28/03/2014

[Resenha] Fazendo Meu Filme 2: Fani na Terra da Rainha



Autor: Paula Pimenta

Editora: Gutenberg

Páginas: 328

Preço: 19,90 no Submarino

Velocidade da leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2011











Sinopse: Depois de conquistar milhares de leitores e leitoras, a nossa doce e querida Fani volta ainda mais divertida e encantadora. O segundo volume do livro Fazendo meu filme apresenta as aventuras de Estefânia Castelino Belluz na terra da rainha. Sim, na Inglaterra! Longe do grande amor, ela passa por momentos de alegria, dor, saudade, tristeza e, mais do que isso, pode conhecer melhor a si mesma. Sem deixar de lado suas amigas inseparáveis e sua família, ela consegue, no outro continente, viver momentos cheios de suspense, revelações, aventuras, descobertas e emoções fortíssimas! Feliz, triste, preocupada, ansiosa, temerosa, otimista, insegura, cheia de si, apaixonada, desiludida, seja como estiver, Fani mostra a cada página deste livro que não é mais aquela menina tão frágil que muitas vezes se escondia por trás de sua timidez.

Mais do que a história de uma adolescente que se encoraja a fazer intercâmbio e morar fora por um ano, este livro fala de um grande e delicado amor. Em meio a uma avalanche de sentimentos e acontecimentos surpreendentes, ela consegue viver intensamente na Inglaterra, conhecendo pessoas que conquistam seu coração e sua amizade para toda a vida. Porém, o melhor filme de sua vida ainda está para ser contado, ou melhor, vivido…


Como vocês podem ter lido na resenha que eu escrevi do primeiro livro da série Fazendo Meu Filme, achei o livro introdutório bem bobinho. Dado esse comentário, vocês já podem ter uma ideia do quão receosa eu estava ao começar a ler essa sequência.

Ao abrir meu exemplar, me deparei com uma diagramação super fofa e condizente com o padrão criado pela editora desde o primeiro livro. A capa segue a linha matching cover e ilustra um pouquinho do que vai se passar na história. As páginas do livro são brancas, mas esse detalhe não interferiu na leitura, pois foi escolhida uma tipografia agradável para preenchê-las. Não encontrei problemas com a revisão do texto, que se mostrou impecável em diversos aspectos.

Nesse volume, dando continuidade ao gancho proposto no final de Fazendo Meu Filme, Fani está a caminho da Inglaterra, a famosa terra da rainha. Tendo deixado seu grande amor, sua família e amigos em Belo Horizonte, ela está insegura a respeito de sua viagem e teme abandonar tudo para voltar ao Brasil, consequentemente decepcionando aqueles a quem ama, que estão torcendo por ela e desejando ansiosamente que tudo corra bem durante o intercâmbio.Dessa forma, Fani passa por algumas provações ao decorrer de sua viagem, que fazem com que ela amadureça como pessoa e personagem, além de absorver experiências novas e presentear o leitor com uma visão panorâmica de todas elas.

Eu gostei mais do livro justamente por causa disso. Mesmo lendo sobre um assunto pelo qual me interesso muito (para quem não sabe, planejo fazer intercâmbio quando completar 21 anos), curti muito o quanto a autora explorou seus personagens nesse segundo volume, dando mais profundidade às suas características e nos permitindo conhecer melhor a protagonista, agora que a distância entre ela e tudo que conhece e ama foi aplicada.

Mas não foram só os personagens e seu desenvolvimento que me satisfizeram durante a leitura! Outra coisa que eu gostei muito foram os momentos em que notei o amadurecimento da Paula como escritora, durante a leitura da continuação. Senti mais confiança em suas palavras, num misto de eficácia e pesquisa muito bem elaborada, no que diz respeito a Inglaterra. As descrições são muito legais de se acompanhar e as informações que Paula separou para trabalhar em seu livro surtiram o efeito certo, fazendo com que o meu interesse pelo país aumentasse consideravelmente.

Outra coisa em que realmente me interessei foi o romance, que (finalmente!) tornou-se mais atrativo aos meus olhos. Agora que o obstáculo ficou visível, me senti encorajada a saber o que ia acontecer e a autora me guiou muito bem ao longo da leitura, me arrancando até algumas lágrimas ao decorrer do processo. Também fiquei feliz em ter aquela questão do amadurecimento sexual dos personagens desenvolvida e de certa forma explicada, trazendo consigo mais um pouquinho da realidade dos adolescentes de hoje.

Resumindo de uma maneira mais clara, se em Fazendo Meu Filme me decepcionei, em Fazendo Meu Filme fui surpreendida. Com um combo unindo personagens cativantes, trama interessante e escrita fluida e única em seu estilo, Fani e seus amigos definitivamente conseguiram conquistar um lugar dentro do meu coração de leitora. Esse com certeza é um favorito, recomendo muito!


20 comentários:

Comentários
20 Comentários
  1. cara sempre fui curiosa para ler os livros da autora, um dia terei a oportunidade!

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice!

      Espero que você tenha também, esse me surpreendeu ♥

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Nunca tive curiosidade sobre essa série. Apesar de sua resenha ter ficado ótima, acredito que não leria. Não faz meu gênero.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Entendo perfeitamente, às vezes acontece ;)

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir
  3. Que bom que gostou desse Natália. Pra mim os quatro foram ótimos, principalmente o último. Quanto a questão de amadurecimento que você cita, eu não senti falta, e confesso que inclusive não gosto das partes que tratam disso, pois não condiz com a minha realidade, apesar de ser a da grande parte dos adolescentes.♥

    PiinkCookie.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura!

      Ainda não li os outros dois, mas pretendo e acho que vou gostar cada vez mais <3

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir
  4. Amo essa série, mas meu livro preferido ainda é o último. A série toda é um amor. <3 Adorei a sua resenha, e se você gostou deste livro, vai se apaixonar pelos próximos.

    Beijitos || ape56.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nat!

      É isso que eu tô achando! Meu amor por essa série deve aumentar a partir dos próximos livros, hihihi.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  5. Eu li o primeiro, achi legal, mas nada assim de outro mundo como muitos diziam. Ainda não tive a oportunidade de ler o segundo (a amiga que me emprestou ainda não comprou o próximo rs)
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabby!

      Então leia o segundo, pois é muuuuito melhor que o primeiro ♥

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir
  6. Só uma única vez, há muito tempo atrás, que eu me interessei por esse livro, porém nunca passou disso. O livro parece ser bom, e eu acho as capas maravilhosas, mas ele não me interessa mais.
    É bom quando o segundo livro da série faz a gente gostar dela, tem séries que o segundo não se salvam, tem autores que, simplesmente, não conseguem continuar no mesmo estilo.
    Gostei bastante da sua resenha. :)

    Beijos,
    Gabriella Suzart
    http://mbgsuzart1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi!

      Poxa, é uma pena :( entretanto, espero que algum dia você se renda e se envolva com os livrinhos da Paula também :3

      Beijo,

      Natalia Leal

      Excluir
  7. Gosto muito dos livros da Paula Pimenta e Fazendo Meu Filme 2 realmente supera o primeiro em certos aspectos. O amadurecimento dos personagens é sempre bom de se observar. Espero que goste dos últimos dois livros!

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nat!

      Totalmente! Eu fiquei boba e muito surpresa por gostar mais do segundo do que do primeiro, hehe.

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir
  8. Eu tenho muita vontade de ler algo da PP. E tenho mais vontade a inda de começar por essa série. Só tinha lido resenhas o idolatrando e vc foi a primeira a dizer que o primeiro era bobinho rs Mas agora com essa segunda resenha, me sinto mais segura em arriscar a leitura. Sempre leio que o autor fica mais confiante no segundo livro pois sabe o que os fãs gostaram e não gostaram no primeiro e na sequência fazem o possível para melhorá-lo aos olhos de seus leitores. Talvez tenha sido isso que a PP fez. Estou louca para ler esse livro.

    Ps: Sim, sou leitora nova no blog e estou seguindo :3

    Beijos,
    Larissa

    - Vitamina de Pimenta -

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa!

      Fico feliz que tenha gostado! ♥

      Pode apostar nele, é um livro que vale muito a pena. Já estou doidinha para ler o terceiro e conferir como a Paula Pimenta vai se sair.

      Beijão!

      Natalia Leal

      Excluir
  9. Estou louca para ler os livros dessa série...
    quando fui comprá-los na livraria da minha cidade estava faltando os primeiros exemplares,
    qualquer dia desses volto la para comprar os meus exemplares.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Delmara!

      Compra pela internet mesmo, foi o que eu fiz! Ainda consegui um desconto que reduziu os preços pela metade, hahaha.

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir
  10. Sempre leio maravilhas a respeito desta série, uma pena que ainda não li. O bom é ver que a autora soube fazer uma sequência que valesse a pena.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rose!

      Pois leia, vale muuuuuuito a pena! É uma leitura rapidinha e vai te fazer suspirar diversas vezes <3

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir