19/03/2014

[Resenha] O Segredo de Ella e Micha



Autor: Jessica Sorensen

Editora: Geração Editorial

Páginas: 264

Preço: 20,93 na Submarino

Velocidade da leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2013











Sinopse: Este livro que você vai ler agora arrancou suspiros de uma legião de leitores americanos, entusiasmados com a escrita provocante de Jéssica Sorensen. O segredo de Ella e Micha trata do romance entre dois jovens, mas não é só isso. Os protagonistas vão tecendo, em primeira pessoa, uma trama complexa e ao mesmo tempo simples, que envolve temas delicados como dramas familiares, traumas psicológicos, medo do futuro e da morte, com naturalidade e sinceridade. Eis o que torna o livro tão comovente: sua realidade. Em qualquer lugar do mundo, cada jovem têm um pouco destes dois heróis paradoxalmente frágeis com seus traumas, mas fortes para enfrentar a dura realidade da existência e superar seus conflitos mais difíceis. Respire fundo, prepare-se para acompanhar uma história de amor com pitadas generosas de sensualidade e adrenalina.


Lançamento recebido em parceria com a Geração Editorial, O Segredo de Ella e Micha foi um livro que fiquei feliz em receber, por ter lido comentários positivos sobre a obra e sua autora. Assim que ele chegou em casa, me programei para começar sua leitura assim que tivesse terminado o livro que estava lendo no momento e assim fiz.

Quando o livro chegou, fiquei maravilhada com sua capa e diagramação, que apesar de serem bem simples, são lindas. Só não gostei que durante a leitura, Ella é descrita como uma personagem de cabelos cacheados, detalhe que não é demonstrado na capa. A tipografia providenciada pela editora ficou muito agradável aos olhos, bem como a diagramação interna da obra. A revisão e tradução também não deixou a desejar, facilitando a fluência da leitura. Em suma, o trabalho editorial ficou dez!

Ella Daniels é uma garota cercada por um passado obscuro. Tentando fugir de suas piores lembranças e de sua condição de vida original, ela abandona sua cidade para começar uma faculdade em Las Vegas e se torna outra pessoa totalmente diferente do que é, com o objetivo de esquecer as coisas pelas quais passou nos últimos oito meses.

Acontece que junto com essas lembranças obscuras, está Micha, um jovem por quem ela é apaixonada desde pequena, mas se recusa a admitir. É quando as férias de verão começam e lhe surge a opção de voltar para casa na companhia de Lila, sua amiga, é que Ella começa a temer que Micha seja, além de uma paixão inconveniente, a memória do dia mais traumatizante de sua vida.

A narrativa de Jessica Sorensen é fácil de se acompanhar e descritiva na medida certa do começo, ao fim do livro. Os capítulos são curtos e intercalados entra a visão ora de Ella, ora de Micha, sendo transmitidos ao leitor em primeira pessoa. Talvez seja por conta disso que eu terminei a leitura rapidamente, pois sendo sincera, não gostei do modo com que a autora resolveu conduzir seu enredo. O problema na condução de Jessica em si, foi que ela possuía tudo em suas mãos: personagens interessantes donos de histórias instigantes, um subconflito atraente e a promessa de um romance capaz de arrepiar o leitor e prendê-lo até a última linha da página final. Mas não foi o que aconteceu.

De certa maneira, o rumo escolhido pela autora foi o pior possível e a história terminou não me cativando tanto, pelos personagens terem agido de maneira fraca e não muito convincente, como por exemplo, Ella, que conserva dentro de si uma personalidade rebelde e desaforada, se mostrou muito hesitante e até mesmo ingênua em alguns momentos. Para uma garota aparentemente tão ousada e exibida, algumas de suas atitudes durante as cenas chegam a ser inverossímeis.

Outro fator que me desapontou demais foi o foco ser mais direcionado ao romance do que aos temas que poderiam ter sido mais explorados pela autora e... Não foram. Eu não entendo como em uma abordagem contendo suicídio, problemas com alcoolismo, a perda de um ente querido e mais a bipolaridade, o romance (clichê, ainda por cima) pode prevalecer. Nesse caso, ficou evidente o erro na dosagem temática da autora, o que me deixou bem chateada.

Nem mesmo Micha me impressionou. Típico mocinho desejado e (por que não?) um tanto carente, ele segue o padrão da maioria de personagens do New Adult, como aquele carinha bad boy que só dá atenção para a única garota, entre muitas, que não está aos seus pés. Eu acredito que todo clichê pode ser bom, se bem contado, mas nesse caso vocês já devem ter percebido que não rolou de jeito nenhum.

Por outro lado, as cenas de racha presentes na narrativa me deixaram encantada. Gostei muito da adrenalina e de toda aquela coisa no estilo Velozes & Furiosos, ainda que tenham sido um tanto curtas. Ainda assim, esse não é um livro que eu recomende ou indique para alguém, já que eu não gostei como esperava e tive minhas expectativas frustradas.


4 comentários:

Comentários
4 Comentários
  1. Oi Natalia!
    Gostei muito da sua resenha, me ajudou bastante a manter os pés no chão, considerando que pretendo ler esse livro.
    Assim como você, não me importo com clichês, contanto que sejam bem abordados. E é complicado mesmo quando o autor enche o livro com temas polêmicos, mas os trata de forma superficial. :(
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Prih!

      Que bom que não tenha te desestimulado, pois acredito que cada um deva formar suas próprias conclusões acerca de tudo.

      Pois é, fiquei bem triste, pois ela podia ter sido mais feliz em seu desenvolvimento.

      Beijão!

      Natalia Leal

      Excluir
  2. OI ;)
    Gostei da resenha e é uma das únicas que vejo que não está aplaudindo ao livro hahaha
    Tenho muita vontade de ler e expectativa, espero não me decepcionar hahaha.,

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/03/resenha-zon-o-rei-do-nada-andrei-simoes.html
    Comente ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Catharina!

      Fico feliz que tenha gostado! Eu já percebi que não sou muito chegada a New Adults, mas esse realmente ficou em falta comigo \:

      Espero que a sua experiência seja boa \o/

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir