09/11/2013

[Resenha] Escola: Os Piores Anos da Minha Vida



Autor: James Patterson e Chris Tebbetts

Editora: Arqueiro
Páginas: 286

Preço: 25,40 na Saraiva

Velocidade da leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2013











Sinopse: É o primeiro dia de aula em sua nova escola, mas Rafa Khatchadorian já sabe que será o pior ano de sua vida. Como se não bastassem seus problemas em casa, agora ele terá que descobrir como sobreviver ao sexto ano. Por sorte, Rafa bolou o melhor plano de todos os tempos: ele se propôs a quebrar todas as regras do colégio, valendo pontos. Porém, professores, pais e valentões não curtiram essa ideia mirabolante. Será que o plano vai passar de mágico a trágico?


Resolvi ler Escola: Os Piores Anos da Minha Vida por indicação da Gabriela Wegner, blogueira do Livros e Meninas. Não tinha tanto interesse na história a princípio, mas ainda assim, resolvi solicitar a cortesia para a Editora Arqueiro, que não me cedeu o primeiro volume, como o segundo também, que no momento é a minha leitura atual, aliás.

O livro chegou enquanto eu estava viajando ainda, mas assim que voltei ao Brasil, desempacotei tudo na maior animação e fiquei esperando ansiosamente pela hora de começar a ler. A diagramação desse livro é muito chamativa, acreditem! Não tem como olhar e não ficar com vontade de folhear as páginas. Por dentro, dei de cara com muitas ilustrações dignas de um bom infanto-juvenil e por fora, uma capa que transborda comicidade. Eu me apaixonei pelo trabalho da editora nessa obra, ficou excelente! A revisão também se manteve impecável e um dos fatores que contou para que a leitura fosse agradável foi, sem dúvidas, a edição. Adorei!

Rafa Khatchadorian não confia em quase ninguém, salvo seu melhor amigo, Leo Caladão, sua mãe e o leitor de seu livro. Prestes a começar o sexto ano, ele se depara com um código extenso de conduta que será obrigado a obedecer ao decorrer do ano letivo. Mas será que todas essas regras são necessárias? Disposto a se divertir durante o ano e esquecer de vez as regras impostas pelo colégio, ele cria a Operação R.A.F.A (Regras Atrapalham a Felicidade Alheia) e se propõe a quebrar todas as regras existentes no tal código, recompensando-se com uma certa quantidade de pontos por cada ato proibido. Se essa operação dá certo ou não, você descobre lendo Escola: Os Piores Anos da Minha Vida.

Primeiramente, o que mais gostei no livro (fora as ilustrações muito bem feitas), foi a interação que o protagonista tem para com o leitor. A história inteira é narrada em primeira pessoa, sob o ponto de vista do Rafa, como se ele estivesse falando com a gente cara a cara. Me senti ao lado dele e Leo Caladão ao longo de toda a leitura, tornou-se quase impossível largar o livro, tamanha a proximidade que eu senti tanto com o protagonista, quanto com todo o plot criado por James e Chris.

Aliás, que plot incrível, vamos combinar! A trama construída pelos dois autores e ilustrada por Laura Park, não é só um mísero infanto-juvenil que foi escrito para encantar os fãs de Diário de um Banana. A história que se encontra nessa obra vai muito além disso, sendo capaz de emocionar e mexer com o leitor. Os autores se preocuparam em explorar o psicológico do protagonista e, principalmente, o porquê de Rafa ter criado a operação inteira, que fica implícito durante o desfecho do livro.

Aqui vai uma nota importante para quem está disposto a ler a obra: não tem como não se apaixonar por Rafa Katchadorian. O personagem tem todo o espírito de uma criança arteira e imaginativa, além de carregar consigo a comicidade oriunda da sua criatividade. Curti muito o personagem e a maneira como ele retratava o mundo à sua volta, sempre com muita personalidade e humor.

No mais, gostei muito do livro. Foi o primeiro contato com algo do James Patterson, no qual obtive resultados super positivos (pelo menos na parte infanto-junivel, uma vez que o autor também escreve policial e fantasia). A leitura foi bem rápida, já que terminei o livro em menos de 24 horas e o desfecho, muito bom! Recomendo muitíssimo a todos que curtem esses livros leves e divertidos, recheados de ilustrações bem feitas.


6 comentários:

Comentários
6 Comentários
  1. eu ando tão traumatizada com esse autor que eu não o querendo ler mais nada dele xp

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice!

      Traumatizada...? Por que? :o

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Eu ainda não li nenhuma obra dele, mas fiquei curiosa, sempre quis ler um ou outro policial dele, vou tentar encontrar esse, passar para meus sobrinhos q estão na escola haha
    um abraço!
    Pan
    http://www.punkystore.com.br
    http://pansmind.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pandora!

      Leia sim, é muito bom! Se quiser recomendar aos seus sobrinhos, também vai ser uma boa. Eu já recomendei pro meu irmão e é o próximo na listinha de leitura dele, vale a pena! :)

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  3. Quero muito ler esse livro, apesar de não ter curtido o primeiro que li do autor, Bruxos e Bruxas. O plot é ótimo e parece realmente divertido, principalmente pelo personagem :)
    Bjss
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique!

      LEIA! É muuuuito bom <3

      E mais: fui visitar a editora com um grupo de blogueiros anteontem e recebi a notícia de que eles vão lançar o terceiro livro ainda, só estão aguardando o material.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir