18/08/2013

Evento do Projeto Beletristas: Literatura ao Pé da Letra



Foto por: Fernanda Brandalise.

Oi, gente! Tudo bem com vocês?

Hoje estou aqui para postar mais uma cobertura, dessa vez do evento literário que aconteceu ontem, dia 17 de agosto de 2013, sábado à tarde. O evento foi realizado pelo Projeto Beletristas e mediado pela autora e blogueira Camille Thomaz.

Bora conferir o que rolou?

Eu fui ao evento com a Camille, então cheguei bem cedo. Lá encontramos as outras organizadoras do projeto e ficamos esperando ter permissão para entrar na Casa de Leitura, local que sediou o evento, para arrumar as coisas antes que as autoras chegassem para a confraternização.

O ambiente da confraternização era bem agradável, com paredes claras e uma decoração linda que foi pano de fundo de várias fotos, as quais vocês podem notar. Confesso que doeu no coração ver as páginas arrancadas, rasgadas e amassadas que faziam parte do cenário, mas eu sobrevivi.

Depois da confraternização, onde tive a oportunidade de conversar com as autoras e algumas blogueiras presentes no evento, fomos direcionadas ao auditório, onde a apresentação seria feita e o debate sobre literatura seria iniciado.

Como autoras convidadas para o debate, tivemos a presença de Graciela Mayrink (Até Eu Te Encontrar), Luciane Rangel (Guardians e Tenshi) e Tammy Luciano (Fernanda Voghel na Passarela da Vida, Sou Toda Errada, Garota Replay e Claro que Te Amo!).

O auditório onde o debate teve início tinha uma estrutura muito boa. Na entrada, ganhamos kits de marcadores e pudemos escolher alguns que estavam à mostra. Imaginem o quanto eu gostei! Haha. Logo em seguida, a platéia se acomodou em cadeiras em frente a um palco de proporção mediana, onde quatro cadeiras estavam situadas, uma para cada autora e claro, para nossa mediadora.

Autoras a postos, mediadora pronta, meu lugar na primeira fileira garantido, a discussão começou. Camille fez algumas perguntas sobre como foi o desenvolvimento de nossas convidadas como leitoras e eu posso dizer a vocês, me emocionei com as respostas delas. Abaixo, vocês podem conferir alguns quotes que eu separei durante o bate-papo:






Graciela Mayrink:

"Larguei toda a minha formação (de agronomia) para me dedicar à literatura."

"Quanto mais você lê, melhor você escreve."

"A literatura é a minha fábrica de ideias. O que eu sou, eu devo à literatura."






Luciane Rangel:

"Como escritora, eu tento devolver à literatura o que ela deu a mim."

"Às vezes eu brinco quando as pessoas me perguntam qual é o meu livro preferido. Sempre respondo: o próximo."

"Acho que a literatura é a minha vida, eu não consigo nem dividir o que é a literatura e o que sou eu."



Tammy Luciano:

"Pelos livros a gente tem como viver uma outra vida sincera, sem precisar ser falsa."

"Acho que a literatura me deu isso... De acreditar que os sonhos acontecem, que tudo é possível."

"Eu realmente me tornei uma pessoa feliz com a literatura."

"A literatura tem o poder de educar, de fortalecer."



Foi realmente muito bom ver o quanto nossas autoras nacionais se envolvem com a literatura! Saber que por trás das páginas escritas há toda uma paixão pelo que fazem, sentimento este que vai além da exposição pública.

Quando o bate-papo literário terminou, seguimos de volta à sala da confraternização para tirar fotos e conversar. No meio disso tudo, acabei encontrando os autores Edson Gomes (Psíquico), Gabriela Rodriguez (Flor de Laranjeira) e Sidney Santborg (Escola de um Destino), que foram prestigiar nossas escritoras na platéia. Também tive a oportunidade de conversar com as blogueiras Aline Olinto (Era uma Vez o Livro...), Lena Fernandes (Lena Lucky), Beatriz Ramos (Letras e Folhas), Giulia Ladislau (Prazer, me chamo Livro! e Fernanda Brandalise (Diários de uma Fangirl), além de autografar meu livro com a Tammy Luciano e conversar bastante com a Luciane Rangel, Ana Claudia Coelho e Graciela Mayrink.



Em suma, gostei muito de ter comparecido ao evento e vou estar sempre atenta para poder comparecer aos próximos bate-papos liderados pelo projeto, pois essa foi uma experiência muito divertida.
 
Então é isso, pessoal! Espero que vocês tenham curtido a cobertura. Até a próxima!


10 comentários:

Comentários
10 Comentários
  1. Cobertura linda! Amei estar com vocês e ler aqui como foi o encontro. Nota mil para os quotes! :)
    Bjinhos. Tammy
    www.tammyluciano.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tammy!

      Muito obrigada! Eu também adorei estar presente no evento, foi muito bom!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Adorei a cobertura do evento! Só que a minha formação não é em Direito, é em Agronomia hehehehe em Direito era o Gabriel Garcia Marquez ;)

    Parabéns pelo blog e pela matéria sobre o evento, nota 10!

    Beijinhos

    Graciela Mayrink
    www.gracielamayrink.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Graci!

      Ahhh, então você estava falando sobre ele? Hahahaha é que eu ouvi você falar que largou a sua formação de direito pela metade para se dedicar à literatura. Vou corrigir! :D

      Muito obrigada!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  3. Natalia parabéns pela cobertura do evento. Muito bacana! Gostei das anotações das respostas das autoras. Demonstra sua atenção, isso é ótimo! E foi muito bom poder conversar com você sobre o meu livro e sobre literatura de um modo geral. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sidney!

      Muito obrigada! Ahhh, pode ter parecido que eu estava um pouco distante por conta do celular enquanto as autoras estavam falando, mas o tempo todo eu estava prestando atenção aos mínimos detalhes, rs.

      Digo o mesmo! É muito bom estar próxima dos autores nacionais, ainda mais dos parceiros do blog :)

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  4. Ah, que delicia você foi ao evento! A Graciela é autora parceira lá do blog, e eu amei ter lido o livro dela!

    Vim conhecer seu blog, pois vi o link no grupo do face: Blogueiros Literários, amei seu cantinho e já estou seguindo!

    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://www.coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patty!

      Sim, foi muito bom! A Graciela também é parceira aqui do blog, fiquei muito feliz de poder conhecê-la pessoalmente. Ainda não li o livro dela, mas quando for relançado pela Novo Conceito - que também é parceira do blog - vou ter finalmente a chance de recebê-lo aqui em casa :)

      Opa, obrigada por seguir! Pode deixar que vou retribuir a visita ;)

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  5. Foi uma delícia de evento.
    Adorei rever você, Nat! =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luci!

      Foi mesmo! Eu também adorei te rever <3

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir