22/08/2013

[Resenha] Simplesmente Ana



Autor: Marina Carvalho

Editora: Novas Páginas

Páginas: 304

Preço: 15,90 na Lojas Americanas

Velocidade da leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2013











Sinopse: Imagine que você descobre que seu pai é um rei. Isso mesmo, um rei de verdade em um país no sudeste da Europa. E o rei quer levá-la com ele para assumir seu verdadeiro lugar de herdeira e futura rainha… Foi o que aconteceu com Ana. Pega de surpresa pela informação de sua origem real, Ana agora vai ter que decidir entre ficar no Brasil ou mudar-se para Krósvia e viver em um país distante tendo como companhia somente o pai, os criados e o insuportável Alex. Mudar-se para Krósvia pode ser tentador — deve ser ótimo viver em um lugar como aquele e, quem sabe, vir a tornar-se rainha —, mas ela sabe que não pode contar com o pai o tempo todo, afinal ele é um rei bastante ocupado. E sabe também que Alex, o rapaz que é praticamente seu tutor em Krósvia, não fará nenhuma gentileza para que ela se sinta melhor naquele país estrangeiro. A não ser… A não ser que Alex não seja esta pessoa tão irascível e que príncipes encantados existam. Simplesmente Ana é assim: um livro divertido, capaz de nos fazer sonhar, mas que — ao mesmo tempo — nos lembra das provas que temos que passar para chegar à vida adulta.


Desde que vislumbrei a capa confeccionada por Marina Avila e li essa sinopse tentadora, Simplesmente Ana se tornou um dos meus livros desejados. Eu mal podia esperar para tê-lo em mãos e começar a leitura. E quando digo que mal posso esperar, quero dizer que quase não resisti e o comprei na livraria, mesmo sabendo que ia recebê-lo da editora um tempo após o lançamento. Com as expectativas lá em cima e depois de ler muitas resenhas positivas a respeito do livro, finalmente o desempacotei da caixa e comecei sua leitura, com o coração na mão.

A diagramação da editora está realmente muito bem feita. Eu simplesmente me vi apaixonada pelo trabalho que eles fizeram nas páginas do livro, ficou tudo muito singelo e fofo, combinando com o clima da história. A capa ficou maravilhosa, como esperado da Marina, que é minha designer preferida. A revisão deixou passar algumas falhas no texto, mas nada muito relevante. Em suma, o trabalho da Editora Novo Conceito ficou impecável.

Ana Carina é uma jovem mineira que no alto de seus 20 anos, só pensa em conseguir terminar o curso de direito e sair do seu chove-não-molha com Artur, seu interesse romântico. Isto é, até ela receber uma mensagem no facebook em inglês de um cara totalmente estranho que afirma ser seu pai. E as surpresas não param por aí: após descobrir que que sua mãe mentiu sobre assunto durante toda a sua vida, ela se vê intimada a passar seis meses em um país europeu não muito conhecido, denominado Krósvia, onde seu pai assume o posto de rei e uma vida totalmente nova a espera. Que tipo de desafios Ana terá de enfrentar durante essa jornada como princesa?

Confesso que no início, o livro não me prendeu a atenção. Acho que foi questão de momento, mas o fato é que deixei o meu exemplar marcado na página 50 por uma ou duas semanas, antes de retomar a leitura novamente. Apesar da narrativa de Marina Carvalho fluir muito bem, demorei um pouco para me envolver com a personagem e entrar no clima da história, mas logo engatei no ritmo krosviano e passei a ficar cada vez mais ansiosa a cada página virada. Fui guiada com uma escrita recheada de personalidade brasileira e gírias gostosas de serem lidas. Marina inseriu toda a vivacidade brazuca nas falas de Ana, o que me fez rir bastante durante alguns diálogos e apreciar o livro com mais facilidade.

Porém, embora a personagem que a autora criou seja daquelas que você pode encontrar ali na esquina, a realeza inserida no livro não é tão convincente assim. Eu senti falta da preparação de Ana para assumir o posto de princesa. Então ela simplesmente aterrissa em solo krosviano, cumprimenta seu pai, se familiariza com os criados e com o ambiente e tudo beleza? E as aulas de etiqueta? E o hino nacional da Krósvia, não existe? E a preparação para discursar e se relacionar com figuras importantes para o país? Dei muito pela falta de um aprofundamento melhor nessa parte da história.

O romance ficou bem desenvolvido, apesar de eu ter achado que algumas coisas aconteceram rápido demais. No que diz respeito à mensagem colocada pela autora, consegui captar bem suas intenções e gostei do que vi, apesar de serem raras as passagens marcantes. Porém, mesmo raras, essas passagens fizeram com que eu criasse laços mais profundos com a protagonista - ainda que de vez em quando ela me irritasse um pouquinho, com suas atitudes infantis, me levando a apreciar mais a leitura.

Simplesmente Ana me saiu como um ótimo passatempo, que sugere um gancho para uma continuação. Estou muito ansiosa para conferir a segunda parte do romance, que já está sendo escrita pela autora. Acredito que amantes de um bom romance vão se jogar de vez nessa leitura. Recomendo muito a leitura, já deixando claro que esse livro faz parte do nosso tesouro nacional.


8 comentários:

Comentários
8 Comentários
  1. Olá! Nossa, eu amei o livro, pena que você não gostou tanto assim... Sobre a capa e a diagramação, realmente estão fantásticas!

    Abraços, Isabela.

    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isabela!

      Algumas coisas me deixaram >meio assim< durante a leitura, mas é um ótimo livro, digno de destaque! :D

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Adoreiiii a resenha, porém acho que esperava um pouco mais do livro rs, sei lá acho que por ser a primeira historia de princesa brasileira que leio em si, esperava mais ação ou algo sei lá diferente rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lívia!

      Fico feliz que tenha gostado! :D

      Eu também, mas acabei gostando muito do mesmo jeito :) agora quero autografar meu livro com a autora na bienal, hehe.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  3. Eu li coisas muito boas sobre este livro e a capa ficou bem bonita. Mas não é meu estilo de leitura favorito, vou deixar marcado para pensar melhor futuramente.
    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernando!

      Ainda que não façam o seu estilo, vale a pena embarcar em leituras diferentes e testar seus limites. Faço isso frequentemente e de vez em quando, acabo me surpreendendo! ;)

      Obrigada por seguir meu blog, já pode contar com uma visita minha no seu!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  4. Meu Deus.
    É realmente um livro que todos estão lendo!!
    Tanta resenha boa, que dá vontade de ler!
    Adorei a resenha viu??

    Beijos,
    Marcela.
    http://ocantinholiterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcela!

      Sim, Simplesmente Ana vendeu como água na bienal! Também pudera, a Marina é uma fofa e seu livro tem uma sinopse que promete muito! :D

      Fico super feliz que tenha gostado da resenha.

      Um beijão!

      Natalia Leal

      Excluir