19/08/2013

[Resenha] The Statistical Probability of Love at First Sight



Autor: Jennifer E. Smith

Editora: Poppy Books

Páginas: 236

Preço: 30,40 na Livraria Cultura

Velocidade da leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2012











Sinopse: Quem imaginaria que quatro minutos poderiam mudar a vida de alguém? Mas é exatamente o que acontece com Hadley. Presa no aeroporto em Nova York, esperando outro voo depois de perder o seu, ela conhece Oliver. Um britânico fofo, que se senta a seu lado na viagem para Londres. Enquanto conversam sobre tudo, eles provam que o tempo é, sim, muito, muito relativo. Passada em apenas 24 horas, a história de Oliver e Hadley mostra que o amor, diferentemente das bagagens, jamais se extravia.


Eu vou me surpreender muito se alguém disser nos comentários que nunca havia ouvido falar desse livro, nem que tenha sido na versão traduzida para o português, que se chama A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista. Se você não conhecia esse livro até agora, saiba que eu babei muito por ele antes de finalmente ter a oportunidade de pegá-lo para ler e tirar minhas próprias conclusões. Foi amor à primeira vista, sabe? Antes mesmo de ter tido a notícia de que ele seria publicado aqui, eu já estava correndo atrás da minha versão. Só me aquietei quando na Livraria Cultura de Fortaleza, garanti meu paperback por míseros 20 reais.

Essa edição é muito linda! Além da capa americana que eu amo de paixão, a folha de rosto é vermelha e dá um contraste muito legal quando o livro está fechado, além de ter uma textura que eu apreciei bastante. A revisão não me incomodou em nenhum momento e eu adorei poder ler o livro em seu texto íntegro! Andei olhando uns quotes por aí da versão traduzida e gente, vale muito mais a pena conferir a original. Não sei porque preferi comprar o livro em inglês, já que na livraria o livro publicado no Brasil também estava em estoque, mas não me arrependo em nada. A diagramação interna dele também é super fofa. Apesar de ter relutado em comprar paperbacks no início, tenho de admitir que eles ganharam um espacinho no meu coração.

Hadley está prestes a embarcar em um vôo que irá com certeza, trazer o provavelmente mais frustrante momento de sua vida. Ela precisa ir a Londres, pois estará participando como dama de honra do segundo casamento de seu pai, cuja noiva ela nem conhece. Tendo enfrentado alguns probleminhas antes de chegar ao aeroporto, Hadley acaba perdendo o vôo por - imaginem! - apenas quatro minutos. Ela está convencida de que a sorte não está a seu favor quando conhece Oliver, um inglês charmoso e carismático que coincidentemente a acompanha durante a viagem. E é com ele que nossa jovem americana de dezessete anos aprende várias lições.

Preciso dizer que curti muito o que Jennifer E. Smith criou nesse livro? A obra narra 24 horas significativas na vida de Hadley e ao contrário do que você possa estar imaginando, não contém o chamado instalove, ou amor instantâneo. Achei muito legal o modo com que Jennifer expôs os problemas pessoais da protagonista sob a narrativa em terceira pessoa sem parecer algo forçado e ao mesmo tempo, nos apresentou à sua personagem. A escrita da autora é super leve e flui demasiadamente bem. Só não li esse livro em algumas horas porque fiz dele uma leitura pessoal, então quis me deliciar ao pouquinho com a identificação que estava sentindo com relação a Hadley.

Que roleplay divino! Apesar de ter cenas dignas de um filme, The Statistical Probability of Love at First Sight possui diálogos muito bacanas, que me fizeram questionar a mim mesma se algum dia eu conseguiria escrever desse jeito. Hadley pode ter algumas atitudes egoístas em alguns momentos e Oliver também, mas do mesmo jeito, o casal me cativou. Durante a leitura, é possível notar um amadurecimento da protagonista, o que me deixou muito feliz. Ambos os personagens tiveram uma construção agradável, sem furos ou características controversas.

Outra característica desse livro que eu gostei muito foi o fato de as relações familiares dos personagens terem um destaque a mais. É bem difícil você ter tantos detalhes sobre a vida familiar dos personagens de livros YA, quanto mais eles terem pai e mãe. Essa mudança me foi confortável, ainda mais quando vi que Jennifer soube estruturar bem a separação dos pais de Hadley, o que em parte, me emocionou muito, pois eu também tenho pais separados e sei como é difícil presenciar esse tipo de coisa.

Emocionante, engraçado e comovente, The Statistical Probability of Love at First Sight é uma leitura que eu recomendo de verdade, pois além de ter virado um dos meus romances preferidos, me fez refletir bastante e acreditar cada vez mais no quanto a magia de um livro pode afetar o seu leitor. Acredito que todos os públicos irão se apaixonar por esse livro!


6 comentários:

Comentários
6 Comentários
  1. OMG! Preciso ler esse livro <3
    Ele é britânico, já me apaixonei hehe :)
    Ótima resenha (como sempre, aliás) Bjs!

    http://blogvermelhovintage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, meninas!

      Com toda razão, esse livro é de leitura praticamente obrigatória! Sério, ainda estou apaixonada por ele hahaha

      Muito obrigada mesmo! <3

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Esse livro é super fofo <3

    Acho que uma das melhores coisas nele é o fato de a autora ter conseguido conduzir a história sem que parecesse forçado, ainda mais considerando o curto espaço de tempo em que a história de passa. Adorei a resenha!

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Naty!

      Concordo plenamente! Ela conseguiu desenvolver toda uma história no espaço de 24 horas... E cumpriu seu objetivo, emocionando leitores com a simples narração de apenas um dia na vida da personagem principal.

      Fico feliz que tenha gostado :D

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  3. Oi! Nossa, esse livro é muito fofo... Super leve e agradável! A capa também é linda!

    Já seguindo o seu blog!

    Abraços, Isabela.

    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isabela!

      Também achei! Eu amei esse livro, sério mesmo <3

      Muito obrigada por seguir o blog! Já estou seguindo de volta.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir