01/11/2013

Por que ler?



Não é com pouca frequência que me perguntam por que eu leio tanto. As pessoas simplesmente não conseguem entender esse vício, assim como o motivo de eu investir tanto dinheiro no que parecem ser apenas papéis encadernados de diversos formatos. Quase todo dia me perguntam qual a razão de eu ter vários desses empilhados por todo lugar, o que me leva a carregá-los comigo aonde quer que eu vá e se eu não tenho nada pra fazer além de ficar virando páginas o dia inteiro.

Mas parando pra pensar, não é que a pergunta é interessante? De início, eu lembro que comecei a ler por puro incentivo. Quando eu era pequena e ainda não sabia ler textos, mamãe costuma dizer que eu lia as imagens. Gostava de interpretar as figuras e ficar horas de pernas por ar com minhas pilhas de gibi ao lado. Meus pais sempre deram muita importância quanto a plantar esse hábito em mim, por isso que toda noite minha mãe me contava histórias antes de eu dormir, me incentivava a escrever pequenas redações assim que aprendi a ler e escrever e principalmente, comprava gibis para mim todos os dias.

Com o passar do tempo, fui crescendo e conheci as bibliotecas. Como eu só conhecia as livrarias como meio de adquirir livros, não podia comprá-los com frequência por considerá-los muito caros. É claro que eu sempre juntava o meu dinheirinho para adquirir o próximo exemplar, mas quando eu não tinha um livro novo para ler, ou relia os que já tinha, ou então, recorria às bibliotecas. Lembro que com meus 9 anos, li 200 as páginas de um livro de contos dos Irmãos Grimm em um dia pela primeira vez e fiquei muito feliz com a realização. As bibliotecárias da minha escola me conheciam e estavam sempre me recomendando livros novos, até que minha madrinha resolveu entrar na história também.

Na época, eu estava passando por diversos problemas, tanto na escola, quanto em casa. Meus pais estavam se separando e na escola, comecei a sofrer bullying. A partir desse momento, passei a ler por ser uma importante válvula de escape. Sou muito grata a minha madrinha até hoje, que quando eu mais precisei, passou a me dar livros uma vez por mês. Era regra: todo mês ela me levava a uma livraria grande e me deixava escolher um, dois ou às vezes, três livros que eu gostasse para levar pra casa. Enquanto eu lia, os livros me davam tanto prazer e bom humor que eu podia esquecer os problemas, pelo menos até ganhar o próximo.

Com o tempo, fui parando de falar com as pessoas e sair de casa só para poder ler um pouquinho mais. Não demorou muito a meus amigos começarem a reclamar e meus pais ficarem preocupados porque eu não saía bastante. Os professores reclamavam que eu lia durante as aulas e cheguei a receber várias broncas por causa disso. Muito tempo depois e com o impacto de algumas consequências, resolvi me obrigar a equilibrar as coisas e dar mais atenção à vida real.

A partir desse momento, criei o blog e comecei a ler por prazer. Hoje gostava de degustar das histórias, passar as páginas, sentir o cheiro de livro novo recém saído da gráfica e admirar minha coleção repetidas vezes. Uso e abuso dos livros como válvula de escape, mas tenho a consciência de que um dia vou ter que enfrentar o problema cara-a-cara. Leio porque a leitura me faz feliz, porque gosto de me envolver com a escrita do autor, adoro esse bate-papo que ocorre entre o livro e o leitor durante a leitura. Leio para me sentir bem, adquirir cultura, melhorar a escrita! Leio porque ler é tudo de bom.

Hoje em dia, eu me estresso se não estiver lendo diariamente. Não consigo ficar longe dos meus livros. Não só gosto de ler tudo o que tenho em alcance, como também quero criar a minha própria história. Fiz amigos por causa da leitura, pessoas maravilhosas em quem sei que posso confiar e contar sempre. Concluindo, sou mais feliz com a literatura em minha vida e é por isso que eu leio!


6 comentários:

Comentários
6 Comentários
  1. Oie :)

    É tão legal saber a história de outros leitores hahaha, amei o post parabéns !!

    Eu comecei a ler porque eu simplesmente gostei do filme de Jogos Vorazes e decidi conferir o livro e daí em diante não parei mesmo e hoje é um vício que eu adoroooo u.u, beijocas !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriel!

      Ahhh, fico feliz que tenha gostado de ler esse post! Eu mesma gostei muito de escrevê-lo :3

      Uou, você começou a ler com Jogos Vorazes? Nunca tinha ouvido um leitor falar isso antes, rs. Legal saber, sou muito fã da trilogia.

      Beijos!

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Olá, Natalia ^^
    Gostei demais do seu texto, mesmo porque me identifico muito com ele, tirando a parte de alguém ler histórias pra mim, me comprar gibis e livros desde sempre. Mas eu também meio que fui incentivada pela minha mãe, quando ela me deu um livro dela de infância que ela gostava muito, e por uma amiga que me emprestava seus livros, já que na época eu tinha pouquíssimos. Sem contar que no primário me faziam ler um livro e fazer resumo - e eu nunca fui contra a leitura. Na verdade até hoje eu tenho dificuldades p/ comprar os livros que desejo, mas antes era ainda pior. Tanto que eu tb relia muitos dos que já tinha na estante. Além do que, durante muito tempo, ler pra mim era um vício, mas não só pelo prazer, mas por esse prazer me levar pra longe. Eu esquecia de tudo lendo, não ouvia as pessoas me chamarem e sempre fui caseira, depois de virar leitora então... A literatura virou uma válvula de escape na época que eu tb sofria bullying, meus pais se separaram e outras problemas decorrentes disso e mais ocorreram.
    Acho que os não leitores não entendem é que os livros são companheiros, mesmo quando as histórias deles não tomam o rumo que vc quer. E mesmo quando tá tudo bem, na medida do possível, não dá pra deixar de lado quem tá até na sua mochila, mesmo quando se é certo que ele nem vai poder sair de lá :)
    Você escreve muito bem. Parabéns!
    Bjsss
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique!

      Fico feliz que tenha gostado do texto! o/

      É legal saber que mesmo que não tenha tido tanto incentivo, ainda assim tenha se interessado pela leitura, pois hoje em dia o incentivo dos pais tem se tornado escasso, infelizmente.

      Empréstimos de livros são uma dádiva! Ainda que eu não goste de emprestar meus livros (por esses e outros motivos criei a Tour do Livro na minha escola, rs), esses empréstimos estão sempre criando novos leitores, pois estes estão escolhendo suas leituras por opção e acabam aceitando o hábito com mais facilidade.

      Tem dificuldades para comprar livro pelo preço mesmo? Se sim, posso te passar um guia que postei aqui no blog para melhorar isso!

      Pois é, parece que nós, leitores, temos muito isso em comum. O uso do livro como válvula de escape, para minimizar problemas decorrentes em nossas vidas. É triste, mas uma realidade...

      Sim, sim! Mesmo que eu vá para uma festa super badalada, continuo levando meu exemplar na mochila. Vai que eu pegue trânsito, o carro enguice ou então a festa em questão esteja chata? Nunca se sabe...

      Muito obrigada! :D

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  3. Que legal sua história Natalis, realmente fico feliz por ainda existirem pais que incentivam as leituras dos seus filhos, eu acabei sendo incentivado por professores e um pouquinho pelos meus pais, achei legal tudo que você contou, e como você deu ênfase que para você "leitura é como uma válvula de escape", o que é bem verdade para muitos leitores. Parabéns pelo post, beijos!

    Meu blog: http://blogliterariopalavrasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Samuel!

      Fico feliz que você tenha gostado da história! Realmente, é difícil os pais incentivarem a leitura nos filhos hoje em dia, mas eu ainda tenho esperança de que isso possa melhorar \o/

      Obrigada!

      Beijão!

      Natalia Leal

      Excluir