18/01/2014

O que considerar antes de entrar para a blogosfera.



Hoje em dia, o que mais vemos são blogs em formação. Se antes as bookaholics interneteiras se desesperavam em busca de público e leitores com quem compartilhar opinião, atualmente essa aflição se abrandou consideravelmente, com a chegada de vários montinhos de pessoas ansiosas para contar para o mundo suas experiências, sendo elas literárias ou não.

Como não é raro eu receber perguntas de amigos — ou até mesmo leitores, a respeito de como se iniciar um blog, resolvi escrever esse post com algumas considerações que devem ser feitas antes que você se jogue na internet e exponha a sua opinião, bem como a sua imagem. Não sou nenhuma expert no assunto, mas acho que dois anos de experiência servem pra alguma coisa, né? Então se você está pensando em iniciar um blog sobre qualquer assunto, seria legal continuar a ler.

1. Você quer mesmo blogar?


Como relatei no post anterior, blogar é muito bom, mas também exige muita disposição do blogueiro em questão. Vale muito a pena parar um pouco e pensar se é isso mesmo que você quer, pois a experiência pode acabar te desapontando. Não quero colocar ninguém pra baixo, mas é um fato: passo muitas horas me dedicando ao blog, ainda que seja só pra verificar o e-mail ou responder alguns comentários aqui e ali. Criar conteúdo, editar posts, revisar, se ligar nas notícias, conferir as visualizações e divulgar, tudo isso dá muito trabalho e exige não só tempo, como disponibilidade de quem está atrás da telinha.

Mas não é só isso também não! Tem que ter muita força de vontade para não deixar o blog às moscas e aguentar suas fases. Se você quer mesmo ter o seu próprio espaço e ser bem recebido, tem que estar bem preparado para críticas, leitores em falta, spam e até mesmo alguns haters.

2. Você entende de html?


Agora que você já decidiu que quer mesmo entrar para o clube dos blogueiros, vem a próxima pergunta: você entende de html? Se não tem ideia do que quer que seja isso, vá logo pesquisar, pois você vai precisar entender pelo menos o básico da codificação para conseguir se virar e manter seu blog. Outra coisa legal é aprender a se organizar com os códigos, porque ninguém gosta de acessar blogs com posts desorganizados e sem pé nem cabeça né, gente? Muito menos aqueles que exibem uma sobrecarga enorme de arquivos visuais e cores que cegam até a alma.

Se não tem ideia de por onde começar, te indico o Kawaii World, que apesar de ser de uma amiga minha de longa data (não é puxa-saquismo, juro!), é super completo e vai tirar todas as suas dúvidas sobre html, css, photoshop e o que quer que seja.

3. Você escreve bem?


Essa é uma consideração muito importante a se fazer antes de começar a blogar. Já li posts de muitos blogs por aí contendo erros gramaticais absurdos, do tipo que a gente aprende a corrigir na quarta série. Vou falar pra você, ninguém gosta de ler um blog cheio de erros de português, por mais bobos que sejam. A pessoa pode ter viajado a Europa inteira e se comunicado com todos os gringos de maneira fluente, não interessa, o que importa aqui e agora na blogosfera é o português e como você o usa para se expressar.

Se anda inseguro com o que escreve e posta, faça do dicionário e de revisores de confiança os seus melhores amigos. Não é vergonha pra ninguém querer aprender e você ainda vai ser bem visto por estar se esforçando para trazer conteúdo de qualidade aos seus leitores.

4. Só fale sobre o que gosta e entende.


Como muitas outras blogueiras, antes de criar o meu blog definitivo, afundei com muitos outros. Mas sabem qual era o verdadeiro problema, no final das contas? Eu não sabia quase nada sobre o que queria falar! É muito importante ter uma ideia vasta a respeito do assunto que você quer abordar no seu blog, já que não vai ser um mês de postagens que vai te manter no ar. O limite é inexistente e muita criatividade e vontade de escrever é necessária no processo, então se prepare para revirar seu assunto preferido de cabeça para baixo, pois você vai ter muito a falar sobre ele.

5. Não se limite, o blog é seu!


Tem muita gente que curte seguir padrões e se restringir à chamada concorrência. Acho isso um dos maiores erros que um blogueiro pode cometer! Como eu cheguei a essa conclusão? Avaliando a mim mesma. Já fui de ficar fuxicando o que era tendência para repetí-la, mas um tempo depois, aprendi que só se destaca (oh!) quem é original. Queridos, levem essa frase a sério! Ninguém quer saber de conteúdo repetido, pra que visitar um blog se ele for igual a tantos outros? A solução é se jogar de cabeça dentro dele, deixar sua personalidade cravada no seu espaço para que todo mundo a identifique assim que entrar.

Não crie regras para si mesmo, apenas escreva sobre o que gosta, entende e deixe implícito que você comanda o teclado em cada linha que escreve. Todo leitor adora se aproximar de um blogueiro que admira, então faça com que esse blogueiro seja você!

6. Não compensa investir agora.


Quer começar com o pé direito e gastar dinheiro em domínio, contratação de uma designer, camisetas, marcadores e banners? Então para, que você está fazendo tudo errado! É muito arriscado começar a investir agora que o seu cantinho ainda nem está construído. Vai que daqui a uma duas semanas, bate uma vontade de desistir e você joga tudo pro alto? Vai acabar saindo no prejuízo! A gente pensa que não vai desistir e vai continuar firme e forte, mas às vezes a vontade vem como uma avalanche e você não abre o editor por nada nesse mundo. Acredite, isso já aconteceu comigo mais de três vezes antes de eu começar a blogar pra valer. Se existe a etapa do início, pra que pular logo pro meio? Aproveite cada fase do seu blog e comece do básico mesmo. Se der certo, você pode evoluir à vontade que ninguém vai fazer piadinha de pokémon (como eu acabei de fazer, oi).

7. Faça por você, não pelas parcerias.


Esse tópico é muito discutido em vários posts de dicas para blogueiros iniciantes e eu vou revisitá-lo aqui. As parcerias costumam demorar a aparecer e não vão ser elas que vão te sustentar naquele dia em que nada está dando certo e você não tem vontade nenhuma de sentar na cadeira para escrever. Pelo contrário, as parcerias só dificultam ainda mais o trabalho, pois representam um ato de compromisso, mão dupla e confiança. Às vezes, é difícil olhar para a estante e não sentir uma culpa enorme ao ver tantos livros de parceria não lidos. Eu faço o possível, mas leitura exige tempo e gosto, não adianta tentar tornar um hábito prazeroso em uma obrigação apenas para satisfazer alguém.

É importantíssimo lembrar que dependendo do seu trabalho, as parcerias vão te ajudar ou te atrapalhar, então não perca seu tempo blogando apenas por parcerias e regalias, nunca dá certo. Faça isso por você, pelo seu amor ao que faz e fome de compartilhar o que gosta. É isso que vai te levar para frente quando a vontade de desistir apitar.

8. Seja disponível.


Algum leitor te contatou, mandou e-mail ou deixou uma dúvida por comentário? Não hesite ao responder. É muito importante estar sempre disponível tanto para os leitores, quanto para eventos que possam surgir, seja como convidado ou parte do público. O que, você estava achando que blogar se restringe a ficar em casa digitando? Nananinanão! Vários eventos estão por aí prontos para receber blogueiras de diversos públicos. Alguns deles são organizados pela mídia ou até mesmo por outros blogueiros, que gostam de se encontrar e trocar figurinhas. Esteja pronto para apresentar seu blog e não ter vergonha de quem encontrar por lá, ser simpático e receptivo é fundamental.

9. Esteja livre para atualizar sempre que puder.


Tenha certeza de que você sempre vai poder estar atualizando o seu blog. Leitor ativo curte muito entrar na página e poder ler posts novos! É muito chato acompanhar um blog legal e não receber atualizações do mesmo por muito tempo. Eu sempre atualizo o meu quando dá (e quando a preguiça não bate), mas é legal atualizar todo dia e quando tiver chance, reserve algumas horinhas para abrir seu editor e deslizar os dedos de uma tecla a outra, para escrever algo que sacie seu público. Vale programar postagens e deixar rascunhos em aberto, para escrever quando tiver vontade.

E aí, foi?


Bom, gente, acho que é isso! Se você ainda tem dúvidas sobre o que fazer antes de entrar para a blogosfera, deixe nos comentários para que eu possa dar um update básico no post, mas acho que por alto é isso aí. Se tiver alguma questão que queira resolver comigo no privado, estou quase sempre online no Facebook, basta me chamar via inbox.

Desejo toda a boa sorte e sucesso àqueles que depois de todos esses tópicos, resolveram seguir em frente e começar um espaço próprio por aqui, sejam todos bem vindos!


16 comentários:

Comentários
16 Comentários
  1. Essas dicas são realmente ótimas pra quem está começando um blog. Quando eu comecei a postar, não sabia fazer naaaada de html, mas também não achava um layout free que eu gostasse ou quisesse mesmo usar, e por isso acabei pesquisando e passando a entender.
    Beijos!

    PiinkCookie.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paula!

      Te entendo! Eu sabia bastante até, mas não o suficiente para arcar com a plataforma do blogger, então ainda assim tive que pesquisar um pouco para saber me virar direitinho por aqui.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Dicas muito boas e úteis, viu? Acho que até quando decidem falar sobre esse assunto sai muito mais do mesmo.. Tu conseguiu discorrer bem! Eu gosto disso: fazer um conteúdo próprio pro meu blog, nada melhor que fazer algo prazeroso né??
    www.papocomamigas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priscilla!

      Fico feliz que tenha gostado das itens, esperava que elas fossem úteis mesmo :)

      Yay, muito obrigada! Fiquei com medo que só estivesse repetindo o que outros falam por aí, hahahah.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  3. Oi Natalia adorei o post sensacional li e aprende um pouco a mais que é sempre bom né.

    http://pensamentos-no-ar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata!

      Muito obrigada! É muito bom saber que o post te trouxe algum aprendizado extra ♥♥♥

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  4. Uma coisa é certa... ser blogueiro exige muito de nós... quantas noites sem dormir? Lendo, resenhando, pensando em algo novo... Quantos momentos de "não quero fazer nada" que temos que superar? São incontáveis!
    É preciso muita força de vontade e amor pelo blog, mas acima de tudo, bom senso!
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabby!

      Com certeza, isso acontece muito por aqui. Gasto muuuuito tempo em frente ao notebook resolvendo as coisas do blog e tratando para que esse espaço fique cada vez melhor, além do que, também conto com outras pessoas que estão trabalhando para o crescimento do Páginas. E se tudo der certo (e eu acredito que vai) o Páginas Encantadas só tem a crescer!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  5. Com certeza ser blogueiro é muito mais do que apenas sentar e escrever, concordo com os tópicos que apontou - só faltou a parte da divulgação, fazer spam nos blogs dos outros não é legal

    Amei seu post :)

    http://pequenamiia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kah!

      Com toda a certeza! Só não coloquei a parte da divulgação porque essas são considerações para se fazer antes de blogar, daí achei que seria interpretada de maneira diferente se colocasse isso, hahaha.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  6. Adorei o post ,Você disse coisas super importantes <3

    Seu blog é lindo ,Amei .

    garotasimplesvem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda!

      Fico feliz que você tenha gostado! Muito obrigada :D

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  7. Oi, Natalia!
    Super concordo com esse post. Comecei o blog há 6 meses e no primeiro mês era uma empolgação só, ideias a mil. Depois, com trabalho e faculdade fui ficando com preguiça, sério, preguiça mesmo porque o único tempo que tinha para descansar era o mesmo que tinha para mexer no blog. Isso durou uns 2 meses e agora estou de volta à ativa porque adoro contar minhas experiências, então vale a pena.

    Beijão
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rayssa!

      Fico feliz com a concordância! E, realmente, é osso ter toda aquela força de vontade para escrever e postar, principalmente se você for como eu, do tipo que não consegue programar posts com muita frequência x)

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  8. Eu ainda não entendo bem html, por enquanto só consegui fazer o header do meu kkk
    Enfim, tenho 3 anos de blogger, adoro muito esse mundo, depois de um tempo larguei todas as redes e ficou complicado, caiu muito meus leitores, não vou mentir que sempre quis crescer e trabalhar com o que gosto, mas caso não de certo, tenho o ramo de fotografia kk

    Kisu
    www.eraoutravez.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pam!

      Sei como é que é. Todos nós lutamos por um lugarzinho ao sol, não é mesmo? Embora também tenha esse sonho de trabalhar com o blog, blogo principalmente por amor. Não consigo mais me imaginar sem esse meio de comunicação, virou uma parte de mim. ♥

      Beijão!

      Natalia Leal

      Excluir