31/10/2013

[Resenha] Até Eu te Encontrar



Autor: Graciela Mayrink

Editora: Novo Conceito

Páginas: 382

Preço: 24,83 na Saraiva

Velocidade da leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2013











Sinopse: O quanto uma mudança de cidade pode afetar uma vida? Você acredita em alma gêmea? Como você se sentiria se não gostasse do grande amor da sua vida? É o que Flávia vai descobrir ao deixar Lavras, onde mora com os tios desde o acidente que matou seus pais, quando era criança. Aos dezoito anos, ela decide estudar Agronomia na Universidade Federal de Viçosa, trocando o sul de Minas pela Zona da Mata do mesmo Estado na esperança de uma "mudança de ares". Em sua nova vida, ela conhece Sônia, amiga de infância de sua mãe e agora sua vizinha, que lhe conta a história de sua família materna, até então desconhecida para Flávia. Embora o passado não seja sua maior preocupação, Flávia reluta em aceitar seu destino e ainda precisa superar uma paixão não correspondida pelo seu melhor amigo. Para se ver livre dessa rejeição, ela tenta atrair sua alma gêmea para Viçosa e descobre que o grande amor de sua vida é uma pessoa que ela não suporta.


Romance relançado pela Editora Novo Conceito, Até Eu te Encontrar é um livro que eu quero ler há muito tempo. Sua autora, Graciela Mayrink, é parceira do blog há bastante tempo, mas eu não tive chance de ler sua obra na primeira impressão porque a mesma já estava esgotada. Posso dizer que a espera valeu a pena, uma vez que esse ano o livro foi relançado e eu pude resgatá-lo na bienal, a tempo de autografá-lo e levá-lo para casa em segurança.

Desde que a editora lançou a capa nas redes sociais, já não curti seu design. Sinceramente, não gosto do trabalho do capista que a fez e fiquei menos satisfeita ainda quando percebi que a Novo Conceito resolveu incluir spoiler nela - ok, a editora não considerou a revelação do misticismo na trama como spoiler, mas eu teria aproveitado mais a leitura se não soubesse desse detalhe.

Outra coisa que me deixou aterrorizada foi ter lido a orelha e a sinopse oficial do livro antes de ter lido a obra. Gente, o que foi aquilo? Ali foram reveladas informações que a autora só nos libera mais ou menos na metade da trama. Poxa, fiquei muito chateada com isso. Aos meus olhos de leitora crítica, a história se tornou bem mais previsível do que deveria por conta do detalhe. Porém, a edição teve pontos positivos, pois a revisão ficou impecável e a diagramação interna do livro ficou muito bonita e bem trabalhada.

Flávia tem dezoito anos e após o acidente de seus pais, vem morando com seus tios. Tendo passado para a UFV em Viçosa, ela deixa Lavras, sua cidade natal e parte rumo a uma nova vida de experiências novas e muito amadurecimento. Chegando a Viçosa, ela conhece o extrovertido Felipe, além de Sônia, sua vizinha que administra uma loja de produtos exotéricos e Lauren, vizinha de Felipe e estudante do Coluni. Buscando saber mais sobre o seu passado e quem eram seus pais, Flávia não imagina as surpresas que encontrará pelo caminho, incluindo uma nova paixão e um dom especial, até então não explorado.

Em terceira pessoa e sob diversas perspectivas, porém, com foco em Flávia, Graciela Mayrink narra o livro de forma envolvente e levemente descritiva. A autora soube equilibrar muito bem o tempo em sua história em meio a fatos corriqueiros, fazendo com que tudo acontecesse seguindo uma linha cronológica coerente, ao mesmo tempo me provocando uma identificação cada vez mais profunda com seu universo.

O realismo do livro me impressionou muito! A obra em si é tão real e crível que os personagens, cenário e a história em si parecem estar saltando das páginas durante a leitura. Até nas partes mais sobrenaturais, percebi que a autora optou por criar algo mais próximo tanto do mundo real, quanto do leitor, cumprindo muito bem seu objetivo e me fascinando completamente.

Só uma coisa que me incomodou no desenrolar da trama, que foi o romance, o qual achei que ficou predestinado demais, do tipo que aconteceu porque tinha que acontecer e pronto. Senti falta de uma química extra entre os dois personagens e de mais cenas com eles juntos, uma vez que não fiquei muito convencida do envolvimento de ambos.

Falando sobre os personagens, me encantei com a maturidade que Flávia apresentou durante o livro todo. Se você está cansado dos mimimis constantes das protagonistas dos YA's, esse é o livro que vai curar sua ressaca. Todas as dúvidas e incertezas da personagem estão relacionados a problemas racionais, nada de bobeirinhas como os corriqueiros "será que ele gosta de mim?" ou "vou perdê-lo pra fulana!". Pelo contrário, com ela, é tudo ou nada. Realmente, seu amor próprio me conquistou.

Os outros personagens também ficaram muito bem construídos, pude sentir a essência de cada um deles e seu espaço no nosso mundo real. Os que me cativaram mais foram Sônia e Lauren, duas amigas super presentes na vida de nossa protagonista. Até curti o Felipe, que apesar de algumas coisas, mostrou-se digno de carinho e menção.

Gostei muito da inclusão da cultura brasileira na história. É muito legal ler referências a nomes de grande valor nacional e curtir o bom gosto dos personagens que estão ali. Durante a leitura, pude até seguir umas indicações implícitas que a autora mixou com seus personagens e adorei o resultado.

Termino essa resenha indicando o livro para todas as idades. Apesar de ser um pouco mais maduro, Até Eu te Encontrar segue uma linha leve e atraente que será capaz de conquistar qualquer leitor, dos que curtem um bom romance, até os que gostam de se aventurar pelos sobrenaturais mais ousados. Não deixem de conferir essa parte do nosso tesouro nacional, pois vale a pena!


8 comentários:

Comentários
8 Comentários
  1. Oie :)

    Todos estão falando muito bem desse livro, eu não tenho vontade de ler pois não me interesso muito pelo tema abordado, quem sabe um dia se eu ganhar,... beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriel!

      Eu curti muito a leitura, por que não dá uma chance? Costumo dizer e acreditar que é o autor que faz a opinião do leitor e não o gênero/tema do livro. Nesse caso, te garanto que a Graciela é muito boa!

      Beijão!

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Oi, Natalia.

    Você não sabe como eu fico feliz ao entrar num blog e me deparar com uma resenha de um livro cujo o autor é brasileiro! Acho que isso valoriza cada vez mais os talentos que temos por aqui..
    Adorei a sua resenha e fiquei com uma super vontade de ler o livro, vou colocar na minha lista de desejados agorinha mesmo!

    Tem texto novo no meu blog pessoal (http://impessoalmentelirico.blogspot.com.br/) e tem resenha de um livro maravilhoso no blog de cultura pop e entretenimento que eu também faço parte da equipe (http://www.naomeentendamal.com.br/) :)

    Beijos,
    Alyne Bittencourt.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alyne!

      Poxa, você não sabe o quanto vai encontrar resenhas de livros nacionais por aqui, haha. Minha leitura atual é nacional e a próxima da lista também será. Estou lotada de livros nacionais na estante e pretendo ler todos o mais rápido possível, temos grandes talentos nesse país, precisamos conhecê-los!

      Pode deixar que vou conhecer seu blog!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  3. deve ser um otimo livro de romance!!!
    achei a historia interessante
    adorei o post!
    seguindo:)
    bjs

    thereasonwebnovela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Erika!

      E é sim, muito!

      Fico feliz que tenha gostado do post ;)

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  4. Olá Natalia!
    Amei a sua resenha, meu deus!
    E amei também aquele negocio de 'leitura rápida/media/demorada' ótima ideia!
    Esse é um livro que estou desejando muito ler, principalmente por ser brasileiro!
    E a sua resenha me deixou mais ansiosa ainda pela leitura :)
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!

      YAY! Fico muuuito feliz que você tenha gostado tanto :'3

      Obrigada! Acho legal colocar para o leitor ter uma ideia de como a leitura fluiu para mim, rs.

      Leia sim, é muito bom! Fico feliz que a resenha tenha atingido seu objetivo.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir