19/02/2014

[Resenha] Starters



Autor: Lissa Price

Editora: Novo Conceito

Páginas: 368

Preço: 17,90 na Fnac

Velocidade da leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2012











Sinopse: Seu mundo mudou para sempre. Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbado em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Old Man. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais - idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver, concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador. Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir - e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado.


Starters é um livro que eu queria ler desde antes de seu lançamento aqui no Brasil, mas não tive a chance até meados de agosto, quando uma amiga me presenteou com ele. Apesar de ter visto algumas resenhas negativas a respeito, mantive minha curiosidade e aproveitei que minha amiga estava lendo para acompanhá-la e entrar na vibe dessa distopia.

Já falei muitas vezes e vou repetir aqui: morro de medo dessa capa. Sou super fã da outra versão americana, que infelizmente, parou de vender no mercado, pelo que eu ouvi dizer. Também não curti tanto a diagramação proporcionada pela editora, pois achei que a tentativa de reproduzir chips (?) foi meio falha. A tradução realizada pela Novo Conceito deixou um pouco a desejar em alguns momentos, mas nada tão absurdo. Em termos de revisão, eles também falharam um pouquinho, mas não o suficiente a ponto de me incomodar.

A obra escrita por Lissa Price fala a respeito de uma jovem que perdeu seus pais por conta de uma doença espalhada por mísseis que atingiram a região onde ela mora, durante a chamada Guerra dos Esporos. Rodeada de pessoas com mais de cem anos de vida e margeada por inspetores que sonham em levá-la para instituições que transformam adolescentes em seus escravos, Callie só tem uma alternativa para tentar sair da vida de sem teto nômade e salvar seu irmão de uma doença pulmonar: alugar seu corpo para idosos que desejam reviver a adolescência. Porém, ela estará correndo mais perigo do que imagina.

Já vou começar minha crítica dizendo que Lissa Price começou a desenvolver sua trama de forma um tanto lenta e confusa. Demorei várias páginas para entender o que realmente se passava e me situar no universo criado pela autora e, mesmo quando entendi, não me dei por satisfeita. A história é narrada em primeira pessoa e mesmo assim, não me senti próxima da protagonista o bastante, o primeiro sinal que recebi indicando que algo estava errado.

Quando você pega uma distopia para ler, já sabe que vai encontrar uma bagagem totalmente nova a respeito do que influenciou naquela sociedade, para que ela se tornasse tão diferente dos dias de hoje. Acontece que em Starters faltou muito disso. Senti muita falta das explicações profundas e do estudo, parece até que a autora não se deu o trabalho de amarrar tudo direitinho e foi na fé, sem organizar direito suas ideias. Resumindo, terminei o livro com um monte de pontinhos de interrogação sobre a cabeça.

Outra coisa que eu não gostei foi a falta de aprofundamento no que diz respeito aos personagens. Não achei a protagonista convincente e muito menos os seus motivos para sobreviver, pois eles não me foram mostrados de maneira que eu quisesse sofrer junto com ela durante a leitura. Basicamente, acabei lendo o livro para passar o tempo e via as páginas passarem com um tantinho de tédio me rondando, uma vez que a parte que mais gosto de conhecer (o elemento distópico), ficou em falta.

A minha visão geral do livro foi que Lissa tinha uma grande premissa em suas mãos e não soube usá-la direito. É certo que o final tem um gancho incrível e a reviravolta me surpreendeu um pouco, mas um livro não é composto apenas pelo final, assim como um sanduíche não é feito só do recheio.Faltou muita perícia por parte da autora, em minha opinião. Não é um livro que eu recomendo, mas se você quiser ler, à vontade, vai que tem uma opinião diferente da minha?


8 comentários:

Comentários
8 Comentários
  1. Natalia, que pena que você não gostou tanto assim dele. Estou receosa de lê-lo... tenho a continuação dele em casa também rs

    Beijos,
    Caroline, do http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!

      Não curti muito mesmo não \: estou receosa para ler a continuação por causa disso, rs.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Olá Natalia!
    Fico triste que você não tenha gostado tanto do livro :/ Eu não gosto quando a autora não nos deixa envolvida com a personagem também, é complicado.
    Mas, infelizmente, ganhei o segundo em um sorteio, então já comprei o primeiro e estou com os dois aqui, esperando a minha leitura.
    Espero gostar um pouco mais do que você, mas pelo menos não irei com tanta sede ao pote quando for ler o livro, rs.
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!

      Eu também não curto quando isso acontece, é muito chato. Ah, lê pensando positivo! Vai que você gosta dele? As pessoas têm opiniões diferentes :)

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  3. Que pena que você não gostou do livro! Eu me envolvi fácil com ele, talvez porque goste simplesmente de ação e emoção e isso tinha de sobra. E, às vezes, as explicações vem melhores no segundo livro, quando já conhecemos um pouco do universo apresentado: fica mais fácil entender.

    Beijos! || ape56.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Natália!

      Que bom! É sempre bom ter opiniões divergentes sobre um determinado assunto, é legal ser diferente. Com certeza, torço para que esse seja o caso, pois não estou a fim de ler Enders à toa.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  4. Tenho muita vontade de ler esse livro,no começo fiquei muito entusiasmada mas agora não tenho tanta vontade assim. Vou esperar lançar todos e talvez eu leia.

    Bjs
    Jéssica
    http://lilianejessica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica!

      Sei como é que é, às vezes a gente vai perdendo o interesse com o tempo mesmo \:

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir