11/01/2014

[Resenha] As Crianças Trocadas



Autor: Elle Casey

Editora: Geração Jovem

Páginas: 288

Preço: 31,90 no Submarino.

Velocidade da leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2013











Sinopse: Jayne Sparks, rebelde e língua afiada de dezessete anos e seu melhor amigo, tímido e estudioso Tony Green tem uma existência muito típica de escola secundária, até que vários incidentes aparentemente não relacionados convergem, causando uma cascata de eventos que mudam suas vidas para sempre. Jayne e Tony, junto com um grupo de adolescentes em fuga, são sequestrados e enviados para uma floresta, onde nada e ninguém são o que parecem. Quem sairá triunfante? E o que eles serão quando o fizerem?


Eu tinha algumas expectativas quanto a série A Guerra dos Fae, já que seu livro de estréia foi muito bem falado e comentado nas resenhas em que li por aí. Confiando na opinião da galera e animada pela diagramação muito linda que foi proporcionada ao livro, comecei a leitura pronta para encarar uma fantasia inebriante.

Como já disse antes, a diagramação do livro é encantadora, com a silhueta de algumas árvores a cada início de capítulo. A capa também é muito linda, fruto do trabalho de André Siqueira, um capista que conheço pessoalmente e admiro profissionalmente. Não achei erros de revisão e gostei muito da tradução feita, já que não poupou os palavrões da tão desbocada protagonista e ainda por cima, adequou cada termo ao seu lugar.

Jayne Sparks é uma jovem de dezessete anos que pode ser perfeitamente classificada como uma rebelde com causa. Cansada de esperar por coisas novas em sua vida e enojada por ter que repelir seu padrasto, o qual insiste em tentar abusar dela quase toda noite, Jayne aceita a oferta de seu melhor amigo, que propõe que ambos fujam para Miami. Assim, de supetão, com apenas 20 dólares no bolso e esperanças de encontrar uma vida melhor, Jayne e Tony, seu melhor amigo nerd, se juntam a um grupo de garotos de rua até conseguir um lugar melhor para viver.

Acontece que o líder do grupo acaba descobrindo uma organização que pretende premiar com 500 dólares os adolescentes que conseguirem passar por uma série de provas e testes físicos, provenientes de algum estudo científico que os garotos até então, desconhecem. Encantados pela promessa de dinheiro e sem ter outra alternativa visível, a dupla resolve seguir os garotos e participar dos testes propostos. O que eles não imaginavam, é que seriam sequestrados e levados a uma espécie de floresta encantada, onde teriam que lutar pela própria vida.

A princípio, resolvi deixar As Crianças Trocadas de lado, já que o começo lento da leitura não estava me animando nem um pouco a prosseguir. Eu não conseguia acreditar em como uma dupla de jovens subitamente embarca em um ônibus e parte para Miami, sabendo a realidade perigosa em que vivemos e sem um tostão com o qual se virar. Também suspeitei muito da maneira com que eles concordaram em entrar em um avião, sendo acompanhados por estranhos que podiam ser até traficantes de gente. Essa falta de tato por parte da autora me incomodou bastante e foi um dos motivos pelos quais eu procrastinei muito a leitura de A Guerra dos Fae.

Outro motivo foi a forma arrastada com que a escrita de Elle Casey contava sua história. Eu não conseguia ler mais do que dez páginas por dia, o que me deixava cada vez mais desanimada, pois simplesmente não encontrava motivos para não abandonar o livro, senão o fato de que eu o tinha recebido por cortesia da editora. Mas aí, quando eu já estava passando da metade do livro, a leitura finalmente engrenou!

Depois que fui fisgada pela obra de estréia de Elle, pude finalmente apreciar as qualidades que ela tinha a oferecer. Jayne é uma personagem muito forte, diferente e engraçada. Em algumas partes do livro, eu simplesmente não conseguia acreditar no que estava lendo. Essa heroína simplesmente não tem pudor ao falar o que quer e desafiar quem a ameaça com palavrões e - quem leu vai entender - urina.

Tony já é um personagem que deixou uma grande interrogação em minha cabeça. Por ser mais reservado e manter o estilo geek, por vezes eu fiquei sem entender as investidas bad-ass que ele tinha em prol de defender sua melhor amiga. Resolvi desconsiderar isso pois acredito que a autora vá explorar isso melhor nos próximos livros.

Quanto aos outros personagens, todos eles foram bem construídos, tendo em destaque suas características mais marcantes. Eu não entendi muito bem o triângulo amoroso que a autora tentou criar no final do livro, mas vamos ver como é que isso vai terminar nas continuações que lerei a seguir.

Quando o livro me fisgou pra valer, eu já não conseguia largar. Li suas últimas 160 páginas de uma tacada só e fiquei encantada pelas cenas de ação e suspense que a autora me proporcionou desde aí, além de também ter me surpreendido muito pela maneira com que ela abordou o tema proposto, no caso, os meus tão amados changelings. No final, existe uma reviravolta emocionante e as últimas linhas que formaram o gancho final me arrepiaram de verdade, me deixando maluca pelo próximo livro.

No final, acabei me decepcionando um pouco, mas a surpresa do final compensou a leitura por inteiro. Espero ter a chance de ler e resenhar os próximos volumes da série, para ver como Jayne vai se sair e que escolhas fará. Recomendo a leitura principalmente a quem gosta bastante de uma boa fantasia sem regras ou limites.


4 comentários:

Comentários
4 Comentários
  1. Oi Natalia!!!

    Indiquei vc no desafio de férias (nem estou de férias, e já estamos atrasadas, mas adorei a ideia!)

    http://rcassiaslima.blogspot.com.br/2014/01/desafio-de-ferias.html

    Abraços!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cassia!

      Muito obrigada pela indicação, vou lá conferir ;)

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Oii!
    A capa bonita mesmo, e também por o livro ser de fantasia ele já me atrai, mas foi só ler que a menina pulava no ônibus pra Miami sem nada no bolso e eu já pensei: "Quá..."
    Acho que só compraria esse livro se o visse numa ótima promoção.
    Mas me explica, se não for spoiler: o que é changelings?
    Ah, te indiquei numa tag lá no blog ;)
    Bjs
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique!

      Não é? Também curti bastante a capa :)

      Mas a leitura vale a pena, mesmo tendo alguns furos.

      Então, changelings são criaturas sobrenaturais que apareceram no seriado Supernatural. No seriado, os changelings foram personificados como demônios que sequestravam crianças e se colocavam no lugar delas, para se alimentar do sangue de suas mães. Enquanto isso, as crianças eram devoradas pela mãe de todos os changelings. Só que no livro essas criaturinhas são personificadas de maneira diferente.

      Muito obrigada pela indicação, vou lá olhar!

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir