08/11/2013

Bela ou Fera?



Por andar muito com meninos, é natural que o assunto "garotas" seja bem presente no meu dia-a-dia, mais especificamente, seus aspectos físicos. Claro que os termos que definem seus alvos são muito diferentes dos que eu usaria, uma vez que não é muito difícil de se escutar um "gostosa", "dada" ou então, em alguns casos, palavrinhas mais pesadas oriundas do famoso vocabulário moleque, usado no auxílio para definir o corpo, mentalidade ou atitudes de uma garota.

Entretanto, uma coisa que me intriga bastante é que quase sempre a minha opinião é muito diferente da deles. É claro que, pela convivência, eu sei definir que atributos uma garota precisa ter para ser classificada como "gostosa". Na maioria das vezes, essas meninas são aquelas donas de seios fartos, pernas grossas e uma retaguarda um tanto avantajada.

A questão é: enquanto eles praticamente se ajoelham aos pés desses tipos de garota, que em sua maioria, possuem o cérebro tão vazio quanto uma rua interditada, eu apenas torço o nariz. E, querido leitor do sexo masculino, eu não estou de "recalque", como você provavelmente pensou. O ponto é que eu penso diferente desses rapazes e de algumas moças que compõe a nossa sociedade.

Ultimamente, as meninas consideradas bonitas, além de ao mesmo tempo serem denominadas como "gostosas", como eu citei acima, são dotadas de características como cabelos lisos e geralmente longos, narizes finos e lábios rosados. O olho claro passou a ser opcional, mas me parece que as que possuem esse tal dote, ganham um bônus especial de beleza, dependendo do enquadramento de tal extra no rosto.

Como vocês podem observar, nossos rapazes são extramente críticos, por várias vezes, passando dias inteiros sob os cuidados de analisar as garotas ao redor do mundo. Mas será que tudo isso define a beleza de uma jovem? Queridos leitores, eu fico indignada quando qualquer um dos meus amigos denomina "bonita" uma garota que não possui um bom caráter. Afinal, de que adianta ter um corpo lindo e a arcada dentária certinha, se o cérebro é tão vago quanto vagão de trem indo pra garagem? Pessoalmente, não consigo achar bonita uma garota que faz fofoca, age com injustiça e se joga na primeira intriga que souber.

É por valorizar a personalidade e outros aspectos do ser humano, como a inteligência e o caráter, que quando se trata de beleza, o meu olho crítico transpassa o físico. Considero bonitas aquelas meninas que trazem consigo o brilho no olhar, o riso implícito nos lábios e o gosto de viver nas bochechas coradas. Aquelas que exibem as covinhas então, que bônus poderoso! Sou muito fã.

Também admiro muito a maneira como algumas de minhas colegas conseguem ser introspectivas, apenas preocupadas em folhear algum livro ou repassar para si mesma algum exercício dado em aula. Adoro gente que fala sozinha, divaga enquanto parado e sente o vento passar balançando os cabelos com gosto. Por que não caracterizar como "gostosa", a gargalhada de uma mulher? Por que não "dada", aquela menina que se joga para a vida, que tem o prazer de curtir cada momento e viver experiências novas?

Qual o problema da sociedade de hoje em dia, que costuma valorizar as meninas de cabeça vazia? Claro que não estou dizendo que todas as meninas que se encaixam nas características que os meninos supervalorizam façam parte desse perfil, existem exceções. Acredito que os humanos à minha volta perdem muito desprezando a sua capacidade de observar, perceber pequenas revelações que acontecem à sua volta. Se olharem melhor, vão tomar consciência de que o que tanto desvalorizam, pode ser o mais precioso dos tesouros.

Pense bem, pois a menina que você classifica como Fera, pode ser a Bela dos seus sonhos e estar a dois dedos do seu nariz. Mas você nunca a verá dessa maneira, por causa do rótulo que você mesmo impôs.


8 comentários:

Comentários
8 Comentários
  1. Outro dia eu estava pensando nisso, nesses "rótulos" impostos, eu concordo com você em alguns pontos, conheço alguns garotos meio machistas ao classificarem o deve ser belo em uma mulher, no entanto, os próprios admitem que, na hora de levar alguém á ´serio, a personalidade é o que conta mais. Nossa, perdi as contas de quantos garotos que vi "pegando" as gostosas do colégio acabaram namorando aquela estranha, de óculos de grau que inexplicavelmente acabou mais bonita com uma roupa mais despojada. Por mais que eles fiquem, namorem, com garotas fúteis, e com a "outras" que eles acabam terminando.

    http://saga-preciosa-cristal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kah!

      Pois é, eu escuto muito essas coisas, do tipo: "cara, ela é muito gostosa, mas eu só pegaria, porque nunca levaria pra casa uma garota piranha desse jeito". Mas o que eu acho pior não são nem os rótulos, são as garotas que tentam atender a eles, se desvalorizando completamente! :/

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Olá, Nat.
    Bom, primeiro tenho que dizer que adorei o texto e a reflexão. Sim, geralmente essas meninas de corpo perfeito e pouco "conteúdo" são assim justamente por terem todos os meninos aos seus pés, elas se tornam esnobes e se preocupam única e exclusivamente com o corpo, esquecendo que malhar o que há por dentro também é extremamente importante. Meninos têm seu jeito e eu não posso falar nada a respeito, mas eles realmente não mudam. Eu digo que não são só eles que valorizam muito a parte externa, já cansei de ver meninas fazendo o mesmo. Acho que a culpa não é exclusivamente deles, é da sociedade que impõe um padrão de beleza específico e quem não se enquadra nele não tem chances. A sociedade considera uma pessoa bonita e outra feia, mas acho que não existe isso. Cada pessoa é bonita com seu jeito, mas as pessoas estão realmente se esquecendo disso.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi!

      Exatamente! As meninas acabam esquecendo que o mundo não é preenchido apenas por meninos babacas. Também existe a parte acadêmica a se valorizar, não se ganha a vida com comentários maliciosos e cantadas ridículas. Além do que, ter cultura é um luxo gratuito!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  3. Olá Natália!
    Que tocante o seu texto!
    Eu era muito de julgar as pessoas pela cara, como se fossem um livro julgado pela capa, e me arrependi muito disso depois de conhecê-las melhor. Não somente aquela pessoa esquisita mas que se tornou uma das pessoas mais importantes na minha vida, mas também aquelas pessoas que eu admirava à distância, e tornaram-se a minha maior vergonha.
    Ótimo texto! Muito reflexivo, e acho que todos deveriam lê-lo!
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!

      Obrigada! Fico feliz que tenha atingido o meu objetivo :)

      Eu costumo achar bonitas as pessoas que tem essas boas atitudes, sabe? As pessoas com que convivo não acreditam muito nisso, mas é verdade. Se alguém vacila comigo/com outra pessoa, eu não consigo mais ver beleza, porque acho que o físico não define nada; o que importa é o que cada um tem por dentro mesmo, a personalidade, o jeito de agir e tal.

      Beijos!

      Natalia Leal

      Excluir
  4. Tô quase aplaudindo seu post aqui, rsrs
    Mas o pior que isso dificilmente mudará, sabe?
    Seria uma bênção se garotos do tipo lessem esse texto ~~
    Bjs
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique!

      Muito obrigada! :D

      Pois é, porque enquanto os meninos impõe esses atributos às garotas, as mesmas cedem ao imposto, o que continua é me frustra.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir