15/12/2013

[Resenha] Olho por Olho



Autor: Siobhan Vivian e Jenny Han

Editora: Novo Conceito

Páginas: 320

Preço: 15,90 no Extra.

Velocidade da leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2013











Sinopse: Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena… Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho… No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “aqui se faz, aqui se paga” poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos. Deixe-se levar por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e procure entender — se possível — os verdadeiros motivos que transformaram estas três meninas. Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas!


Esse é um livro que eu estava com uma vontade absurda de ler. A capa é instigante, assim como sua premissa, que além de combinar com o meu momento, me chamava loucamente. Como vocês já podem perceber, acumulei muitas expectativas quanto a ele, mal podendo esperar para começar a leitura.

O trabalho que a Novo Conceito realizou na edição do livro ficou impecável! O marketing foi muito bem feito, através de um bonequinho de vodu que até agora não tem nada a ver com a história, mas passou uma mensagem apropriada para o clima vingativo que rodeia o livro. A tradução e revisão ficaram bem trabalhadas, não encontrei errinhos que prejudicassem a leitura e essa capa... Bem, foi uma adaptação muito boa da original.

Escrito a quatro punhos, Olho por Olho conta a história de três adolescentes que estão em busca de vingança. Mary, que sofreu bullying de um garoto popular por já ter sido acima do peso, Kat, por ser traída pela melhor melhor amiga e finalmente, Lillia, que acha que o garoto de quem ela está a fim está tendo um caso com sua irmãzinha. Unidas pelo ódio e sede de ajustar tudo pau a pau, as três garotas resolvem bolar planos mirabolantes para acabar com seus alvos. Mas será que isso vai dar certo?

Eu não sei se fui a única leitora a fazer essa observação, mas não consegui diferenciar a escrita de uma autora da outra. Não faço ideia se isso é uma característica minha, mas eu não costumo ter a capacidade de identificar quem está escrevendo em um momento e quem está escrevendo em outro... Talvez o livro seja bom a esse ponto ou meu olho crítico está deixando a desejar mesmo, risos. Ademais, foi a minha primeira experiência com a escrita de ambas as autoras e eu não encontrei problemas com o desenrolar da estória, que se revelou bastante fluido e gostoso de se acompanhar. Para os interessados em saber, é um livro de narrativa bem fácil, ainda que com perspectivas alternadas.

Eu cheguei a me identificar com Mary, uma das três personagens centrais. Mas se o foco das autoras foi fazer com que o leitor se identificasse com pelo menos um pedacinho de cada uma, bem, isso não funcionou pra mim. Achei algumas atitudes das meninas bem superficiais e fúteis, do tipo que me fazia enjoar da leitura de vez em quando. O clima do livro acabou não correspondendo ao Pretty Little Liars x Gossip Girl que eu achava que seria, uma vez que as vinganças das garotas não são lá tão mirabolantes quanto o que o boneco de vodu inserido na estratégia de marketing sugeria.

Mas no meio desse cenário teen e de todo esse suspense proeminente, temos um toque sobrenatural, meus caros! E senti uma leve referência a Carrie, a Estranha no meio. Sério, não tive como não citar! Foi um elemento que fechou o primeiro livro (e para evitar spoilers, não vou comentar tanto sobre) e que me deixou bastante surpresa e ansiosa para conferir o próximo, Dente por Dente.

E não se enganem, há um pouquinho de romance na trama de Olho por Olho também, mas as personagens são tão confusas e indecisas que eu ainda não peguei direito o que acontece nesse sentido (se alguém entendeu e quiser me explicar, tô aceitando ajuda). Talvez eu que esteja meio lenta, mas sei que fechei meu exemplar um tanto quanto confusa e com um bando de interrogações na cabeça. Eu nunca conseguia pegar o que era o "casal x" e por que diabos o "casal y" da história se portava de tal maneira... Também batuquei a possibilidade de um "casal z" existir, mas acho que essa foi uma questão que as autoras deixaram para ser resolvida nos próximos livros.

Enfim, a imprevisibilidade x futilidade das personagens foi o que me levou a dar três estrelinhas ao livro. Foi uma leitura bastante prazerosa, gostei das mensagens sobre bullying e confiança que a obra deixou entrelinhas, mas achei que faltou um tchã na história ainda, sabe? Preciso de um toque a mais para que o livro me conquiste, o que ainda não aconteceu e espero que eu encontre em Dente por Dente, tendo em vista que ambas as autoras tem muito a oferecer com a premissa que possuem em mãos.


14 comentários:

Comentários
14 Comentários
  1. cara, esse parece o tipo de livro que eu realmente sou adepta a ler pra descontrair heheh tenho uma certa ficção por esse tipo de livro com intriguinha entre meninas, não sei porquê! desde quando eu era criança e passava aqueles filmes de High School com briguinha entre as populares e os excluidos, amo demais haahahahh já tá na minha lista de leitura! <3

    xx
    http://www.theyoungcouture.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Esther!

      Ele é ótimo para uma descontração, super levinho. Pois é, foi justamente isso que me atraiu hahahaha

      Depois conta o que achou, viu? ;)

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Sou louca para ler esse livro, parece ser muito bom, e é um tema que me agrada bastante.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!

      Apesar de ele não ter me conquistado, vale a pena a tentativa! Vai que você gosta, né?

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  3. Olá Natalia!
    Eu já li várias resenhas desse livro, e uma me deixa menos ansiosa que a outra para a leitura, rs.
    Mas dizem que o segundo compensa tudo! Espero ler melhor sobre isso para ver se eu realmente vou gostar... A história não parece ser muito a minha cara.
    Ótima resenha :)
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!

      Será? Eu tô doida pra ler o segundo, já até solicitei mas ainda não chegou aqui :(

      Ah, dá uma chance! Eu sou meio lerda pra pegar as coisas, vai que você consegue?

      Obrigada!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  4. Oie :)

    Eu não tenho tanta vontade de ler essa série mas quem sabe!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriel!

      Ah, dá uma chance! Vai que você gosta, né? Às vezes a gente se surpreende bastante :)

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  5. Oi, Natália!
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas eu realmente fiquei curiosa pela leitura <3
    Bjs

    http://blogvermelhovintage.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, meninas!

      Jura? Ele anda sendo bastante comentado ultimamente, rs. Leia sim, é bem gostosinho!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  6. Então eu gostei do livro mas não foi a melhor leitura que já li, achei elas muito infantis e o que fizeram foi mais pra ter o que fazer do que vingança, foi quase uma brincadeira de criança talvez eu seja mais maligna rsrsrs

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Taty!

      Same here \o

      Algumas vinganças foram simplesmente ridículas lol em vista do brinde que eu recebi, achei que teria algo mais sinistro. Mas sei lá, né? Vai que as autoras resolveram deixar as partes mais darks pro segundo livro? Só lendo mesmo pra saber haha

      Beijos!

      Natalia Leal

      Excluir
  7. Quando a Novo Conceito faz tanta propaganda em cima de um livro tenho até medo de ler. Eu li outros dois livros da autora e não gostei de nenhum deles, mas quem sabe se tiver a oportunidade vou ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil!

      É um livro que dá pra levar, sabe? Não é uma leitura lá muito surpreendente, mas é algo que você gosta de ler só pra passar o tempo :'3

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir