31/12/2013

Retrospectiva literária 2013



Feliz ano novo, encantados de plantão!

2014 vem por aí e está virando tradição fazer uma retrospectiva literária a cada ano que passa. Já que tive um feedback positivo de vocês ano passado, que tal tentar de novo? Você pode conferir o post de 2012 aqui e saber mais detalhes sobre as minhas leituras do ano passado.

Mas bora nos despedir de 2013 logo, porque eu não sei vocês, mas eu estou ansiosíssima para dar start em mais um ano de novas leituras, metas e objetivos.

Vambora que a emoção tá só começando!

Meta de leitura: 70 livros.

Quantos livros eu li: 52 livros.

Por que não alcancei a meta? Esse ano tive o desprazer de passar por vários problemas, incluindo a descoberta de um probleminha de vista chamado insuficiência de convergência. Como procrastinei muito a minha ida ao médico, perdi sete meses de leitura. Mas não foi só isso não, galera! A escola apertou e eu passei por muitos problemas anexos, que ao invés de me fazerem ler mais, me deram em retorno o efeito contrário. Pois é, acontece.

Melhor livro de fantasia: Acho que essa é meio óbvia, né? Sem dúvidas, o melhor livro de fantasia que li esse ano foi Coraline. Sou apaixonada pela história desde que assisti a animação e esse amor só aumentou mais quando tive o prazer de comprar e ler a obra. Agora, o próximo passo é comprar uma réplica da minha querida beldam.

Melhor suspense: O Inimigo, do autor Charlie Higson. Muitos podem querer classificá-lo como uma distopia, mas como o ritmo dele é bem cheio de surpresas e me deixou muito angustiada, resolvi que dava para ele ser encaixado na categoria de suspense. Sem dúvidas, um dos melhores livros lidos de 2013, O Inimigo é um livro maravilhoso, que deve ser lido por todos os adolescentes de plantão. Desafiadora e sem piedade, a escrita de Charlie Higson me lembrou muito a do mestre King.

Melhor distopia: Sem dúvida nenhuma, A Seleção! Veronica Roth que me desculpe, mas Kiera Cass me conquistou de cara com sua escrita super gostosa e seus personagens cativantes. Sou menininha, sim e amo uma história com princesas e príncipes no meio. Podem me encarar feio à vontade, eu deixo!

Melhor romance: Esse vai para Dias Melhores para Sempre, do queridinho e brasileiríssimo Maurício Gomyde. Tive o prazer de ser beta reader da obra e não me decepcionei: maravilhoso. A resenha ainda vem aí para vocês, já que eu ainda não li a obra finalizada para escrever minha crítica, mas prometo encaixá-la nas leituras de janeiro, para matar a curiosidade dos leitores de plantão. Mas já fica o aviso que se trata de uma história imperdível!

Melhor clássico: O Pequeno Príncipe! Já estourando a reta final de 2013, tive a oportunidade de ler esse livro lindo e recomendável a públicos de todas as idades. Cheio de citações filosóficas e espontâneas, esse livrinho me conquistou de uma maneira que eu não imaginava. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas!

Melhor nacional: Esse ano não tem como negar, nem sapatear. O melhor livro nacional que eu li foi Dias Melhores para Sempre! Maurício roubou meu coração de vez desde a primeira parte do livro, assim como a classificação que recebeu nessa retrospectiva. É sério, gente! Esse é um livro que não dá pra deixar de ler. Se você gosta de romance, não deixe de dar uma chance ao Maurício, porque ele merece. *momento tiete*

Autor revelação: Gabriela Rodriguez! Me apaixonei perdidamente por Flor de Laranjeira desde as primeiras páginas. Mas o que me levou a classificar a Gabi como autora revelação foi a maneira com que ela contou a história de sua protagonista, narrando sua vida inteira sem deixar muitos furos. Para ela eu bato palmas de pé! Recomendo muito o seu livro de estréia, contém uma história emocionalmente arrebatadora.

Melhor casal: Oliver e Hadley, de The Statistical Probability of Love at First Sight. Não tem como, gente! Eu me apaixonei por esse casalzinho super fofo que tem muita história para contar, apesar da mesma história se passar em apenas 24 horas. Esse foi um livro que me marcou muito e eu simplesmente não consegui esquecer cada citaçãozinha de momentos que os dois passaram juntos. Com certeza, esse foi o meu casal favorito de 2013.

O protagonista que mais me cativou: Lena, de Dezesseis Luas. É uma pena que no filme ela não tenha sido retratada do jeito que merecia, mas ainda assim, eu continuo curtindo muito essa personagem. Lena tem um estilo demarcado, que ela mostra a todos sem medo ou vergonha de ser quem é, além de possuir um amor pela poesia e pelos livros. Aliás, foi ela quem me ensinou a gostar de Bukowski! É uma das minhas personagens preferidas.

O personagem secundário que mais se destacou: Quem me ganhou nessa categoria foi o Gato, de Coraline. Na resenha eu mencionei para vocês o quanto esse personagem já me encantava no filme e, coincidentemente, no livro não foi diferente. O que mais me deixa fascinada é que ele não precisou ser humano ou tão sobrenatural para ganhar o meu coração. O melhor secundário de 2013, aos meus olhos, foi ele!

A resenha que eu mais gostei de escrever: Essa é um pouquinho difícil, já que eu não curto muito escrever resenhas. Só que como eu estava muito ansiosa para falar sobre Limiar com alguém, gostei muito de escrever sua resenha. Vocês já sabem como é que é, quando o livro é muito bom, fica muito mais gostoso e fácil de resenhá-lo, as palavras costumam fluir com mais facilidade.



E é isso aí, galera! Isso foi tudo o que rolou de bom em 2013, na minha vida literária.

Eu espero que vocês tenham um 2014 repleto de boas leituras e forte mudanças, que vocês tenham várias oportunidades e chances de alcançarem seus sonhos cada vez mais.

See ya!


8 comentários:

Comentários
8 Comentários
  1. Relembrar é viver não é Nath : )
    Muito bacana sua retrospectiva... Eu sou apaixonada pela Lena <3 E nossa, deve ser muito legal ser Beta não é? : )
    Eu já li O Pequeno Príncipe mais de 15 vezes, esse LIVRO é muuuuito amor!
    Estou pensando em fazer uma retrospectiva lá no blog também, mas esse ano foi tão fraquinho, que não sei :S
    Beijos

    Camila Leite
    @sonhospontinhos
    http://sonhosentrepontinhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila!

      Com certeza! Só relembrando para poder perceber o valor que o tempo passado tem <3

      Obrigada! Sim, é maravilhoso... Poder acompanhar o processo de lapidação do livro é tudo de bom.

      É incrível! Não consigo parar de pensar nas quotes que marquei. Simples, fofo e muito filosófico.

      Faz sim, é muito legal para relembrar os bons e maus momentos. O bom é poder reler cada retrospectiva em todo final de ano, hehe.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. êee...adorei a classificação e a "explicaçãozinha" haha
    fico feliz que você tenha gostado do meu livro Nat e espero que todos que venham ler, posteriormente, tenham a mesma opiniao. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi!

      Ahhh, que bom que você gostou! Seu livro me envolveu bastante, curti a leitura do começo até o fim <3

      Vamos trabalhar nisso! Flor de Laranjeira merece muito mais destaque e atenção no mundo da literatura.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  3. Também amo Coraline!!! Meus preferidos desse ano foram Alice e O Morro dos Ventos Uivantes!!! Também pensando em fazer retrospectiva... Gosto muito de Pequeno Príncipe também. Adorei!!! Desejo-lhe um 2014 com muito mais leituras!!!
    www.viagensinterliterariasalua.blogspot.com.br
    www.literaturaesquizofrenica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lua!

      Coraline é amorzinho do começo ao fim, amo, amo, amo!!

      Faça uma retrospectiva sim, é tudo de bom. Adoro!

      Muito obrigada, lhe desejo o mesmo e muito mais! ;)

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  4. Depois de tantos elogios, preciso ler logo esse novo livro do Maurício Gomyde. Parece ser muito bom. E é ótimo quando a gente gosta de um autor e consegue gostar de tudo que ele escreve, né?
    Tomara que 2014 seja ainda melhor que 2013 para você!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bá!

      Leeeeeeeeia, é muito bom! E sim, é uma maravilha quando isso acontece. Eu leria até a lista de supermercado do Maurício, hahahaha.

      O mesmo! Merecemos um ano repleto de conquistas e sucesso.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir