12/02/2014

[Resenha] De Coração para Coração



Autor: Lurlene McDaniel

Editora: Novo Conceito

Páginas: 208

Preço: 15,99 no Submarino.

Velocidade da leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2013











Sinopse: Da autora best-seller Lurlene McDaniel, De coração para coração fala de perdas, amor e renovação. Fala também da maneira como esses sentimentos tão complexos se entrelaçam, nos momentos mais difíceis, nas relações familiares e de amizade. Elowyn e Kassey são grandes amigas, que dividem tudo. Mas uma coisa Elowyn não contou para Kassey: ao tirar a carteira de motorista, ela marcou a opção “doadora de órgãos”. Kassey descobre esse detalhe da vida da amiga da maneira mais trágica – quando o desejo de Elowyn está prestes a ser atendido. Arabeth nunca teve a sorte de ter uma melhor amiga. Com o coração doente, ela leva uma vida protegida de tudo e de todos. Até que, aos 16 anos, recebe o telefonema que tanto esperava — mas inicialmente ela e sua mãe não sabem a quem devem agradecer. Quando os mundos dessas três meninas e de suas famílias se cruzam, suas vidas se transformam de maneira nunca imaginada. Kassey, especialmente, encara os fatos como uma forma de manter viva a memória de sua querida amiga. Ela passa a compartilhar da nova vida de Arabeth, ao mesmo tempo em que ajuda a aliviar o sofrimento da família de Elowyn e a compreender a sua própria dor.


Quando recebi o livro, a capa e seu título me chamaram muito a atenção. Depois de folhear suas páginas, fuxicar algumas resenhas e reler a sinopse algumas vezes, resolvi me jogar na leitura e conferir a história. Não tinha tantas expectativas pois não conhecia a autora e nem tinha ouvido falar dela, foi mais como uma experiência às cegas. O resultado dela vocês vão conferir agora.

Dessa vez, até que eu gostei da capa que a Editora Novo Conceito proporcionou ao livro, ainda que tenham sido feitas apenas algumas alterações por cima da capa original. A diagramação é bem simples, mas romântica e fofa, com uma fonte adequada ao clima da história e bem leve, para atenuar o tema sério que ela aborda. Não encontrei erros de revisão e gostei bastante da tradução, pertinente (acho eu) ao que a autora quis passar aos leitores.

De Coração para Coração conta a história de três adolescentes que tem seus caminhos cruzados por meio de um acidente e um transplante cardíaco. São elas, Kassey, Elowyn e Arabeth. Elowyn é a menininha do papai, dotada de uma personalidade forte e um temperamento instável que se equipara ao de um vulcão. Kassey, sua melhor amiga inseparável, encontrou em Elowyn a irmã que nunca teve e a ama com todas as suas forças. Já Arabeth, é uma jovem que perdeu seu pai para uma guerra e possui um coração doente, que lhe impede de viver uma vida normal.

É por conta de uma tarde chuvosa recheada de desentendimentos e sofrimento, coincidindo com uma opção marcada em certa carteira de motorista que o mundo dessas três meninas vai sofrer uma grande reviravolta. Poderá Kassey superar toda sua dor e pranto? Arabeth conseguirá realizar seus sonhos? Será Elowyn eterna? É lendo este livro que você vai descobrir.

Quando comecei a leitura, não me surpreendi por não ter dificuldades em acompanhar o ritmo com que Lurlene McDaniel conduz sua narrativa. Alternado entre os pontos de vista de Kassey e Arabeth, o livro gira em torno de superação, união familiar, amizade (e um tema muito sério: a doação de órgãos), mas a autora não perdeu a linha e foi capaz de me transportar para essa história forte com muita leveza e simplicidade. Em nenhum momento a leitura se tornou cansativa e a primeira pessoa utilizada me aproximou muito das personagens, fazendo com que me rendesse à sensibilidade da história com mais facilidade.

O desenvolvimento da trama é muito bom e os assuntos são devidamente explorados, embora eu tenha sentido falta de um pouco mais de aprofundamento no que se diz respeito à doação de órgãos e a memória celular (é quando o receptor do órgão possui vestígios de gostos ou atitudes de seu doador), dois componentes do plot que a autora escolheu. No caso da doação, não fica tão explícita a parte mais técnica do assunto e quais são os processos envolvidos. Já a memória celular, mesmo que seja um tema não comprovado pela medicina, podia ter sido manejado de maneira mais elaborada.

As personagens foram bem apresentadas, bem como suas características marcantes e respectivas histórias. Em diversos momentos, me identifiquei muito com cada uma das três meninas, seja por seu temperamento, manias ou desejos. E esse é o ponto-chave do enredo, não tem como você não se sentir próximo de tudo o que está acontecendo e desejar que as coisas fossem diferentes. Mas aí encontra uma faca de dois gumes, pois uma escolha afeta a outra.

Dessa forma, é impossível não derramar várias lágrimas durante a leitura. A proximidade com o que elas estão passando e a sensibilidade que a autora usou para narrar todos os fatos é tão grande que é impossível não se ver no meio de um furacão de emoções e sentimentos. Esse é um livro muito tocante e principalmente, reflexivo, que não dá para tirar dos pensamentos mesmo que tenha sido lido há muito tempo.

É muito duro acompanhar tanto a recuperação de Arabeth quanto a superação da família de Elowyn e Kassey durante as três partes do livro, mas é lindo ver como alguém pode ter sua vida mudada apenas por receber um órgão de outra pessoa. E ainda que o livro aborde um tema denso e desafiador, a leitura do mesmo não me foi algo masoquista. É uma obra que eu recomendo e já até emprestei para a minha amiga, leitura praticamente obrigatória.


2 comentários:

Comentários
2 Comentários
  1. o livro em si parece ser bem fofo, mas eu não leria.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice!

      Ele é sim, por que não dá uma chance? É um livro lindo!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir