17/02/2014

É pecado abandonar uma leitura?



De uns dias pra cá, andei refletindo sobre um tópico que cai muito na boca dos leitores de plantão e me levou a escrever esse post. É pecado abandonar um livro? É tão ruim assim passar uma leitura pra frente e entrar de cara em um universo totalmente diferente? É feio o blogueiro que tem parceria com editora x desistir da leitura porque não está gostando do livro e começar um título z?

Então vamos lá, pessoal. Muita gente trata esse assunto como algo delicado, mas no meu ponto de vista as pessoas complicam muito uma questão que pode ser resolvida de forma simples e prática. O que eu quero dizer é, ninguém tem que ler por obrigação, gente! Se a leitura não está fluindo, os personagens te dão vontade de jogar o livro pela janela e a autora parece ter errado a mão na narrativa, é bom fechar o livrinho um pouco e partir pra outra, nem que seja para não voltar a essa nunca mais.

Ah, Nat! Tem tanta gente querendo ler esse livro e não pode, enquanto essa outra pessoa tá abandonando sem dó nem pena. É verdade sim, tem muita gente querendo ler diversos livros e no momento não tem condições de adquirir ou possui muitos livros na frente da pilha de leitura. Mas fazer o que? Se você está prestes a abandonar esse livro, fica a seu critério doar para alguém que queria ler, vender para quem quer que esteja interessado ou usar o recurso de troca do Skoob.

O importante, na minha opinião, é não deixar a leitura se tornar de um hábito divertido e prazeroso a uma obrigação chata e maçante. O meu conselho básico é: se não está conseguindo terminar agora, não perca tempo e guarde o livro em questão para outra hora. Há tantas obras praticamente implorando para serem lidas! Tem muito universo novo e diferente para ser explorado, não dá pra gente perder tempo com leituras que no momento não estão funcionando.

Mas e se o livro for cortesia de um parceiro? Aí nessas horas o assunto é um pouco mais delicado, já que o trabalho de outras pessoas está dependendo da sua leitura. Mesmo assim, não tem motivo para transformar um abandono em um bicho de sete cabeças, basta entrar em contato com o parceiro e explicar a situação, sendo sincero e honesto, não deixando passar o real porquê do abandono e agradecendo pela confiança, afinal, dinheiro e tempo foram gastos no envio da sua cortesia.

Já aconteceu várias vezes de eu começar uma leitura no momento errado e simplesmente parar algumas páginas depois, pois estava sendo chato para mim continuar. Eu não gosto quando isso acontece e me sinto desconfortável em deixar o livro esperando, mas tenho que pensar no meu lado como leitora. Gosto de ler justamente porque o ato me faz feliz e na maioria das vezes é prazeroso. Continuar a ler um livro do qual não estou gostando não é algo coerente com o propósito que a leitura tem pra mim, apesar de eu ter sido persistente na maioria das vezes.

E para mostrar que abandonar não é um bicho de sete cabeças e nem uma grande dor de cabeça (afinal, você pode voltar para o livro sempre que quiser), vou mostrar aqui alguns livrinhos que eu já abandonei:


Abandonou por que? A história não estava funcionando e o livro não me prendeu em nenhum momento da narrativa. Tinha adorado o filme mas não partilhei do mesmo sentimento pelo livro e apesar de ter persistido muito na leitura, guardei-o na estante e o deixei lá até hoje.

E no que deu? Está para troca no Skoob. Os interessados podem entrar em contato!


Abandonou por que? Eu tinha gostado muito de A Bússola de Ouro e acabei comprando seu sucessor em pocket, mas a cada página que virava de A Faca Sutil, só me desapontava mais pelo começo maçante da história. Tentei ler e reler mais de cinco vezes e não deu certo, acabei largando de mão para focar em outras leituras mais interessantes.

E no que deu? Acabei trocando o livro por outro que eu queria em uma feirinha. Hoje em dia ainda sonho em comprar as edições normais dos livros e tentar ler tudo de novo, já que gostei muito mesmo da história de A Bússola de Ouro.


Abandonou por que? Esse era um livro que minha mãe queria porque queria que eu lesse. Depois de tanta insistência, finalmente peguei o exemplar e comecei a leitura, mas a narrativa estava tão chata que eu larguei logo de cara. O tema já não me interessou muito e de cara parecia super apelativo. Como sou uma pessoa que detesta qualquer vestígio de apologia excessiva ao cristianismo (mesmo já tendo sido católica, lol) por ter sido forçada a seguir a religião quando pequena, nunca mais toquei no livro.

E no que deu? O livro continua na minha estante e está para troca no Skoob. Novamente, os interessados podem entrar em contato!





E é isso, pessoal. Espero que tenham gostado do tema abordado hoje e me encham de comentários debatendo o assunto.

Até mais!



Fotografia por: Ricardo Veloso
Texto por: Natalia Leal


14 comentários:

Comentários
14 Comentários
  1. Eu nunca abandonei um livro. Já deixei de lado e voltei a ler novamente depois de um tempo como foi o caso de O Morro dos Ventos Uivantes (que no início tem uma narrativa extremamente cansativa) mas nunca deixei de ler até a última página. Sempre fico na expectativa de que o livro possa melhorar ao longo da história e por mais estúpido que possa parecer me sinto culpada quando não termino de ler. Adorei o post!

    Beijo,
    Naty - Just Books.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Naty!

      Nossa, que sorte! Eu só abandonei de verdade esses três aí. Os outros eu coloquei de volta na pilha de livros pra ler e pretendo retomar assim que der. Sou que nem você hahahah

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Oi Natália!

    Eu só abandonei um livro até hoje, e foi Opúsculo, uma péssima paródia de Crepúsculo, que não sei se volto a ler um dia. Eu acho super válido abandonar um livro. Normalmente, se a leitura não está rendendo para mim, eu deixo o livro em espera. Leio outro, espero um tempo. Acho que tudo dependo do momento em que se está lendo também.
    Acho que A Cabana foi o livro mais trocado, tem vários exemplares no Skoob e no Estante Virtual rs
    Eu amo a trilogia Fronteiras do Universo, mas eu acho que é um típico caso de se ler no momento certo, porque é uma leitura pesada e complexa. Espero que dê uma nova chance e se apaixone :)

    Beijos!

    Sarah Sindorf - Sincerando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sarah!

      Tenho curiosidade em relação a esse livro, mas nunca tive coragem o suficiente para adquirí-lo, já que não sou muito fã de paródias. Sou assim também!

      De fato, hahahaha. Algumas pessoas amaram e outras odiaram esse livro. Exatamente! Acho que foi em parte por isso que eu abandonei o segundo livro \;

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  3. Sou sim modelo da Bravo. Tenta sim. Vai pelo site da Bravo Model. Beijãooo

    http://marcellyrosa.blogspot.com.br/ M.R ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcelly!

      Entendi! Eu tenho uma amiga que é de lá, por isso a curiosidade, rs.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  4. Gostei do novo Layout!
    Eu Só abandonei 1 livro, mas me esforço bastante para nunca abandonar!
    Muito legal o post!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rizia!

      Que bom, fico feliz! ♥

      Eu leio até onde dá, odeio ficar sem terminar uma leitura, seja ela qual for.

      Obrigada!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  5. Minha nossa! Minha lista de abandonos é grandinha (37 até onde me lembro), mas porque eu não consigo me prender em uma história chata! E já aconteceu várias vezes de meses depois pegar o livro abandonado e terminar a leitura! E como a maioria dos livros que eu leio é de biblioteca, não tem o problema das parcerias.

    Beijos! || ape56.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Natália!

      Uou, isso é que é lista grande! Hahahahah. Acho que eu nunca ia conseguir manter uma dessas :s

      Eu costumava pegar livros na biblioteca da minha escola quando era mais novinha e não tinha condições de comprar livros, mas agora a coisa já mudou de figura :)

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  6. Oi!!!!
    Já abandonei alguns livros, no começo achava que isso era um horror agora aprendi que não.
    As vezes não estamos preparados para um determinado livro ou o livro é chato mesmo rsrsrs
    Já abandonei por um tempo li e depois e acabei gostando, outros não volto a ler nunca mais, alguns insisti na leitura e no fim acabei gostando e outros pretendo terminar um dia.

    Amei a postagem!
    PS.: Li Marley e A Cabana, gostei muito dos dois mas confesso que o começo da Cabana é bem chatinho.

    Bjs
    Jéssica - http://lilianejessica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica!

      Sim. Muita gente faz dramalhão por abandonar, quando na maioria das vezes, acaba até sendo uma coisa necessária. Às vezes isso acontece comigo também, por isso sou de insistir muito nas leituras, mesmo quando elas não estão funcionando de jeito nenhum.

      Fico feliz que tenha gostado! o/

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  7. Que eu me lembre, já abandonei três livros em toda a minha vida, e um eles era uma reunião de poemas de Clarice Lispector ~~ Os outros dois eram: O Crime do Padre Amaro (passe longe!) e Cartas para Amigos (eu acho que é esse o título), que são super chatos e não funcionaram comigo.
    Não gosto de abandonar livros pq ele pode melhorar e eu penso no esforço do autor em transformar suas ideias em uma história, num livro! Aí não gosto de simplesmente deixá-lo de lado DEFINITIVAMENTE.
    Também já abandonei temporariamente A Cabana pq um trecho - não me lembro qual - mexeu de forma atordoadora comigo. Mas voltei a ler e não me decepcionei. Ao contrário do que muitos pensam, não é um livro religioso. Pelo contrário, de certa forma ele critica a forma às vezes errônea das religiões e instituições (pelo menos foi assim que interpretei). É mais uma história sobre relacionamentos - NÃO SÓ COM DEUS, mas com as pessoas no geral - do que qualquer outra coisa.
    Bjss
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique!

      Eu sou assim também, vira e mexe fico pensando nessas coisas x) mas é muito ruim ficar preso em uma história chata enquanto tem outras esperando para serem lidas.

      Hmmmmmm, talvez eu dê uma chance um dia ou outro, quem sabe?

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir