16/02/2014

[Resenha] Escola de um Destino



Autor: Sidney Santborg

Editora: Livros Ilimitados

Páginas: 86

Preço: 27,50 na Livraria Travessa

Velocidade da leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2011











Sinopse: Com o livro Escola de um Destino, o leitor ganha combustível para buscar a realização de seus sonhos e enfrentar os percalços apresentados no decorrer da vida. Em um universo de poucas oportunidades, o esforço e dedicação os levam a uma realidade até então apenas vista pela televisão. Mas será que esse novo mundo pode modificá-los? Será que as más influências podem corromper aqueles que têm uma meta na vida? O início é duro, sair do convívio da família e da cidade para estudar em uma grande escola, onde todos os dias se faz necessário uma prova de força de vontade, superação e comprometimento com o estudo, pois os fracos se deixam levar... Mergulhando em abismos que os afastam do sonho e do foco principal.


Estou devendo essa resenha há um tempão, mas finalmente consegui encontrar as palavras certas para escrevê-la. O livro foi recebido por simples cortesia do simpático Sidney Santborg, que de cara demonstrou iniciativa para o início da parceria. Agradeço muito pela confiança, espero retribuir direitinho.

Quando recebi meu exemplar, a primeira coisa que notei foi a capa, a qual tem muito a ver com o que o livro se trata e me lembrou muito da novela Malhação, pelo clima escolar que aborda. Durante a leitura, achei vários errinhos de português, mas já me avisou que como eu recebi um exemplar da primeira tiragem, isso iria acontecer. Entretanto, a galera que quer ler já pode ficar despreocupada, porque o autor me garantiu que a versão corrigida já está no mercado. A diagramação é bem simples e se adequa ao propósito e atmosfera que o universo criado por Sidney abrange.

Escola de um Destino conta a história de um grupo de amigos que vem do nordeste ao Rio de Janeiro em busca de novas e oportunidades acadêmicas que os levem a uma condição de vida melhor. É no meio de tanta mudança e adaptação que eles acabam se deparando com uma realidade bem diferente do que esperavam, incluindo um cenário violento e destituído de todas as qualidades que haviam ouvido falar em sua terra. Durante a leitura, o leitor vai acompanhar a trajetória desses meninos e como cada um deles vai lidar com a situação exposta e suas dificuldades.

Esse é um livro que tem seu público voltado para as crianças que não gostam tanto de ler e querem começar a exercitar o hábito, o tipo de leitura que deveria ser adotada por escolas e que certamente seria muito bom na desenvoltura do caráter dos jovens em formação que fazem parte da geração atual.

É justamente para atender a esse público que Sidney manuseia sua história de maneira simples e de fácil entendimento, conduzindo os fatos de forma que o leitor não se canse da narrativa e apresentando seus personagens com agilidade. Cada um deles é um retrato da maioria dos jovens, são todos sonhadores e esperam mudar de vida através do estudo e de sua dedicação. Têm suas inseguranças, medos e se preparam para uma mudança drástica, mas acima de tudo, conservam dentro de si a esperança de ser alguém na vida, além de trazer orgulho e honra para a família.

Foi por causa da narrativa simples em terceira pessoa e do estilo suave de Sidney Santborg que eu me surpreendi muito com a trama em si e seus efeitos. Sutil a ponto de enganar o leitor, o livro explicita a crueldade presente nos grandes centros urbanos e tudo o que pode acontecer caso o adolescente relaxe em suas escolhas. Audacioso em seu objetivo, o autor não tem pena de seus personagens e mostra que está mesmo a fim de passar sua mensagem e alertar seu público a respeito das atrocidades que um caminho mal andado pode oferecer.

Os personagens são fortes e carregam em si toda a juventude e vontade típica de um adolescente nessa fase decisiva. É impossível não se identificar com cada um deles, o que torna a leitura mais emocionante e... Chocante. Ainda que todo esse choque nos faça pensar que o que o autor mostra é irreal, a verdade é que não é. Por mais que vivamos uma realidade diferente das que os personagens vivem, o fator que choca mais é a porcentagem de realismo no livro, ainda que chegue a ser grotesca. São livros como esse que nos fazem abrir os olhos para o que acontecem na sociedade e por isso, a mesma precisa de sérias mudanças.

Por fim, Escola de um Destino é traiçoeiro como a vida e a realidade em que vivemos. Certamente, uma obra que deve ser abraçada pelas escolas e trabalhada com os alunos em sala de aula, para que as crianças já estejam preparadas para fazer escolhas e enfrentar o mundo com mais destreza no futuro. Recomendo principalmente a quem não curte muito o hábito da leitura, mas está se propondo a começar a ler.


8 comentários:

Comentários
8 Comentários
  1. Olá!
    Não sei se iria gostar tanto assim desse livro :/
    Não faz muito meu estilo de leitura, infelizmente.
    Mas adorei a resenha!
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!

      Poxa, eu curti muito, vale a tentativa!

      Não se prenda a estilos de leitura não, é legal ler de tudo :)

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Hey Nat, tudo bem?
    Não conhecia o livro, parece ser bem legal. Acho que assim puder vou dar uma chance ao livro. Resenha muito boa (:
    E adorei a foto do seu perfil. Pensando seriamente em ir roubar o Sob a Redoma (brincadeira ahaha)
    Beijocas,
    Cindy, Livros e Piratas. Visite o blog! c:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cindy!

      É muito bom! Dê mesmo, não vai se arrepender.

      Muito obrigada.

      Obrigada! Esse é guardado a sete chaves, muahahahhaha <3

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  3. Gostei da resenha Natalia. Pelas suas palavras, percebe-se que o livro foi muito bem escrito. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa!

      Muito obrigada, fico feliz que tenha conseguido lhe transmitir essa mensagem.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  4. Pela capa eu não leria, mas lendo a sua resenha me interessei por ele. Apesar de não fazer parte do publico alvo do livro acho interessante ler, pois trabalho com adolescentes.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil!

      Fico feliz que tenha se interessado por causa da resenha, uhul! o/

      Hmmmm, então é bom que você leia mesmo. Acho que esse livro deve ser abordado entre os jovens para que eles tenham mais cuidado na hora de trilhar seus próprios caminhos, é um ótimo auxiliar.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir