18/02/2014

[Resenha] O Morto



Autor: Charlie Higson

Editora: Galera Record

Páginas: 432

Preço: 31,20 na Fnac

Velocidade da leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2013











Sinopse: Cruzar os mais de 60 quilômetros entre a vila de Kent e Londres, de ônibus, com os amigos do colégio, a princípio pode parecer uma excursão comum. Mas em um mundo infectado por maiores de 16 anos, cheios de feridas purulentas e famintos por carne humana, esse roteiro não é exatamente um passeio. É o plano de fuga para a possível salvação de Jack, Ed e de mais alguns garotos, em uma busca desesperada por um lugar seguro. Mesmo que ninguém tenha certeza de que esse lugar ainda exista.


Essa leitura eu passei na frente de muitos livros. Quando ganhei de presente da minha madrinha, o livro ficou me tentando até que eu finalmente cedesse e mergulhasse em sua história. Não preciso nem dizer que tendo lido O Inimigo, as expectativas ultrapassaram os limites.

Como sempre, curti muito a capa e a diagramação proporcionada pela Galera Record ao segundo livro da série O Inimigo. É certo que lamentei um pouco pelas capas não seguirem um determinado padrão, mas como as lombadas combinam, resolvi relevar esse ponto. Novamente, o máximo que encontrei durante a leitura foram erros de impressão e fiquei muito feliz por me deparar novamente com uma tradução impecável e revisão em igual escalão.

Dessa vez, Charlie Higson retrocede um ano em seu apocalipse e nos conta a história no momento em que tudo começou a explodir. Agora, o foco é voltado para um grupo de meninos que estudam em um colégio interno e não tem muito contato com o sexo feminino, muito menos com qualquer tipo de estratégia relacionada a defesa pessoal e sobrevivência. Praticamente à beira da morte, eles se deparam com um adulto milagrosamente sobrevivente à epidemia, o qual se propõe a levá-los a um lugar mais seguro dentro do ônibus que ele dirige.

Desesperados pela chance de sobreviver, as crianças não sabem em quem confiar e para que lado seguir. Com os adultos avançando cada vez mais famintos de carne e sedentos de sangue, eles terão que aprender como se virar em meio a esse cenário aterrorizante na marra, tendo a consciência de que um deslize, por menor que seja, pode levá-los a morte certa.

Mais uma vez, Charlie Higson me surpreendeu e me fez bater palmas após terminar a leitura. Confesso que comecei o livro com um tantinho de medo do autor errar a mão no segundo livro da série e acabar tornando tudo monótono, mas o mesmo usou de suas habilidades mágicas corretamente e guiou a história de modo que o ritmo da tal só acelerasse ainda mais.

Dessa forma, foi com muito prazer que mais uma vez enveredei por seus personagens complexos e cometi o pior erro como leitora dessa série: me apeguei a um deles. Se tem uma coisa que eu não recomendo a vocês é justamente isso, criar afeição por qualquer personagem que esteja sob o domínio de Higson. Por conta desse erro, sofri durante várias páginas e obriguei meu namorado a testemunhar um de meus momentos de histeria enquanto berrava sobre os maus bocados pelos quais o fulano estava passando. Não se enganem, Charlie veio para matar e mantém seu objetivo nesse livro também.

E mesmo que o autor seja um assassino a sangue frio, alguns dos personagens que conheci em O Morto não são. Se em O Inimigo acompanhei crianças que sabiam lutar e usar armas pesadas, nessa continuação encontrei personagens indefesos e totalmente perdidos, correndo em círculos e procurando se virar o quanto dava. Achei legal por parte do autor nos mostrar essa outra versão do universo, onde criancinhas frágeis correm por suas vidas e não sabem como lidar com a problemática exposta, diferente dos super heróis organizados em poderosos exércitos que vi no livro anterior.

Também vale ressaltar que se encontramos personagens um pouco mais fracos (fracos fisicamente, por favor) do que os vistos anteriormente, é óbvio que as cenas grotescas serão mais fortes. Não recomendo que leiam enquanto estiverem comendo ou prestes a realizar uma refeição, pois algumas cenas vão te dar vontade de colocar tudo pra fora, se você realmente se colocar no lugar dos personagens, como eu.

Falando nisso, o turbilhão de emoções continua agindo na mesma intensidade. Chorei, gritei, esperneei e solucei horrores enquanto acompanhava a trajetória dos personagens, tamanho o meu desespero para com eles. Durante a leitura, me senti tão próxima do grupo que não deu para evitar o aperto no coração que sentia cada vez que alguém era mutilado, seja física ou emocionalmente (aconteceu muitas vezes).

Outro ponto que me fez amar o desenvolvimento do livro foi a conexão que o autor estabelece entre livro 1 e livro 2 em determinado momento. Se você leu O Inimigo e curtiu, espere só até terminar O Morto. Ainda não li O Medo, terceiro livro que está por vir, mas se Charlie Higson quis provar sua genialidade entre as páginas dessa obra, posso afirmar com muita certeza que ele conseguiu, pois o final e o gancho desse livro são de arrepiar, literalmente.

E é por essas e outras que eu continuo recomendando essa série mais do que tudo. Leitura totalmente emocionante, um dos meus favoritos da vida!


10 comentários:

Comentários
10 Comentários
  1. Gostei da resenha Natalia. O livro parece bem interessante, mas o achei meio mórbido demais, sabe? E o fato de se tratar de uma série me deixa um pouco desanimada. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nessa!

      Poxa, que pena! Ele é mórbido sim, mas vale muito a pena :))

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Natalia, não sabia dessa série! E você fala tão bem dela... Tenho que dar uma chance agora! rs

    Beijos,
    Caroline, do http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!

      Pois é, bem difícil de eu encontrar pessoas que conheçam :\ triste, porque é muito boa.

      Super apoio que você dê uma chance, depois me diz como foi!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  3. O livro parece ser mesmo muito bom. A capa é bem bonita. Espero poder conhecer a série!

    Beijos.
    Páginas na Estante
    Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alyne!

      É maravilhoso mesmo, espero que você tenha a oportunidade, de coração ♥

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  4. Ainda não conhecia o livro. A sua é a primeira resenha que leio dele. Gostei da sua nota e vou procurar ele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil!

      Jura? Pois faça isso, ele vale muito a pena.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  5. Bem legal a sua resenha. Só não estou mais afim de acompanhar séries. Demora muito pra acabar e gosto de mudar de história a cada livro. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana!

      Poxa, nem uma chancezinha? A Galera já vai lançar o terceiro livro na metade desse ano.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir