17/01/2014

Por que blogar?



É muito engraçado pensar que tudo começou com uma palavra que mesmo sendo traduzida, não tem o mesmo sentido que o original. Acho que vocês já devem ter adivinhado que estou falando da tal saudade. Mas por incrível que pareça, esse sentimento todo não tem nada a ver com os livros, dessa vez. Eu sei que você tá curioso, então vou esclarecer a situação sem mais rodeios.

Muitos já devem saber que sou bailarina, certo? Pois é, acontece que mesmo sendo extremamente dedicadas e perfeccionistas, abençoando cada momento que temos em sala de aula e nos palcos, nós também temos férias. E nessas férias em especial, eu estava morrendo de saudade da minha segunda família e estava sendo terrivelmente difícil aguentar o tranco até fevereiro ou março, quando eu voltaria para a barra.

Parece bobo? Sei lá. Para mim nunca vai parecer, mas foi procurando uma distração que eu tive a ideia de começar um blog que me ocupasse o bastante para tirar o ballet e meus amigos da cabeça. Como vocês já podem ver, funcionou bem até demais, uma vez que enquanto o blog seguiu em frente, eu tive que parar com minhas tão amadas aulas de dança, já que a escola apertou muito e para conseguir alcançar objetivos maiores, uma das coisas teria que ficar para trás. E bom, eu escolhi seguir com a vida acadêmica.

Só que não é pra contar historinha de como o blog surgiu que eu estou escrevendo esse texto para vocês. Minhas palavras querem esclarecer uma pergunta que muitos me fazem, pelo menos uma vez a cada mês: por que blogar? Qual o prazer de ficar na frente do computador praticamente o dia inteiro ao invés de ir pras baladinhas da vida e encher a cara? Por que a maioria dos seus snaps tem livros no meio e você vive falando do seu blog no twitter? Nunca pensou em preencher o feed do seu facebook com outra coisa que não livros? O que leva uma pessoa a fazer um ensaio fotográfico com livros? Na real, por que você lê tanto?

Então tá, vamos lá. Muita calma nessa hora, porque ninguém quer que um post que tem a intenção de ser mais ou menos bonitinho, acabe virando bagunça. Eu não sou mãe mas curto uma ordem básica (pelo menos no meu blog), né? A maioria dessas respostas já foi respondida aqui, então segura a língua aí e aproveita para ler o outro post que eu vou responder todo o resto aos apressadinhos de plantão.

Primeiramente, é fato: todo mundo sabe que blogar não é brincadeira. Ter que ouvir "não"s com mais frequência do que respostas positivas, seguir uma certa etiqueta pra não cair na lábia de blogueiras shames da vida, aturar gente que nem acompanha spameando o mural do blog, passar por um aperto enquanto não tem um layout decente, viver a paranoia constante com tudo o que envolve o blog, desejar ter mais leitores do que tem... Enfim, vários outros fatores que fazem o blogueiro ter vontade de desistir a cada dia que passa.



Cara, eu não sei se acontece isso com vocês, blogueiros que também são leitores do blog, mas quando eu olho para as minhas conquistas e pra tudo o que já deu certo com o Páginas Encantadas, a última coisa que me vem à cabeça é desistir. E não é só pelo material não, viu? Eu me tornei uma pessoa melhor com o meu blog. Fiz amigos incríveis que acrescentaram muito ao meu jeito de ser, além de ter adquirido muito mais conhecimento do que já tinha através da leitura.

Tudo bem que faz parte abrir mão de certas coisas. Muita gente não tem uma boa imagem de mim na escola por eu ser, basicamente, a "garota dos livros". E quem disse que eu ligo pra isso? Vou ter a vida toda à minha disposição para participar de festinhas, mas não terei tempo o suficiente para ler todos os livros que eu quero, além de gostar muito do que faço para me importar com a opinião alheia. E quando riem de mim por possuir um blog, só consigo pensar no quanto amo ter esse espacinho só meu, onde posso mostrar ao mundo o meu amor pelos livros e pelo que gosto.

Continuo a blogar porque amo escrever, ato que faz parte de mim, está incrustado na minha alma desde que aprendi a lidar com as palavras. Sou apaixonada por esse desafio que é conquistar leitores por meio do conteúdo e identidade visual da página, ganhar o coração do meu público por meio das palavras e fazê-lo me acompanhar. Não vou ser hipócrita e dizer que não continuo a blogar também pelo prestígio que os parceiros oferecem (até porque, seria uma mentira e tanto), mas esse é apenas um dos motivos. Um entre vários outros.

Adoro a sensação de ser valorizada quando conheço um blogueiro novo em algum evento e ele vem e diz aquela frase tão gostosa de se ouvir: "já conheço o seu blog". É mais legal ainda quando a pessoa te chama por já ter ouvido falar de você em algum canto da vasta internet e querer ouvir o seu "olá" fora da telinha. Cada like e follow novo, então? Já sinto um friozinho na barriga, de ver o quanto o blog está crescendo.

Mas acima de tudo, continuo a blogar pelas opiniões. Pelo público que conquistei e não abro mão. Ainda que de vez em quando seja muito cansativo retribuir comentários, gosto muito do feedback que recebo em cada post escrito com muito carinho e atenção. É como dar um chocolate gostoso em um amigo oculto e receber outro igualmente bom em troca, ao invés de um chocolatinho parafinado.

Nesses dois anos, sou muito feliz por ter construído tudo isso aqui. Acabou que de pouquinho em pouquinho, essa página se fundiu a mim e, mesmo que eu não chegue a terminar de escrever um livro, já tenho consciência de que pelo menos o Páginas Encantadas eu vou ter deixado para trás. Acima de tudo, sou blogueira por amor e paixão ao que faço; por sede de conhecimento e compartilhamento de informações. E espero poder continuar com o blog por muito mais tempo.


10 comentários:

Comentários
10 Comentários
  1. As pessoas na minhas escola também implicavam comigo no começo, mas depois de um tempo isso foi se tornando uma coisa boa e eu também amo o que faço e não me importo nem um pouco com o que dizem.

    http://blogmylittlecandy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jessie!

      Acho que isso é algo natural, né? Já implicaram tanto comigo por causa da leitura que hoje em dia eu tô até acostumada. Sou é muito orgulhosa de gostar tanto de ler :)

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Posso começar a chorar? Creio que essa não foi a intenção, mas tocou meu coração sabe. até por me identificar com diversas coisas que você disse.
    Todos nos sempre seremos taxados como 'garota(o) do livro', mas hoje eu aprendi a lidar com isso. E até acho engraçado, porque quando algum amigo está interessado em um livro eles me procuram para perguntar se eu conheço, se é bom.. e as vezes até pedem sugestões de leitura.. isso é realmente muito legal!
    Eu decidi começar um blog, porque não tinha com quem dividir minhas opiniões sobre livros. tenho pouquíssimas amigas leitoras e meu namorado não lê nem jornal!
    Confesso que a alguns anos a trás perdi minha 'capacidade' de sair fazendo amigos online. São sei explicar o que mudou, apenas não me sinto a vontade e muitas vezes sinto como se estivesse forçando a barra. como eu disse, não sei explicar. Mas fico muito feliz com os colegas que faço aqui =) para mim isso basta.

    Gostei mesmo do seu texto, e também espero que você continue muito mais tempo por aqui =)

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dreeh!

      Awwn, assim você me emociona! Fico muitíssimo feliz de saber que meu texto te tocou desse jeito. Como blogueira, você deve saber qual é a sensação, hehe.

      É assim comigo também! Muitos dos meus amigos confiam mais na minha opinião por eu ser blogueira e, consequentemente, acabam acolhendo mais as minhas indicações. E a gente não pode deixar por menos, né? É sempre legal fazer jus à credibilidade e escolher direitinho que livros recomendar.

      Eu tenho muitos amigos que conheci online e com quem tenho contato até hoje, eles são o máximo!

      Muito obrigada!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  3. As pessoas ao meu redor já se acostumaram com o fato de eu gostar tanto de ler. Nunca tive alguém p/ compartilhar o que leio, mas não foi por isso que comecei a blogar. Eu queria ser boa em alguma coisa além de tirar boas notas e esse parecia um bom caminho, já que eu me considero uma pessoa relativamente crítica e tento ser sempre sincera, além disso, mesmo que no começo meus posts não fossem lá essas coisas, eu sabia que sempre iria ler, então a melhora minha escrita seria consequência. Foi o que aconteceu; a qualidade do que escrevo melhorou bastante e acabei encontrando algo no qual... consigo me encontrar. Escrever faz a vida parecer mais lógica. Eu sou cheia de dúvidas, mas escrever sempre me dá a sensação de que estou no lugar certo, fazendo a coisa certa. Um dos meus maiores medos é perder a criatividade ou fazer textos ruins (o pior é que eu sempre encontro defeito neles).
    Ah, obrigada pelo comentário no blog :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique!

      Curiosa a sua resposta. Eu sou uma pessoa bem versátil, e por sorte (ou dom, não sei), sou boa em várias coisas que faço. Mas comecei a blogar mais por curiosidade e por vontade de me ocupar mesmo... Não é que deu certo?

      Acredito que você não seja a única com esse medo. Esses dias, tenho temido muito perder a criatividade, já que ando fazendo posts diariamente.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  4. Oiee Nathy =)
    você é linda, não estou falando apenas da forma exterior que isso todos podem vê, estou fanado também do teu interior! Isso conseguimos captar e sentir através da tuas palavras, te admiro, não só você mais todas garotas que tão novas estão nesse mundo virtual de blogar, não para ter seguidores, comentários, visualizações etc.. mais por ser um natural nosso, de deixar tantas coisas de lado para ficar com o rosto por trás das páginas de um livro ou na frente do note pensando nas palavras que será escrita e que será uma resenha, fiquei assim onte a madrugada toda pensando no que colocar e não ficava satisfeita por fim minha resenha ficou enorme, mas era tudo o que queria dizer!
    parabéns, continue a escrever!
    Beliscões da Máh ♥
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Máh!

      Ah, muito obrigada! ♥♥♥

      Sei como você se sente, acontece a mesma coisa em tantas madrugadas que eu gasto escrevendo! Hahahahaha. No fim, o resultado sempre nos agrada, não é mesmo?

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  5. Oi Natalia :)

    O que falar sobre o seu texto? Genial!

    Você disse tudo o que eu tinha vontade de falar para os meus familiares no momento em que me criticavam, e diziam que gastar dinheiro e tempo com o blog é bobagem, e outras coisas mais... É difícil, todo dia é uma luta, mas com força e fé nós conseguimos. Sinceramente. Estou fascinado pelo seu texto. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriel!

      Muito obrigada!!

      Pois é, a primeira coisa que nossos familiares dizem quando pensamos em investir mais no blog, é: isso é uma besteira, você vai perder seu dinheiro, blábláblá. Aqui não é bem assim, tanto que foi uma pessoa muito especial da minha família que me deu de presente o investimento que eu mais precisava pra deslanchar, mas não é difícil eu escutar essas coisas não. Acredito que blogar seja SIM um meio de se arrumar trabalho e renda fixa, dependendo do esforço e dedicação da pessoa que está coordenando seu blog.

      Fico muito feliz que você tenha gostado tanto assim, de verdade!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir