25/11/2013

[Resenha] Esposa 22



Autor: Melanie Gideon

Editora: Editora Intrínseca

Páginas: 400

Preço: 18,61 nas Lojas Americanas.

Velocidade da leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2012











Sinopse: Alice e William Buckle se casaram apaixonados. Mas, dois filhos e quase vinte anos depois, Alice está entediada. Por isso, quando recebe um convite por e-mail para participar de uma pesquisa on-line sobre casamentos, ela aceita num impulso. Respondendo às perguntas enviadas por um pesquisador anônimo e carismático (Pesquisador 101), Alice (Esposa 22) tem a oportunidade de reexaminar a história do próprio relacionamento.


Esposa 22 foi uma das minhas aquisições da XVI Bienal do Livro Rio. Fiquei encantada ao entrar no estande da editora e constatar que pilhas de exemplares da obra estavam sendo vendidas a 9,90. Como vocês já podem imaginar, não resisti à tentação de levar o meu comigo e confesso que não me arrependo de tê-lo feito.

Eu gostei muito da capa do livro, que ilustra boa parte da história vivida pela protagonista. A diagramação ficou bem simples, porém, adequada ao tema. Só encontrei um ou dois erros de revisão na obra e fiquei um tanto quanto satisfeita com a tradução, apesar de ter notado alguns termos que podiam ter sido mantidos na língua original.

Alice Buckle é uma mulher casada que, em meio aos 40, se sente insatisfeita com a distância que a separa do marido. Estressada e carente de carinho e atenção, ela começa a desconfiar da sexualidade de seu filho mais novo e da regularidade com que sua filha se alimenta sem botar tudo pra fora, arrumando cada vez mais motivos para alimentar suas paranoias.

Um dia, ela recebe um e-mail com uma proposta anexada, convidando-a para participar de uma pesquisa sobre casamento, a qual ela aceita, com a promessa de que será paga no valor de 1000 dólares no fim do estudo. É por meio desse questionário que Alice recebe o nome de Esposa 22 e conhece Pesquisador 101, um homem misterioso e que se comporta como um ótimo ouvinte, com o qual ela passa a ter contato diariamente.

Eu nunca tinha lido um livro como esse, vou confessar aqui. Com uma narrativa moderna e cheia de pontos de referência às ferramentas atuais, Melanie Gideon nos guia por uma história repleta de realismo, que pode ser vivida por qualquer mulher. É claro que essa narrativa recebeu uma dose extra de muito humor e paranoia feminina, mas essas coisas a gente também pode adicionar ao pacote da vida real, sem problemas.

É através da primeira pessoa que conhecemos Alice Buckle, uma personagem que pode ser ícone de representação da mulher insegura e cansada. Tendo fracassado em sua primeira peça de teatro e desde então, morrendo de medo de começar uma nova, nada lhe resta a não ser continuar a trabalhar como professora de artes dramáticas em uma escola infantil. Além de já estar cansada dessa rotina, nossa protagonista reserva algumas inseguranças quanto a seu casamento e um pessimismo constante relacionado a sua aparência, de maneira a não ligar para maquiagem ou qualquer coisa do tipo.

Apesar de todos os seus mimimis, não me incomodei tanto com a personagem. Ok, ela fez com que o livro parecesse ser bem comunzinho no começo, mas reparei que esse desenvolvimento inicial foi extremamente necessário para que eu me apegasse à personagem e à vida que levava, para em seguida, me emocionar com o final e com todos os passos que ela dá.

Também curti bastante o fato de a autora ter trabalhado o casamento homossexual no texto. Nedra e Kate formam um casal adorável! Adorei a personalidade de ambas, que são personagens fortes e sem papas na língua. Particularmente, também gostei bastante da mensagem que a autora resolveu deixar no livro, que nos faz pensar bastante sobre família, confiança, auto-estima e o alcance de objetivos pessoais. O discurso final da protagonista me emocionou bastante, fechando a leitura com chave de ouro.

Esposa 22 é o livro ideal para se ler em uma ou duas tardes de chuva, naqueles dias em que nada está funcionando para tirar o tédio do ar e todas as tentativas são falhas na hora de criar alguma distração. Apreciei muito a leitura, que se saiu como um passatempo bem agradável. Recomendo aos amantes de chick-lit e histórias com um toque corriqueiro extra.


10 comentários:

Comentários
10 Comentários
  1. Oie :)

    Eu comecei a ler Esposa 22 e infelizmente ele não deu certo para mim. Ano que vem tentarei reler. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriel!

      Poxa, jura? Ele não estava funcionando pra mim no começo da leitura também, mas com o passar das páginas foi ficando bom :)

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. As vezes é gostoso ler só para relaxar, sem grandes expectativas e tal. Realmente a capa é simples, mas nem por isso deixou de ser bonita!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isa!

      Com certeza! Adoro quando um livro me surpreende de maneira positiva <3

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  3. Respostas
    1. Oi, Alice!

      Eu também não estava gostando muito no começo, mas continua lendo que ele melhora! :)

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  4. Oie!
    Li muitos elogios dessa trama, por isso comprei na Saraiva, por R$ 9,90 também, =D

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gladys!

      Aeeee! Depois que tiver lido me conta o que achou!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  5. Olá Natalia!
    Parece ser um ótimo livro, calmo, perfeito para aqueles dias que você está de ressaca literária, rs.
    Adorei a sua resenha *-*
    E até que ta barato... por ter 400 páginas. enfim.
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!

      Siiiiiiiiiiiiiiiiim, é desses mesmo *-* eu li rapidinho, é muito bom!

      Obrigada! E tá sim, eu fiquei bem surpresa quando encontrei na promoção da bienal.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir