em multimídia e uma perspectiva bem-humorada do país para todos os visitantes que morrem de vontade de conhecer uma parte de sua cultura.
Os leitores que tiverem interesse na literatura de futebol se animarão em conferir o Placar Literário, uma novidade de 2013 que promete surpreender os visitantes em dois espaços inéditos que aproveitarão o clima da Copa das Confederações e a aproximação da Copa do Mundo para receber a curadoria do jornalista João Máximo.
Já os nossos animados adolescentes podem contar com seu espaço na Conexão Jovem, atração na qual poderão encontrar alguns autores (♥) e conhecer o Acampamento na Bienal, que por sua vez, será apresentado por João Alegria e terá seu foco voltado para a tecnologia e a cultura de convergência − o livro que vira filme, que vira game, que vira site, que vira livro –, mostrando que a narrativa faz parte do dia-a-dia. Eu não sei vocês, mas eu já tenho presença garantida nessa atração!
Quem conhece o Ziraldo? Hm, nada veio à sua memória? Que tal se... eu mencionar que ele é o criador do Menino Maluquinho? E sim, você adivinhou, ele também terá seu espaço na bienal. Quem tiver filhos, sobrinhos, netos, ou qualquer pessoa próxima que goste das criações de Ziraldo poderá se encontrar no Planeta Ziraldo, espaço onde personagens inesquecíveis, como Menino Maluquinho e Pererê, ganharão vida por meio da cenografia de Daniela Thomas e Felipe Tassara.
Blogueiros e amantes da literatura e escrita vão adorar essa parte da bienal: o Café Literário, atração na qual haverão debates sobre livros, estilos e ideias dos quais farão parte os mais celebrados autores − prosadores, poetas, ensaístas − nacionais e estrangeiros, tudo isso sob curadoria do escritor e crítico Italo Moriconi.
Também não poderia faltar o Mulheres & Ponto, espaço onde a jornalista Bianca Ramoneda debaterá com o público sobre os mais diversos aspectos do universo feminino que chamaram a atenção de homens e mulheres nas duas últimas edições.
E para fechar com chave de ouro, é claro que também teremos a presença de mais de 100 autores convidados, para que vocês possam autografar seus livros e se aproximarem daquele ídolo tão sonhado. Três dos nomes já confirmados para o Encontro de Autores são: Emily Giffin, um dos maiores expoentes da chamada chic lit, que lançou este ano Presentes da Vida (Novo Conceito); Allan Percy, do sucesso de Nietzsche para estressados (Sextante); e James C. Hunter, do fenômeno O monge e o executivo (Sextante).
Legal, né? Eu não sei vocês, mas eu estou esperando por esse evento desde o ano passado, quando não pude comparecer à bienal de São Paulo. Espero que possamos nos encontrar por lá, uma vez que minha presença está confirmada nos dias 31 de agosto e 1 de setembro.